2º Kenoby Talks: saiba tudo o que aconteceu no evento!

28 de novembro de 2017
Kenoby

No dia 23 de novembro de 2017, aconteceu o maior evento de inovação em recrutamento e seleção do país.
Reunindo diversos profissionais das mais diversas experiências e mais diferentes perfis, o 2º Kenoby Talks promoveu muito aprendizado, networking e reflexão para as mais de 420 pessoas que compareceram ao evento.

Como tivemos muito conteúdo bacana, decidimos compartilhar um breve resumo de tudo o que aconteceu lá na Amcham!

Abertura (Marcel Lotufo)

O 2º Kenoby Talks começou com tudo. Após um vídeo de abertura que levou a expectativa de todos os participantes nas alturas, Marcel Lotufo, CEO e Co-fundador da Kenoby, subiu ao palco para dar as boas-vindas e abrir, brilhantemente, um evento que traria muita inovação, conhecimento e networking aos que ali estavam.

Marcel fez bonito ao falar, não somente da ferramenta e tentar vender seu produto, mas de como a área de Recursos Humanos nas empresas não serão mais do jeito que conhecemos.

Trazendo exemplos práticos de outras áreas que já passaram pela mesma transformação, de operacional para estratégico, o CEO da Kenoby ilustrou como a tecnologia influenciou as áreas de Marketing e Vendas a se tornarem muito mais produtivas e eficientes. Além disso, Marcel também trouxe à tona como o setor de Recrutamento e Seleção será impactado, apontando as mudanças que ocorrerão.

Employer Branding (Luciana Caletti)

A primeira palestra após a abertura trouxe muita experiência e conhecimento no assunto abordado. Com bagagem internacional, Luciana Caletti, CEO e Co-fundadora da Love Mondays, apresentou excelentes dicas e maneiras de promover a marca empregadora de uma empresa.

Com o foco na reputação das marcas, Luciana ilustrou diversos motivos para se investir em uma estratégia de marca empregadora, além de ressaltar os principais aspectos que constituem a boa imagem de uma empresa perante ao mercado.

Sempre bem didática, a CEO dividiu a estratégia em três etapas:

  • Diferenciar
  • Divulgar
  • Medir

E destrinchou esses aspectos de maneira que os que ali estavam saíssem preparados para melhorar algo em suas empresas.

Design Thinking no RH (Nicholas Reise)

Após a ótima palestra da Luciana, subiu ao palco Nicholas Reise, CEO e Co-fundador da Xerpa.
Com muito bom humor e simpatia, Nick captou a atenção do público durante todo o tempo.

Nick trouxe em sua palestra o tema Design Sprint, uma ferramenta muito boa, que vem sendo cada vez mais parte do dia-a-dia de algumas empresas.

Desenvolvida pelo Google, esse método auxilia na identificação e solução de problemas.

Além de explicar o funcionamento da metodologia, Nick mostrou um case real que a Xerpa desenvolveu junto à Kenoby de utilização do Design Sprint junto a outras grandes empresas, como Nubank, por exemplo. Além disso, falou sobre os diversos benefícios da utilização dessa ferramenta, como união da equipe e mais rapidez na solução dos problemas.

No mais, o CEO da Xerpa trouxe para a discussão o fato de muitas boas ideias não serem aproveitadas dentro das empresas simplesmente pela maneira que elas são transmitidas ou divulgadas..

Como estruturar a área de TA (Carolina Coelho)

A quarta palestra do dia foi da Carolina Coelho, Gerente de Talent Acquisition da Serasa Experian.

Trazendo o seu conteúdo em uma apresentação muito leve e divertida, Carol abordou passo a passo de como estruturar a área de Atração de Candidatos dentro de uma empresa.

A Gerente evidenciou a importância do time para o alcance do sucesso, além de focar bastante no conceito de marca empregadora e na experiência do candidato.

Além disso, Carol levantou a importância do papel da tecnologia nesse momento e encerrou assim, a primeira metade do evento.

Testes online de triagem (Carolina Saffer)

Com experiência em grandes empresas, Carol Saffer trouxe para discussão como os testes online de triagem ajudaram ela a conseguir resultados tão expressivos como saving de R$60mil e redução do tempo do processo de recrutamento e seleção em 50%.

A Gerente de Aquisição de Talentos da Evino explicou os desafios que a levaram a buscar essa solução, além de explicar os passos que seguiu para implementar o sistema de testes na sua empresa.

Carol conta que dividiu seu planejamento em três fases: primeiro, ela engajou o seu time, de maneira que todos ficassem alinhados em relação ao novo modelo de triagem que seria adotado a partir de então; depois ela definiu e construiu os tipos de testes a serem utilizados e aplicados; e então, definiu a nota de corte para esses testes a partir dos pré-requisitos de cada vaga da companhia.

