5 passos para você otimizar o seu processo de recrutamento e seleção

28 de setembro de 2016
Lidiana Domingues

Se você está lendo este artigo, claramente, existe a intenção de levar seu processo de Recrutamento e Seleção para um nível acima. Acertamos? Pois saiba que você está no caminho certo. Afinal, você, como profissional da área, entende a importância de atrair as pessoas certas para que a saúde da empresa continue em dia.

 

Pensando nisso, queremos dividir com você 5 passos essenciais que irão tornar o Processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa mais maduro. Confira:

 

1. Divulgue

Não espere que sua vaga chegue ao seu público-alvo sem esforço. Sair do padrão do mercado, e dar valor à esta etapa, é um sinal forte de você está no caminho para um Processo de Recrutamento e Seleção maduro. Por isso, invista em:

  • Uma página “Carreiras” no site da empresa. Nela, além da descrição da vaga, fale sobre sua cultura organizacional, benefícios e desafios que aquele ambiente irá proporcionar ao novo membro da equipe. Dedique-se à essa página e a mantenha sempre atualizada.
  • Use as redes sociais oficiais da empresa a seu favor! Espalhe a vaga em aberto pela internet o máximo que puder.

 

2. Filtre

A triagem dos seus candidatos ainda é feita através intermináveis – e nada intuitivas – planilhas de Excel? Ou, pior, de pilhas e pilhas de currículos impressos? E os resumos de perfil de cada um dos profissionais interessados na área? Ficam armazenados ou se perdem?

Ter um banco de talentos organizado é importantíssimo e  uma maneira bastante assertiva de fazer isso é ter um gerenciador, como o Kenoby.

 

3. Escolha

Na hora de escolher a pessoa ideal para fazer parte de sua equipe, busque mensurar variáveis para embasar sua decisão.

  • Desenhe um padrão para avaliar igualmente todos os candidatos;
  • Combine métodos: aplique testes de conhecimentos específicos mas suplemente com outros, como testes de cognição, por exemplo. Se possível, tenha uma plataforma única, onde você possa centralizar todas essas avaliações.
  • Tenha um roteiro de entrevistas. Dessa forma, você conseguirá abordar todos os aspectos importantes para a vaga.

 

4. Gerencie

O que você faz com os dados coletados é um forte indicador de um Processo de Recrutamento e Seleção maduro. Por exemplo, você envia um feedback aos seus superiores a respeito dos resultados da vaga? Se ainda não faz, considere incluir isso na sua rotina. Esse hábito não só promove alinhamento de expectativas com o setor que precisa do novo colaborador mas, também, valida a importância do seu trabalho. Reports ao final de cada rodada são uma boa.

Outro ponto fora da curva é dar um retorno, seja positivo ou negativo, para aqueles que se candidataram à oportunidade. Pensei nisso!

 

5. Automatize

Os quatro passos anteriores – divulgar, filtrar, escolher e gerenciar – podem parecer extremamente trabalhosos e, nós sabemos, você não tem esse tempo. Por isso, dê mais um passo em direção a um Processo de Recrutamento e Seleção maduro: automatize e otimize sua rotina. A dica de ouro aqui é: agende agora uma demonstração do Kenoby e experimente a facilidade de ter tudo organizado e sempre à mão.

Aproveite que você leu até aqui e faça um diagnóstico do seus Processos de Recrutamento e Seleção. O resultado sai na hora.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar games no recrutamento é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais jogos vão de avaliações de  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais  continue lendo »

5 empresas que foram criativas na hora de recrutar

Com tantas tarefas rotineiras ocupando boa parte do tempo de seus recrutadores, muitas empresas perdem talentos por não conseguirem se comunicar efetivamete com o seu público. A realidade em muitos departamentos  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »