5 formas de reduzir o tempo de fechamento de vagas

4 de dezembro de 2015
Eduarto Miyamoto

O tempo de fechamento de uma vaga está entre os principais indicadores de uma área de Recrutamento e Seleção. Reduzir o prazo para preencher uma posição significa mais produtividade, menos ociosidade e menores custos para sua empresa.

Além disso, quanto menor o tempo de contratação, mais rapidamente a empresa poderá trazer retornos com o novo colaborador. Assim, colocamos o gerenciamento deste indicador como estratégico para uma boa gestão de Pessoas.

Quanto custa um dia de atraso? Bom, pelo menos o salário da posição sendo recrutada.

Qual é o impacto do tempo de recrutamento?

  • Custo com horas extras: afinal, outras pessoas terão de fazer o trabalho enquanto a posição estiver em aberto;
  • Ociosidade dos ativos: as empresas já possuem, por exemplo, as máquinas, o espaço físico que o novo contratado irá usar. O tempo de contratação significa manter estes investimentos ociosos;
  • Perda de receita: estar com falta de pessoal significa produzir menos e atender pior e, com isso, perder oportunidades de negócio.

Como reduzir o tempo de fechamento de vagas

use o histórico de vagas

1. Utilize trabalhos anteriores

Os perfis das vagas em sua empresa tendem a sofrer poucas modificações ao longo do tempo. Dessa forma, você pode, sempre, utilizar um trabalho anterior e recontatar candidatos de processos seletivos anteriores.

Por que realizar novamente todas as fases de uma posição se você já tem uma lista de candidatos aderentes à empresa e à posição em seu histórico?

Dica: dê feedback a seus candidatos

Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin, o feedback aumenta em 4 vezes as chances de seus candidatos considerarem recandidatar-se a sua empresa, ainda que estejam em outras posições atualmente.

use banco de candidatos

2. Tenha um banco de dados organizado

Organize seu banco de currículos, marcando os candidatos dentro da matriz de competências que sua empresa utiliza, assim você poderá pesquisar rapidamente todos aqueles que preenchem as competências necessárias.

Um banco de dados funcional ainda possibilita a pesquisa por avaliações anteriores e pretensões salariais de seus candidatos.

Dica: busque ter os candidatos qualificados sempre à disposição

Hoje sua empresa possui candidatos que podem ser facilmente acessados para as vagas mais estratégicas ou as vagas com a maior probabilidade de serem abertas no futuro próximo?

Finanças, Suprimentos…, todas as áreas trabalham com a projeção de necessidades futuras. E, assim, também deve agir o recrutamento.

Inclua em sua gestão de talentos a meta de possuir um banco de potenciais colaboradores que possa rapidamente suprir as necessidades de sua empresa por pessoas capacitadas e de alta performance!

Use pesquisas no Linkedin e outros bancos de currículos para ter alguns candidatos à mão.

abertura de vagas online

3. Reduza a burocracia para a abertura das vagas

Abrir uma posição pode ser um trabalho sem fim, com idas e vindas de papéis e assinaturas. Não deixe que isso aconteça em sua empresa! Opte por um processo simples e direto.

Dica: crie um processo online de abertura de vagas

Melhore o procedimento eliminando papéis na hora de abrir uma posição. Com um processo bem desenhado e online, é possível reduzir o tempo de abertura de uma vaga para poucas horas.

duplicidade de tarefas

4. Elimine duplicidades de tarefas no recrutamento

Como regra geral, um trabalho deveria ser realizado uma única vez. No entanto, muitas vezes nos deparamos com tarefas duplicadas ou triplicadas em nosso dia a dia. Dois exemplos que costumamos encontrar em recrutamento são:

  • Publicação de vagas: se você não possui uma plataforma que se integra aos sites de vagas, cada novo canal de divulgação será um trabalho adicional para seus recrutadores. Além disso, a falta de integração duplica também as atividades de coleta de currículos, e seleção de candidatos.
  • Acompanhamento de métricas: com tantos números sendo reportados em diferentes níveis, os recrutadores muitas vezes se veem preenchendo diversas planilhas de controle.

Dica: use um sistema de gestão integrado com os sites de vagas

Um software de gestão em recrutamento elimina o preenchimento de planilhas e permite análises mais profundas de seus dados. Esse software de recrutamento e seleção, se integrado com sites de vagas, permite que você publique suas posições em todos eles, ao mesmo tempo, sem repetição de tarefas os diferentes canais de divulgação.

dash.jpg

5. Encontre os gargalos de seu processo

Por fim, identifique e elimine os pontos de gargalo em seu processo de recrutamento e seleção. Algumas perguntas que valem a pena serem feitas nessa hora são:

  • Em qual fase tem ocorrido os maiores atrasos?
  • Quais vagas estão mais atrasadas? Qual o motivo?
  • Onde estão as maiores oportunidades de melhoria?

Dica: ganhos incrementais

Quebre seu processo de recrutamento em atividades e busque melhorar 1% em cada ponto que impacta seu tempo de recrutamento. Pode parecer pouco, porém são metas atingíveis, e você verá um resultado significante quando adicionar todos os ganhos de performance.

Criar metas aparentemente inalcançáveis pode afetar a motivação de seu time e comprometer o sucesso de seu projeto. A equipe de ciclismo do Reino Unido é um exemplo interessante de como a melhoria marginal pode trazer resultados excepcionais.

“ Se você quebrar em pedaços tudo que você poderia pensar que envolve andar de bicicleta, e então melhorar em um porcento, vai conseguir um crescimento significativo quando juntar todos esses pedaços”

Sir Dave Brailsford

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Software de Recrutamento e Seleção
Otimização do tempo de processos de RH

Enquanto recrutadores, já estamos mais do que familiarizados com nosso dia a dia de trabalho: planilhas de habilidades, e-mail, plataformas de RH… O dia é curto, os candidatos são muitos  continue lendo »

Porque não utilizar Excel e e-mail na gestão de recrutamento e seleção

É quase impossível pensar em nossas vidas sem e-mails ou planilhas de Excel, não é? Contudo, essas ferramentas podem ser facas de dois gumes para a gestão de recrutamento e  continue lendo »

produtividade e recrutamento
9 ferramentas de produtividade em Recrutamento e Seleção para 2016

Ferramentas de produtividade para recrutadores A virada de ano é um bom momento para analisar seus resultados e rever seus hábitos. Também é um bom momento para analisar coisas novas que  continue lendo »

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é uma das atividade mais importante do setor de RH, na qual tem a oportunidade de encontrar e contratar os maiores talentos do mercado de trabalho. Com bons  continue lendo »

Saiba como se organizar para melhorar a produtividade no recrutamento

O departamento de RH é extremamente requisitados nas empresas. Com tantas demandas estratégicas e operacionais, é praticamente impossível que os processos não sejam prejudicados. Entre tantas coisas que envolvem a rotina profissional, muitas vezes você  continue lendo »