7 inovações em recrutamento e seleção de pessoas dos últimos tempos

3 de maio de 2017
Kenoby

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é o momento no qual deve-se garantir que a empresa tenha profissionais qualificados, produtivos e engajados.

Atualmente, as estratégias de RH têm mudado, graças aos avanços tecnológicos e inovações nos processos do setor.

É importante atentar para as novas tendências para se adaptar a elas e conseguir agir de maneira coerente ao que acontece no mercado.

Para ajudar nessa tarefa, trazemos hoje as principais inovações da área.

1. Escaneamento automático de currículos

Sabemos que a triagem de currículos é uma das etapas mais demoradas do processo de recrutamento. A automatização dessa tarefa aumenta a agilidade na identificação dos candidatos que possuem o perfil desejado.

Os principais softwares de recrutamento e seleção possuem uma ferramenta chamada Parse. Uma tecnologia que permite ao recrutador escanear automaticamente os dados (nome, e-mail, endereço, telefone, idade, experiências, formação, etc) de um currículo, sem que seja necessário digitá-los.

2. Feedback em massa

O feedback é uma questão de etiqueta profissional que demonstra respeito aos candidatos participantes do processo de recrutamento e seleção. Alguns deles poderão, a partir desse retorno, prosseguir buscando novas oportunidades.

Deixar de dar o retorno pode comprometer a imagem da empresa e do setor de RH, pois essa comunicação é extremamente importante.

O feedback em massa é uma forma de economizar no tempo dos recrutadores e não deixar nenhum dos candidatos sem uma resposta.

3. Testes de triagem

A aplicação de testes de triagem online serve para filtrar os candidatos não qualificados para a vaga ou inadequados para a empresa.

Isso geralmente era feito por meio de entrevistas ou longos processos de preenchimento de formulários, mas atualmente podem ser feitos imediatamente após o candidato submeter o currículo para análise e demonstrar interesse pela vaga.

4. Banco de talentos qualificado

Mesmo que um candidato não seja selecionado para uma vaga, é possível perceber por meio do processo de recrutamento se ele é um talento para futuras oportunidades.

Uma excelente prática da atualidade é deixar registrado um histórico de testes e entrevistas realizados, com apontamentos e resultados.

A partir disso, é possível manter um banco de talentos atualizado com candidatos potenciais, para ganhar tempo na reposição de vagas posteriormente.

5. Entrevistas por vídeo

Mais do que uma tendência, a vídeo entrevista é uma excelente alternativa na tarefa de reduzir custos e otimizar o tempo, tanto dos entrevistadores quanto dos candidatos.

A entrevista por vídeo não chega para eliminar totalmente a presencial, mas complementa a etapa de triagem. Nela, é possível conhecer características dos entrevistados que não são perceptíveis no currículo.

6. Redes sociais

Muita gente já sabe que, atualmente, os recrutadores buscam os perfis dos candidatos nas redes sociais para conhecê-los melhor.

Mas não é somente dessa forma que as redes fazem parte dos processos seletivos. Nas páginas corporativas é possível divulgar vagas e desenvolver conteúdos atrativos aos profissionais qualificados, criando um relacionamento com eles.

Esse relacionamento é uma ferramenta que aumenta as chances de atrair os melhores profissionais, através do fortalecimento da marca empregadora.

7. Dashboards automatizados

Além de facilitar os processos, a automatização serve para desburocratizá-los. Com a tecnologia de sistemas e softwares, o setor de RH consegue evitar grande número de documentos em papel, compartilhando relatórios de modo online.

O preenchimento de formulários e o armazenamento e acesso de dados também é mais prático, de forma que as rotinas sejam facilitadas.

Gostou de conhecer essas inovações em recrutamento e seleção de pessoas? Seus amigos também poderão gostar de saber mais sobre o assunto, então compartilhe este post em suas redes sociais!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Confira os 10 perfis de TI mais procurados

A revolução causada pelas novas tecnologias, em especial nos últimos cinco anos, catapultou os profissionais das áreas de desenvolvimento e software a um outro patamar e, ao mesmo tempo, deixou  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas  continue lendo »

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a sua organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam o andamento desse  continue lendo »

Como escolher um software de recrutamento e seleção?

À medida que o espaço dos softwares de recrutamento no mundo dos negócios se torna cada vez mais amplo e competitivo, a variedade de opções cresce. Nesse sentido, como você  continue lendo »