3 dicas para encontrar profissionais qualificados no mercado

22 de outubro de 2016
Kenoby

Podemos utilizar a velha metáfora da agulha do palheiro para ilustrar a dificuldade que algumas empresas tem em encontrar profissionais qualificados. Se, por um lado, a popularização da internet permitiu que os recrutadores tenham mais possibilidades ao procurar um profissional, em contrapartida, a tarefa de selecionar aqueles que realmente são talentosos tornou-se também mais difícil.

Ter bons profissionais na equipe pode fazer toda a diferença para que a empresa alcance os resultados planejados. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de contratar colaboradores. A melhor opção é garantir que os profissionais a serem contratados se ajustam à cultura da empresa e à vaga em questão.

Sabendo disso, fizemos esse post com 3 dicas para que sua empresa consiga encontrar profissionais qualificados no mercado. Confira!

Busque competências, não experiências

Como assim não devo observar as experiências dos candidatos?

Vamos com calma! O que queremos dizer é que, muitas vezes, existem profissionais disponíveis no mercado que são compatíveis com a vaga em questão e com a empresa, mas que não têm todas as experiências exigidas.

Uma boa opção é construir um perfil para vaga. Ao fazer isso, tente responder a perguntas como estas:

  • Qual é o perfil comportamental que o profissional precisar ter para ocupar a vaga?
  • Quais são as competências técnicas que ele precisa, indispensavelmente, ter desenvolvidas já no momento da contratação?
  • Quais delas eles pode desenvolver depois de contratado?

Construir um perfil para cada vaga e basear-se nele ao procurar candidatos pode ajudar você a encontrar profissionais qualificados, que mesmo que apresentem alguma necessidade de treinamento técnico, terão valores altamente compatíveis com a cultura organizacional da sua empresa.

kenoby-cta-materiais-atrac%cc%a7a%cc%83o

Peça ajuda à tecnologia

A popularização do acesso à internet contribuiu para que mais profissionais pudessem “colocar a cara na tela”, de forma que suas informações pessoais e profissionais agora estão disponíveis a todos os possíveis interessados. Redes sociais específicas para relacionamento profissional, como o LinkedIn, têm crescido bastante nos últimos anos.

Além das redes sociais, plataformas e aplicativos específicos utilizados para fins de recrutamento também se apresentam como uma alternativa altamente viável.

No cenário competitivo em que vivemos, com profissionais cada vez mais versáteis e que têm novas responsabilidades agregadas à sua rotina de trabalho constantemente, tempo é dinheiro.

Para ajudar esses recrutadores a não comprometer a qualidade do processo seletivo por causa das outras atividades de sua rotina, essas plataformas e aplicativos fazem todo o trabalho de análise e comparação dos perfis, avaliando a compatibilidade de cada um deles com os valores e a cultura da organização, garantindo candidatos mais qualificados para a vaga em questão.

Não avalie apenas conhecimento: atitude também conta

A melhor formação, as melhores certificações e as melhores notas no histórico escolar não são, necessariamente, indicativos da qualidade de um profissional.

Em um mundo em que o conhecimento está cada vez mais acessível, é preciso ter outros parâmetros para guiarem a análise de um currículo.

É certo que existem diversas instituições com uma boa reputação construída ao longo de anos. A probabilidade de que pessoas que passaram por tais instituições se tornem bons profissionais é grande, mas, para todos os casos, as exceções existem.

No momento de escolher o profissional mais qualificado, tenha o cuidado de não observar apenas a “capa do livro”. Analise o profissional por completo. Busque informações sobre as contribuições dele em outras empresas. Questione-o sobre as experiências que ele considera mais valiosas para seu desenvolvimento, como profissional e também como ser humano.

Conhecimento, por si só, não é garantia de boa performance. É preciso que o profissional tenha a postura e a determinação necessárias para transformar o conhecimento em resultados para a empresa.

Sua empresa tem tido dificuldade para encontrar profissionais qualificados? Você conhece algum colega que tenha enfrentado ou esteja enfrentando um cenário semelhante? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas da sua rede de contatos que estão em busca de bons profissionais!

Continue lendo:

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos  continue lendo »

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a sua organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à  continue lendo »

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

  MATERIAIS GRATUITOS

Posts mais lidos

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafi...

5 dicas de como responder um e-mail de recebimento de currículo

5 dicas de como responder um e-mail de recebimento de currículo

Com o avanço da tecnologia, grande parte das pessoas adotou o e-mail como a...

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Muito se fala sobre entrevista estruturada, mas poucos sabem realmente do q...

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção ...

Headcount: o que é, como calcular e como utilizar esse indicador...

Headcount: o que é, como calcular e como utilizar esse indicador no rh

Realizar um trabalho eficaz e estratégico em Recursos Humanos inclui entend...

Integração na empresa: a importância no trabalho dos funcionários...

Integração na empresa: a importância no trabalho dos funcionários

A integração na empresa é um processo realizado pelas empresas para inserir...

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

Mensurar os resultados da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso e...