3 dicas para encontrar profissionais qualificados no mercado

28 de junho de 2017
Kenoby

Podemos utilizar a velha metáfora da agulha do palheiro para ilustrar a dificuldade que algumas empresas tem em encontrar profissionais qualificados. Se, por um lado, a popularização da internet permitiu que os recrutadores tenham mais possibilidades ao procurar um profissional, em contrapartida, a tarefa de selecionar aqueles que realmente são talentosos tornou-se também mais difícil.

Ter bons profissionais na equipe pode fazer toda a diferença para que a empresa alcance os resultados planejados. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de contratar colaboradores. A melhor opção é garantir que os profissionais a serem contratados se ajustam à cultura da empresa e à vaga em questão.

Sabendo disso, fizemos esse post com 3 dicas para que sua empresa consiga encontrar profissionais qualificados no mercado. Confira!

Busque competências, não experiências

Como assim não devo observar as experiências dos candidatos?

Vamos com calma! O que queremos dizer é que, muitas vezes, existem profissionais disponíveis no mercado que são compatíveis com a vaga em questão e com a empresa, mas que não têm todas as experiências exigidas.

Uma boa opção é construir um perfil para vaga. Ao fazer isso, tente responder a perguntas como estas:

  • Qual é o perfil comportamental que o profissional precisar ter para ocupar a vaga?
  • Quais são as competências técnicas que ele precisa, indispensavelmente, ter desenvolvidas já no momento da contratação?
  • Quais delas eles pode desenvolver depois de contratado?

Construir um perfil para cada vaga e basear-se nele ao procurar candidatos pode ajudar você a encontrar profissionais qualificados, que mesmo que apresentem alguma necessidade de treinamento técnico, terão valores altamente compatíveis com a cultura organizacional da sua empresa.

kenoby-cta-materiais-atrac%cc%a7a%cc%83o

Peça ajuda à tecnologia

A popularização do acesso à internet contribuiu para que mais profissionais pudessem “colocar a cara na tela”, de forma que suas informações pessoais e profissionais agora estão disponíveis a todos os possíveis interessados. Redes sociais específicas para relacionamento profissional, como o LinkedIn, têm crescido bastante nos últimos anos.

Além das redes sociais, plataformas e aplicativos específicos utilizados para fins de recrutamento também se apresentam como uma alternativa altamente viável.

No cenário competitivo em que vivemos, com profissionais cada vez mais versáteis e que têm novas responsabilidades agregadas à sua rotina de trabalho constantemente, tempo é dinheiro.

Para ajudar esses recrutadores a não comprometer a qualidade do processo seletivo por causa das outras atividades de sua rotina, essas plataformas e aplicativos fazem todo o trabalho de análise e comparação dos perfis, avaliando a compatibilidade de cada um deles com os valores e a cultura da organização, garantindo candidatos mais qualificados para a vaga em questão.

Não avalie apenas conhecimento: atitude também conta

A melhor formação, as melhores certificações e as melhores notas no histórico escolar não são, necessariamente, indicativos da qualidade de um profissional.

Em um mundo em que o conhecimento está cada vez mais acessível, é preciso ter outros parâmetros para guiarem a análise de um currículo.

É certo que existem diversas instituições com uma boa reputação construída ao longo de anos. A probabilidade de que pessoas que passaram por tais instituições se tornem bons profissionais é grande, mas, para todos os casos, as exceções existem.

No momento de escolher o profissional mais qualificado, tenha o cuidado de não observar apenas a “capa do livro”. Analise o profissional por completo. Busque informações sobre as contribuições dele em outras empresas. Questione-o sobre as experiências que ele considera mais valiosas para seu desenvolvimento, como profissional e também como ser humano.

Conhecimento, por si só, não é garantia de boa performance. É preciso que o profissional tenha a postura e a determinação necessárias para transformar o conhecimento em resultados para a empresa.

Sua empresa tem tido dificuldade para encontrar profissionais qualificados? Você conhece algum colega que tenha enfrentado ou esteja enfrentando um cenário semelhante? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas da sua rede de contatos que estão em busca de bons profissionais!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Semana do Recrutamento e Seleção terá 5 dias de palestras gratuitas para a área
Semana do Recrutamento e Seleção terá 5 dias de palestras gratuitas para a área

Entre os dias 06 e 10 de maio, acontecerá a Semana do Recrutamento e seleção. Para fomentar uma área cada vez mais estratégica, a Kenoby, startup que atua no modelo  continue lendo »

Software de recrutamento e seleção: Descubra como escolher
Software de recrutamento e seleção: Descubra como escolher

À medida que o espaço dos softwares de recrutamento no mundo dos negócios se torna cada vez mais amplo e competitivo, a variedade de opções cresce. Nesse sentido, como você  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas
Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Neste artigo sobre Recrutamento e Seleção, traremos tudo o que você precisa saber para implementar um processo de R&S de Resultado na sua empresa. Na primeira parte, você irá aprender os  continue lendo »

Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona
Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona

O RH tem passado por uma grande transformação digital. É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores. Um ótimo exemplo é o recrutamento online, que  continue lendo »

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?
Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar a gamificação no recrutamento e seleção de talentos é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais  continue lendo »

Startup lança plataforma de conteúdo gratuito para profissionais de RH
Startup lança plataforma de conteúdo gratuito para profissionais de RH

Organizado em séries, os vídeos poderão ser acessados de forma remota, e traz os principais temas da atualidade São Paulo, outubro de 2018 – Para munir a área de Recursos  continue lendo »