7 motivos porque um software de recrutamento é o que você precisa

6 de outubro de 2015
Eduarto Miyamoto

Buscar candidatos, analisar currículos, entrevistar candidatos, analisar candidatos, responder e-mails, fazer ligações e ainda reportar seus números… são tantas atividades na vida de um recrutador que é quase impossível não se sentir sobrecarregado.

Facilitar a vida do recrutador é o objetivo de todo software de recrutamento e seleção. Alguns denominam ainda como Applicant Tracking System (Sistema de rastreamento de candidatos) ou ATS. Independente do nome, vale a pena considerar um software para aprimorar a forma como você recruta.

Veja aqui os 7 principais motivos pelos quais você precisa de um software de recrutamento e seleção.

7 motivos para utilizar um software de recrutamento e seleção

1. Histórico dos candidatos

Você consegue nomear todos os candidatos que entrevistou no último mês? E no último ano? Em um dia típico, um recrutador entrevistará de 4 a 8 pessoas, o que equivale a 1.500 pessoas no ano. Com tantas pessoas sendo entrevistadas, torna-se impossível lembrar o nome e o rosto de todos. Por esta razão, o valor de um histórico é imensurável.

E este não é o único benefício de ter um histórico de candidatos. Veja aqui mais alguns:

  • Não apresentar para o gestor da vaga um candidato que ele já entrevistou, a menos que uma reavaliação faça sentido.
  • Ter um mapeamento prévio para começar uma nova vaga. Com quais bons candidatos valeria a pena retomar o contato?
  • Quanto evoluiu um candidato desde o último contato. Reavaliar candidatos pode ser uma boa estratégia, quanto evoluiu seu candidato desde a última conversa? Está aí um bom indício se o candidato capaz de se aprimorar rapidamente.

benefício histórico de um sistema de gestão

2. Ter o processo em um único lugar

Ter seus dados em um único lugar traz agilidade na hora de pesquisar e obter informações sobre o processo seletivo. Operar em diversas plataformas e locais gera dois tipos de ineficiência:

  • Duplica o trabalho de encontrar a informação, pois é preciso saber também onde ela está e depois procurá-la. Quantas vezes você já se sentiu frustrado por não encontrar a pasta, arquivo, e-mail ou anotação onde ficava armazenada a informação que você buscava?
  • Torna a gestão de conhecimento uma missão impossível. Como ter certeza que a informação não ficou perdida na caixa de e-mail de um colaborador? Com seus dados sendo direcionados a uma única plataforma, torna-se mais fácil rastrear a informação.

3. Fonte dos candidatos

De onde vem seus candidatos mais qualificados? Você sabe dizer com rapidez? Marcando a origem de cada candidato de forma automática, um sistema de recrutamento pode lhe responder a estas perguntas facilmente. O que fazer com esta informação? Veja aqui alguns exemplos:

  • Reduzir custos: divulgue apenas nos job boards que te geram resultado
  • Reduzir trabalho: com maior assertividade, será menor o número de inscritos a serem analisados para encontrar candidatos qualificados

kenoby-cta-materiais-roi

4. Facilitar a vida do gestor

Com o auxílio de um software, o gestor é capaz de padronizar seu processo e a forma como cada recrutador reporta seus números e guarda seu histórico. Sem um sistema de recrutamento, cada recrutador irá realizar seu próprio controle. Com vários controles paralelos dentro do processo de recrutamento, insere-se uma complexidade desnecessária para gestores terem uma visão do todo.

Um bom software de recrutamento irá automaticamente calcular seus indicadores de recrutamento em tempo real e disparar alarmes para metas próximas ainda não cumpridas.

5. Comunicação com a empresa

Pense no processo pelo qual você mantém os gestores atualizados. Ele envolve e-mails indo e voltando?  Pense quão ineficiente ele é! O que você acharia se, para saber o saldo da sua conta bancária, você tivesse de escrever para seu gerente e ele te respondesse entre alguns minutos e alguns dias? Por outro lado, se a solução que você escolher é online, ela terá potencial de elevar a qualidade da interação da sua área de recrutamento com a sua empresa.

Com um software online, o gestor de uma vaga pode visualizar rapidamente os candidatos mapeados para sua vaga, acessar seus currículos e as anotações dos recrutadores, sem a necessidade de interromper a área de Recursos Humanos.

 

comunicação ineficiente sem ats

6. Comunicação com candidato

Com tantos candidatos e tantas vagas sendo trabalhadas ao mesmo tempo, é um desafio ter o controle de todas as interações e manter a troca de informações com os candidatos de modo fluido e consistente. Utilizando um software de recrutamento e seleção, você poderá:

  • Mostrar automaticamente o andamento do processo
  • Enviar e-mails pré-definidos para agendamento de entrevistas – seja bem mais ágil na hora de marcar a entrevista
  • Organizar o oferecimento de feedback – essencial para o employer branding da empresa, mas ainda um ponto de descontentamento de muitos candidatos. Não oferecer um feedback do processo seletivo reduz drasticamente a chance do candidato interagir novamente com a empresa ou indicá-la para outros.

7. Escalabilidade para sua área

Imagine sua área de hoje com 2 vezes mais recrutadores. Você conseguiria ainda manter o mesmo alinhamento entre os recrutadores? Como você evitaria de o mesmo candidato ser abordado por dois recrutadores ao mesmo tempo? Como compilar os dados de todos? Como você descobriria quem já falou com um candidato específico? Ter seu processo em planilhas de Excel e em caixas de e-mail o tornará impossível de gerenciar.

Ter um software desde o começo não apenas lhe deixará preparado para crescer sua área, como também fomentaria a troca de informações sobre candidatos entre seus recrutadores e manteria um histórico das análises dos currículos com alto valor para pesquisas futuras e inteligência na aquisição de talentos.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Startup promove evento de inovação em Recrutamento e Seleção

A empresa promete trazer grandes palestras com temas que vão balançar o setor No próximo dia 23 de novembro, acontecerá a segunda edição do maior evento de R&S do Brasil.  continue lendo »

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Entenda qual é a diferença entre software de recrutamento e portais de vagas

Com a chegada da tecnologia no setor de RH, ficou mais fácil fazer uma avaliação completa dos talentos. Graças ao uso das ferramentas certas é possível avaliar não apenas conhecimentos  continue lendo »

Recrutamento e Seleção
Gestão de Gente 2.0 – A tecnologia a favor da equipe de RH

Falta de tempo, acúmulo de serviços devido a processos burocráticos e operacionais… são inúmeros os motivos que impactam diretamente na melhoria e otimização do dia a dia de equipes e gestores  continue lendo »

Software de Recrutamento: o que o vendedor não te fala

Características essenciais de um Software de Recrutamento que ninguém anuncia Na hora de buscar uma solução tecnológica para sua área de Recrutamento e Seleção ou outra área de RH, muito se fala  continue lendo »

software de recrutamento
Software de Recrutamento, um aliado do Gestor de RH

Sabemos que a rotina de um departamento de RH não é nada simples. Em tempos de crise, quando a alta rotatividade no mercado é latente, as áreas de recrutamento e  continue lendo »