O futuro do trabalho (João Olivério)

Com muitos anos de experiência, foi a vez de João Olivério, Diretor Sênior de Vendas da Indeed, de explanar sobre como a tecnologia vem influenciando a história do mundo, de maneira a estar presente em todos os grandes acontecimentos nos últimos 200 anos.

João utiliza diversos dados para ilustrar a sua posição e evidenciar uma mudança, já perceptível no mercado, em relação à presença, cada vez maior da tecnologia, no dia-a-dia das empresas. Além disso, ele antecipa 6 tendências que acontecerão nos próximos anos. São elas:

  • Todas as empresas estão se tornando empresas de tecnologia;
  • O software especializado está levando a uma força de trabalho altamente especializada;
  • A bifurcação do mercado de trabalho com base em habilidades;
  • A alternativa de trabalho flexível está se tornando cada vez mais popular;
  • O trabalho é um ativo nacional que está cada vez mais em busca de mobilidade;
  • A internet está mudando a maneira com que as pessoas buscam por empregos.

O que pensam os candidatos (Alexandre Ullmann)

De forma muito clara e leve, o Diretor de Recursos Humanos do LinkedIn trouxe dados que ilustram o outro lado do balcão. Ou seja, como pensam os candidatos. O que eles sentem; o que eles fazem após um contato; como se comportam em determinadas situações; entre muitas outras situações.

Através de informações captadas em diversas fontes, Alexandre promove uma reflexão por parte dos profissionais de Recrutamento e Seleção, a partir do momento em que evidencia, através de números, a importância que os candidatos dão a pequenas coisas, como receber um feedback ou alinhar os próximos passos do processo, por exemplo.

Inteligência Artificial (David Dias)

A Inteligência Artificial mais famosa do mundo também marcou presença no 2º Kenoby Talks.
Em uma palestra dinâmica e com bastante conteúdo, David Dias, ilustrou, através de vídeos e cases, algumas das possíveis aplicações da IA pelo mundo.

Watson impressionou o público com a sua capacidade, tendo sido, inclusive, testado na hora.

Mais uma vez, a Kenoby se fez presente nessa palestra, uma vez que firmou parceria com a IBM, trazendo o módulo personality insights do Watson para dentro de sua plataforma, promovendo, cada vez mais, a Inteligência por trás de cada uma das vagas abertas por seus clientes.

Cultura organizacional (Francisco Mello)

Com a responsabilidade de encerrar o 2º Kenoby Talks, Francisco Mello, o Kiko, fundador e CEO da Qulture.Rocks, fechou com chave de ouro o maior evento de inovação em recrutamento e seleção do Brasil.

Com muito conteúdo relevante e certo toque de humor, Kiko seguiu a sua palestra com o objetivo de apresentar uma nova visão de cultura organizacional e qual a importância desse assunto dentro das empresas.

O CEO de Qulture.Rocks trouxe diversos exemplos de grandes empresas conhecidas, como Google e Facebook, para ilustrar como diversos aspectos da cultura organizacional podem ser importantes, de maneira que faça seus colaboradores vestirem a camisa e efetivamente performarem mais e melhor.


Enfim, o 2º Kenoby Talks foi um sucesso! Estamos muito contentes com o resultado, e os feedbacks recebidos não poderiam ser melhores.

Os preparativos para a 3ª edição já começaram e, com toda a certeza, vamos trabalhar muito para que ele supere o evento desse ano. Esperamos que você faça parte dele!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Certificação em Recrutamento e Seleção: Curso Online Grátis

Não há dúvidas que o R&S está passando por um momento de ascensão muito importante. A inclusão da tecnologia na realidade dos recrutadores está transformando a forma de contratar os  continue lendo »

Palestra: O futuro do Recrutamento, por Marcel Lotufo, no Kenoby Talks

E o Kenoby Talks foi um sucesso! Depois de muito ponderar sobre como compartilhar com vocês tudo o que rolou no Kenoby Talks – afinal de contas, foram muitas novidades -,  continue lendo »

Kenoby Talks 2016 – O que rolou

Kenoby Talks – Painel Trazendo o que há de mais inovador no ramo de recrutamento e seleção, o Painel do Kenoby Talks apresentou debates e discussões entre os profissionais de  continue lendo »

Kenoby Talks – Um evento especial para recrutadores

Quem nos conhece sabe que, na Kenoby, estamos direcionados a buscar sempre novas soluções para a área de Recrutamento e Seleção. Uma nova era se aproxima, com novas tecnologias, métodos  continue lendo »