11 dicas para atrair talentos nas redes sociais

14 de julho de 2016
Erica Carneiro

Uma empresa que deseja ter bom posicionamento de mercado entre seus clientes, sejam estes internos ou externos, precisa marcar presença nas redes sociais. Para alguns estrategistas de marketing, nem sempre uma página no Facebook é necessária, para eles, é algo a ser analisado e que dependerá do perfil de cada corporação. Porém, já parou para pensar que as redes sociais também podem trabalhar a favor do RH de uma organização?

Ora, por meio delas é possível apresentar a empresa, seu dia a dia e como é trabalhar nela, gerando o interesse de talentos que nem sempre estão em busca de recolocação profissional. Alcance o profissional ideal com essas simples dicas de gerenciamento de redes sociais.

LinkedIn:

Sem dúvida é a plataforma número quando o assunto é busca profissional, seja para encontrar talentos ou mesmo um emprego. Vejamos como transformar o LinkedIn num grande atrativo de talentos:

  1. Crie uma company page para que os usuários possam encontrar sua empresa e interagir com ela;
  2. Poste fotos da empresa, de seu dia a dia, além de conteúdo relevante que atraia bons candidatos e agregue valor;
  3. Incentive seus funcionários a curtirem e compartilharem os posts da empresa para que atinjam mais pessoas;
  4. Encoraje seus colaboradores a terem um perfil atualizado e bem estruturado na plataforma. Recomende que eles recomendem seus colegas de trabalho por seus conhecimentos.
  5. Poste vagas e conteúdo interessante e relevante.

Uma página atrativa no LinkedIn pode fazer grande diferença na hora de atrair bons candidatos, pois gera confiança e agrega valor à marca e à empresa, aumentando seu posicionamento e share of mind entre os candidatos.

Facebook

Apesar de polêmica, a plataforma é o meio mais simples de atrair talentos. Há até mesmo empresas que possuem um perfil apenas para falar sobre seu dia a dia para candidatos, como é o caso da Booking.com. Muitos usuários do LinkedIn, já estão no mercado, enquanto no Facebook você consegue entrar em contato com uma quantidade enorme de pessoas.

  1. Crie uma página para sua empresa;
  2. Divulgue vagas, novidades e conteúdo interessante que atraia candidatos qualificados;
  3. Como no exemplo da Booking.com, você pode criar uma página voltada apenas para o dia a dia da empresa.

Twitter e Instagram

Apesar de pouco exploradas no universo corporativo, esses dois canais têm forte poder de divulgação, pois costumam se tornar referência em outras redes sociais. Faça com que seus colaboradores mostrem todo o orgulho que têm de seu local de trabalho, invista em ações e eventos que gerem momentos especiais e fotos que serão compartilhadas nas redes sociais. Já vimos como essas motivações têm força no Kenoby Talks por meio do case Alelo, citado por Soraya Bahde.

  1. Compartilhe posts sobre eventos em sua empresa e artigos interessantes sobre seu segmento de mercado a fim de atrair candidatos que estejam adequados ao perfil de sua empresa;
  2. Poste fotos dos colaboradores em seu dia a dia de trabalho e incentive-os a fazer o mesmo compartilhar esses momentos;
  3. Use hashtags que sejam relevantes para o seu segmento e crie uma comunicação uniforme e bem posicionada.

Ficou em dúvida? Parece muita coisa? Bem, então temos mais duas dicas de bônus:

  1. Se sua empresa não tem relevância nas redes sociais, comece a investir, pois terá um logo caminho pela frente;
  2. A Kenoby pode te ajudar com a parte de vagas e diminuir seus trabalho nas redes sociais, afinal de contas, um de nossos negócios é organizar suas vagas e distribuí-las entre os diferentes portais de recrutamento, dentre eles o LinkedIn

Para arrematar de vez sua presença nas redes sociais, confira nossa planilha de busca avançada para o LinkedIn.

Baixar Planilha

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como a responsabilidade social ajuda no recrutamento

Como atrair talentos pela responsabilidade social Independente do contexto econômico, toda empresa busca os melhores candidatos para preencher suas posições. Quando olhamos para o preenchimento de posições que demandam conhecimentos específicos,  continue lendo »

Site de empregos: como escolher o melhor portal para divulgar a sua vaga

Atualmente, o grande desafio das empresas é encontrar o profissional ideal para ocupar uma função disponível em seu ambiente interno. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso anunciar as vagas  continue lendo »

Conheça os canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para o preenchimento de vagas em aberto na empresa. No entanto, encontrar pessoas com o  continue lendo »

Linkedin vagas: conheça as melhores práticas para divulgar nessa rede

O LinkedIn oferece a possibilidade para que empresas anunciem suas vagas disponíveis e, assim, contratem os melhores colaboradores para sua organização. Mas, afinal, como utilizar essa ferramenta de forma eficaz?  continue lendo »

Desafios de recrutamento: onde estão meus candidatos?

Recrutar candidatos hoje parece um desafio maior que no passado, aparenta faltar bons candidatos no mercado, onde eles estão?  Algumas forças podem explicar a atual escassez por talentos: nos últimos anos,  continue lendo »