7 inovações em recrutamento e seleção de pessoas dos últimos tempos

3 de Maio de 2017
Kenoby

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é o momento no qual deve-se garantir que a empresa tenha profissionais qualificados, produtivos e engajados.

Atualmente, as estratégias de RH têm mudado, graças aos avanços tecnológicos e inovações nos processos do setor.

É importante atentar para as novas tendências para se adaptar a elas e conseguir agir de maneira coerente ao que acontece no mercado.

Para ajudar nessa tarefa, trazemos hoje as principais inovações da área.

1. Escaneamento automático de currículos

Sabemos que a triagem de currículos é uma das etapas mais demoradas do processo de recrutamento. A automatização dessa tarefa aumenta a agilidade na identificação dos candidatos que possuem o perfil desejado.

Os principais softwares de recrutamento e seleção possuem uma ferramenta chamada Parse. Uma tecnologia que permite ao recrutador escanear automaticamente os dados (nome, e-mail, endereço, telefone, idade, experiências, formação, etc) de um currículo, sem que seja necessário digitá-los.

2. Feedback em massa

O feedback é uma questão de etiqueta profissional que demonstra respeito aos candidatos participantes do processo de recrutamento e seleção. Alguns deles poderão, a partir desse retorno, prosseguir buscando novas oportunidades.

Deixar de dar o retorno pode comprometer a imagem da empresa e do setor de RH, pois essa comunicação é extremamente importante.

O feedback em massa é uma forma de economizar no tempo dos recrutadores e não deixar nenhum dos candidatos sem uma resposta.

3. Testes de triagem

A aplicação de testes de triagem online serve para filtrar os candidatos não qualificados para a vaga ou inadequados para a empresa.

Isso geralmente era feito por meio de entrevistas ou longos processos de preenchimento de formulários, mas atualmente podem ser feitos imediatamente após o candidato submeter o currículo para análise e demonstrar interesse pela vaga.

4. Banco de talentos qualificado

Mesmo que um candidato não seja selecionado para uma vaga, é possível perceber por meio do processo de recrutamento se ele é um talento para futuras oportunidades.

Uma excelente prática da atualidade é deixar registrado um histórico de testes e entrevistas realizados, com apontamentos e resultados.

A partir disso, é possível manter um banco de talentos atualizado com candidatos potenciais, para ganhar tempo na reposição de vagas posteriormente.

5. Entrevistas por vídeo

Mais do que uma tendência, a vídeo entrevista é uma excelente alternativa na tarefa de reduzir custos e otimizar o tempo, tanto dos entrevistadores quanto dos candidatos.

A entrevista por vídeo não chega para eliminar totalmente a presencial, mas complementa a etapa de triagem. Nela, é possível conhecer características dos entrevistados que não são perceptíveis no currículo.

6. Redes sociais

Muita gente já sabe que, atualmente, os recrutadores buscam os perfis dos candidatos nas redes sociais para conhecê-los melhor.

Mas não é somente dessa forma que as redes fazem parte dos processos seletivos. Nas páginas corporativas é possível divulgar vagas e desenvolver conteúdos atrativos aos profissionais qualificados, criando um relacionamento com eles.

Esse relacionamento é uma ferramenta que aumenta as chances de atrair os melhores profissionais, através do fortalecimento da marca empregadora.

7. Dashboards automatizados

Além de facilitar os processos, a automatização serve para desburocratizá-los. Com a tecnologia de sistemas e softwares, o setor de RH consegue evitar grande número de documentos em papel, compartilhando relatórios de modo online.

O preenchimento de formulários e o armazenamento e acesso de dados também é mais prático, de forma que as rotinas sejam facilitadas.

Gostou de conhecer essas inovações em recrutamento e seleção de pessoas? Seus amigos também poderão gostar de saber mais sobre o assunto, então compartilhe este post em suas redes sociais!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Banco de talentos: como construir um de sucesso?

Criado para auxiliar as empresas tanto na contratação quanto na retenção de pessoas, o banco de talentos é, hoje, uma das principais estratégias de RH para a gestão das áreas.  continue lendo »

Headhunter: saiba o momento certo de contratar esse profissional

O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais  continue lendo »

Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona

O RH tem passado por uma grande transformação digital. É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores. Um ótimo exemplo é o recrutamento online, que  continue lendo »

Como contratar jovem aprendiz: entenda como funciona!

Dar espaço para novos profissionais e talentos potenciais é uma atitude indispensável nos dias de hoje. Para isso, foram criadas leis e determinações que garantem a inclusão de jovens no mercado de  continue lendo »

Competências técnicas e comportamentais: como aliá-las?

Para que os profissionais façam parte da empresa, é preciso que demonstrem certas competências técnicas e comportamentais. Assim, podem realizar um bom trabalho no expediente e atuar de forma alinhada  continue lendo »