5 Dicas para turbinar sua cultura empresarial

6 de abril de 2016
Erica Carneiro

Finalmente chegamos à última parte de nosso especial sobre cultura empresarial e Total Motivation! Se você perdeu os últimos posts, não deixe de conferir nossas matérias – em ordem de publicação – Cultura empresarial e motivação laboral e De que vale a cultura empresarial?! De fato, o assunto é extenso e dá margem a diversas análises e abordagens, pensando nisso, o Blog Kenoby traz 5 dicas que irão ajudar líderes a tornar sua cultura empresarial ainda mais motivadora.

Como já vimos, a cultura empresarial é parte viva de um complexo sistema organizacional. Assim, líderes experientes podem contribuir muito para a criação e manutenção de métodos voltados para a alta performance, ensinando novos gestores e motivando-os através do Total Motivation. Porém, ainda que não tenham interesse num redesenho de processos, todos podem se beneficiar com dicas básicas do método, trazendo um clima de satisfação coletiva maior e, consequentemente, melhores resultados. Vamos lá!

5 Dicas para turbinar sua cultura empresarial

1) Realize um brainstorming semanal de, no máximo, uma hora, incentivando sua equipe a refletir sobre a organização e seu papel dentro dela. Por meio de um bate-papo informal, como num café da manhã, faça três perguntas básicas a seus funcionários – E não deixe de respondê-las também, afinal, você é um líder exemplar a ser seguido -. Pense no processo de Total Motivation e incentive-os com perguntas que abranjam os motivos positivos, como:

a) Prazer/Diversão: O que eu aprendi esta semana?;

b) Propósito: Que impactos tive nessa semana?; e

c) Potencial: O que eu quero aprender na próxima semana?

2) Explique os motivos do trabalho de sua equipe, principalmente aqueles que não são claros. É fundamental que cada colaborador entenda sua importância e a razão de suas tarefas dentro da instituição e como elas impactam em seu processo de modo geral.

Ao contrário do que possa parecer, dizer que “o chefão mandou vocês fazerem” determinada tarefa não é um bom argumento, pois baseia-se no motivo negativo da pressão emocional. Ora, as pessoas são inteligentes, e se você as contratou, também deve julgá-las dessa forma. Motivos negativos prejudicam a performance dos colaboradores, assim, ao invés de demandar sem um motivo racional, tente explicar como um novo projeto pode ajudar o cliente.

3) Pense em como você atribuiu cada função em sua equipe. Tem certeza que todos têm espaço para contribuir com ideias? Busque estudos de caso onde as pessoas sejam livres para experimentar novas soluções. No Starbucks, por exemplo, um gerente permitiu que seus colaboradores fizessem diferentes experiências no contato com clientes. Além disso, grandes empresas sempre encorajam suas equipes a trazer novas sugestões para a melhoria de seus processos.

4) Pergunte a cada um de seus funcionários se eles conseguem visualizar o impacto de seu trabalho na instituição e analise o que você poderia fazer para ajudá-los a encontrar fortes motivos positivos (ou positivos) para executar suas tarefas.

5) Por fim, pergunte a cada membro da equipe onde gostariam de estar em dois anos e apresente-lhes um plano que irá ajudá-los a alcançar todo o seu potencial e meta futura!

Bem, ninguém disse que seria fácil criar uma cultura empresarial forte, com Total Motivation e voltada para a alta performance, porém as equipes de recrutamento e seleção, recursos humanos e departamentos de gente podem utilizá-la para diversos processos de inovação! E lembre-se dos benefícios: processos de melhoria contínua implementados, funcionários satisfeitos, uma marca bem segmentada – dentro e fora da companhia -, clima organizacional excelente e, consequentemente, melhores resultados!

E, então, gostou das dicas?

Se você quiser conhecer novas práticas para manter a cultura empresarial mais atrativa e satisfatória e obter mais resultados, recomendo a leitura deste artigo aqui.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer

O mercado atual — altamente competitivo e conectado — exige que as empresas constantemente desenvolvam estratégias para se diferenciar de seus concorrentes e atrair a atenção dos consumidores, que estão cada  continue lendo »

feedback a candidatos
Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial

Já falamos aqui, no Blog Kenoby, sobre a importância do feedback e demos dicas de como fazê-lo, mas você sabia que a cultura de feedback vai muito além disso? Por  continue lendo »

De que vale a cultura empresarial?

Dando continuidade a nosso post sobre Cultura empresarial e motivação laboral, trouxemos para vocês mais novidades sobre esse universo. Se mesmo após a leitura sobre Total Motivation, você ainda tem  continue lendo »

cultura empresarial e motivação
Cultura empresarial e motivação laboral

Há muito gestores e líderes ressaltam a importância da cultura empresarial e sua relação com a motivação de seus funcionários. Considerada um fator crítico para o sucesso e bons resultados,  continue lendo »