Como responder um e-mail de recebimento de currículo

7 de fevereiro de 2017
Kenoby

Com o avanço da tecnologia, grande parte das pessoas adotou o e-mail como a principal forma de envio de currículos. E você, como vem tratando seus candidatos? Já parou para pensar em como responder um e-mail é essencial para transparecer uma boa imagem de sua empresa?

Dar uma resposta demonstra interesse e atenção. Além disso, para colaborar com o mercado e ajudar a capacitar pessoas, ainda que indiretamente, é muito importante dar feedbacks a seus candidatos.

Pensando nisso, seguem, abaixo, 5 dicas de como elaborar um eficiente e-mail de recebimento de currículos.

1. Avise que recebeu o currículo

No geral, a ansiedade domina os candidatos. Para eles, é importante saber que seu currículo chegou às suas mãos. Pode ser que ele ligue para você ou mande vários e-mails, somente para confirmar o recebimento.

Imagine o tempo que você perderia lendo esses e-mails ou atendendo ligações de todo mundo que lhe enviou currículo? Por isso, envie um feedback de recebimento; além de otimizar o seu tempo, você também vai tranquilizar um pouco o candidato.

2. Não demore para dar o retorno

A espera dessa confirmação pode ser árdua, principalmente para pessoas que estão desempregadas ou insatisfeitas em seu atual emprego. Portanto, organize-se e invista alguns minutos para realizar essa tarefa.

3. Faça diferente!

A maioria das empresas envia respostas sem personalização. Porém, para ser mais estratégico, uma boa ideia é que o recrutador responda da maneira mais pessoal possível, colocando o nome do candidato, por exemplo. Além de transparecer cordialidade, essa atitude demonstra contato próximo e humanizado.

Precisa alguns exemplos? Clique na imagem abaixo para baixar o nosso e-book com templates para e-mail de feedback de candidatos:

4. Como responder um e-mail: siga uma rotina

Defina a rotina de padronização dos seus e-mails. Isso torna mais fácil a tarefa, caso você tenha que enviar vários deles. Por exemplo:

  • Comece chamando o candidato pelo nome, preferencialmente precedido de um tratamento cordial como “Caro” ou “Prezado”;
  • Agradeça o interesse dele pela empresa e por ter enviado o currículo;
  • Caso seja viável, posicione o profissional sobre possíveis processos seletivos em aberto ou mesmo sobre o quadro de profissionais estar temporariamente completo. Nesse último caso, é interessante informar que, caso futuramente exista alguma oportunidade dentro do perfil dele, será feito um novo contato;
  • Não esqueça de escrever o seu nome e cargo ao final do texto, acrescentando seus contatos. Isso demonstra que você está aberto a uma comunicação com ele, estreitando mais ainda o diálogo.

5. Automatize esta tarefa!

Os softwares de recrutamento e seleção possuem uma funcionalidade que permite automatizar o envio de feedbacks para candidatos. Através desta ferramenta, é possível incluir variáveis no corpo do e-mail como nome, vaga, fase, recrutador, etc.

Ou seja, você cria apenas 1 e-mail, que é enviado para todos os candidatos que se aplicarem a uma vaga ou passarem de fase no processo seletivo.

Quer saber mais? Clique neste link para falar com um especialista de recrutamento e seleção do Kenoby: agendar uma demonstração.

6. Revise antes de enviar

Até mesmo os mais experientes escritores cometem erros. Ainda assim, é muito constrangedor perceber erros gramaticais ou ortográficos em seus e-mails, além de problemas como excesso de informalidade. A revisão é importante porque, além de analisar sua habilidade de escrita, você melhora, a cada resposta enviada.

O feedback enviado ao candidato pode ser mais eficiente para sua rotina de recrutamento e seleção, além de ajudar com avaliações positivas da organização. Entretanto, se você não possui tempo para responder um a um, o ideal é configurar uma resposta automática, informando que o currículo foi recebido e será analisado.

Em suma, você sempre deve avaliar qual a rotina mais adequada a manter, de acordo com o dia a dia em sua empresa, levando em conta seu fluxo e intensidade de trabalho.

Agora que você já sabe melhor como responder um e-mail de recebimento de currículo, compartilhe esse artigo nas redes sociais: muitos candidatos e gestores de RH vão agradecer as dicas!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

4 bons motivos para dar feedbacks aos candidatos no processo seletivo

Todo processo de seleção tem dois agentes de busca: a empresa que procura o melhor candidato e o profissional que quer uma vaga que atenda a suas expectativas. Considerando que  continue lendo »

6 passos para fornecer feedbacks de qualidade

A falta de retorno por parte das empresas pode ser extremamente frustrante e desencorajadora para um candidato. Todos já passamos por isso e já vimos no post 4 bons motivos  continue lendo »

feedback a candidatos
Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial

Já falamos aqui, no Blog Kenoby, sobre a importância do feedback e demos dicas de como fazê-lo, mas você sabia que a cultura de feedback vai muito além disso? Por  continue lendo »