5 passos para você otimizar o seu processo de recrutamento e seleção

28 de setembro de 2016
Lidiana Domingues

Se você está lendo este artigo, claramente, existe a intenção de levar seu processo de Recrutamento e Seleção para um nível acima. Acertamos? Pois saiba que você está no caminho certo. Afinal, você, como profissional da área, entende a importância de atrair as pessoas certas para que a saúde da empresa continue em dia.

 

Pensando nisso, queremos dividir com você 5 passos essenciais que irão tornar o Processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa mais maduro. Confira:

 

1. Divulgue

Não espere que sua vaga chegue ao seu público-alvo sem esforço. Sair do padrão do mercado, e dar valor à esta etapa, é um sinal forte de você está no caminho para um Processo de Recrutamento e Seleção maduro. Por isso, invista em:

  • Uma página “Carreiras” no site da empresa. Nela, além da descrição da vaga, fale sobre sua cultura organizacional, benefícios e desafios que aquele ambiente irá proporcionar ao novo membro da equipe. Dedique-se à essa página e a mantenha sempre atualizada.
  • Use as redes sociais oficiais da empresa a seu favor! Espalhe a vaga em aberto pela internet o máximo que puder.

 

2. Filtre

A triagem dos seus candidatos ainda é feita através intermináveis – e nada intuitivas – planilhas de Excel? Ou, pior, de pilhas e pilhas de currículos impressos? E os resumos de perfil de cada um dos profissionais interessados na área? Ficam armazenados ou se perdem?

Ter um banco de talentos organizado é importantíssimo e  uma maneira bastante assertiva de fazer isso é ter um gerenciador, como o Kenoby.

 

3. Escolha

Na hora de escolher a pessoa ideal para fazer parte de sua equipe, busque mensurar variáveis para embasar sua decisão.

  • Desenhe um padrão para avaliar igualmente todos os candidatos;
  • Combine métodos: aplique testes de conhecimentos específicos mas suplemente com outros, como testes de cognição, por exemplo. Se possível, tenha uma plataforma única, onde você possa centralizar todas essas avaliações.
  • Tenha um roteiro de entrevistas. Dessa forma, você conseguirá abordar todos os aspectos importantes para a vaga.

 

4. Gerencie

O que você faz com os dados coletados é um forte indicador de um Processo de Recrutamento e Seleção maduro. Por exemplo, você envia um feedback aos seus superiores a respeito dos resultados da vaga? Se ainda não faz, considere incluir isso na sua rotina. Esse hábito não só promove alinhamento de expectativas com o setor que precisa do novo colaborador mas, também, valida a importância do seu trabalho. Reports ao final de cada rodada são uma boa.

Outro ponto fora da curva é dar um retorno, seja positivo ou negativo, para aqueles que se candidataram à oportunidade. Pensei nisso!

 

5. Automatize

Os quatro passos anteriores – divulgar, filtrar, escolher e gerenciar – podem parecer extremamente trabalhosos e, nós sabemos, você não tem esse tempo. Por isso, dê mais um passo em direção a um Processo de Recrutamento e Seleção maduro: automatize e otimize sua rotina. A dica de ouro aqui é: agende agora uma demonstração do Kenoby e experimente a facilidade de ter tudo organizado e sempre à mão.

Aproveite que você leu até aqui e faça um diagnóstico do seus Processos de Recrutamento e Seleção. O resultado sai na hora.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

2º Kenoby Talks: como os expositores contribuirão para o seu recrutamento

A edição deste ano contará com 6 parceiros, que marcarão presença nos estandes do evento, trazendo muitas novidades e oportunidades de negócios. Muito além de apenas um evento de Recrutamento  continue lendo »

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Confira os 10 perfis de TI mais procurados

A revolução causada pelas novas tecnologias, em especial nos últimos cinco anos, catapultou os profissionais das áreas de desenvolvimento e software a um outro patamar e, ao mesmo tempo, deixou  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas  continue lendo »