Absenteísmo: como solucionar este grande problema?

14 de setembro de 2017
Kenoby

Absenteísmo é o nome dado à prática de se abster do trabalho, ou melhor, estar afastado das atividades diárias. São diversas as causas para isso, como faltas por doenças ou atrasos rotineiros. De qualquer forma, isso prejudica gravemente a companhia.

A elevada ausência pode influenciar na construção de uma cultura desordenada, prejudicar o clima de trabalho e dar início a diversos conflitos interpessoais. No final, alguns colaboradores estarão sobrecarregados, erros operacionais surgirão, bem como perdas financeiras.

Pensando em tudo isso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos ensiná-lo a remover o absenteísmo nas empresas, de forma prática e eficaz. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Ofereça feedbacks contínuos

Um dos elementos mais básicos da comunicação interna é o feedback. Na verdade, essa prática consiste em saber falar sobre os pontos fortes e fracos dos subordinados, bem como ouvir sugestões para melhoria contínua. Assim, é possível construir um clima de transparência.

Mas é importante que cada líder saiba como oferecer esse retorno. Nesse processo, a palavra-chave é o equilíbrio. Deve-se manter a harmonia entre as críticas construtivas e elogios, evidenciando que não enxerga apenas o que o trabalhador faz de errado.

Invista na qualidade de vida no trabalho

Um ambiente de trabalho impróprio pode acarretar diversos prejuízos à empresa e seus colaboradores. Como exemplo, é possível destacar o aumento do estresse, acidentes de trabalho e a desmotivação nas tarefas diárias — grandes vilãs do absenteísmo.

Para otimizar a qualidade de vida no trabalho é possível utilizar diversas estratégias. Melhore o espaço de trabalho, garantindo que a iluminação, acústica e temperatura estejam adequadas. Também vale incentivar a prática de atividades físicas, alimentação mais saudável e equilíbrio da vida pessoal/profissional.

Monitore e compartilhe o nível de absenteísmo

O absenteísmo pode (e deve) ser mensurado. Ao fazer isso, é possível realizar uma análise eficaz do que está acontecendo, bem como criar e compartilhar metas para sua mitigação. O cálculo é muito simples, leva apenas duas variáveis em consideração. Veja agora:

Absenteísmo (em %) = horas não trabalhadas / horas efetivamente trabalhadas x 100

Após identificar o percentual, compartilhe-o com o time. Por menor que seja, pode ser ainda melhor. Então crie metas inteligentes e desafiadoras, bem como recompensas para premiar aqueles que menos faltam na empresa. Os resultados começarão a aparecer!

Contrate pessoas com aderência à cultura organizacional

A cultura é um dos elementos mais importantes da empresa, representa o conjunto de valores e hábitos que são “abraçados” internamente. Ao contratar pessoas que tenham aderência à cultura, ou melhor, valores próximos, é possível reduzir o absenteísmo exponencialmente.

Para tanto, deve-se otimizar o processo de seleção da empresa. Aqui, é indispensável utilizar a tecnologia a seu favor. Contrate um software que contribua para automatizar as diversas etapas e gerar uma visão mais holística de cada candidato, assim fica fácil encontrar pessoas que tenham os valores desejados, além de inteligência e experiência.

Veja, essas são ótimas dicas. Ao aplicá-las, conseguirá grandes resultados. Ao reduzir o absenteísmo, toda a empresa será beneficiada; será possível construir um empreendimento muito mais competitivo, sólido e atraente para novos investidores.

Agora que já sabe como reduzir o absenteísmo, aproveite para continuar aprendendo. Conheça a importância do RH em cada segmento do mercado. Vamos lá!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional, mantém a  continue lendo »

Retenção de talentos: conheça a sua importância para a empresa

Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas  continue lendo »

Plano de carreira: o que é e como implementar nas empresas

O mercado de trabalho vem sendo formado por profissionais ávidos por novas experiências, oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Essa permanente busca pela garantia de posições de destaque no mundo corporativo leva as  continue lendo »

Ambiente de trabalho: 4 passos para melhorar o clima organizacional

Você já deve ter ouvido falar que proporcionar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários é importante porque interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, nos resultados de seu negócio.  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e como funciona

Para uma boa contratação de funcionários, é importante avaliar não apenas as competências técnicas, mas também as características individuais e de personalidade para entender se o profissional é realmente o  continue lendo »

Avaliação de desempenho: o que é e como fazer uma

Por melhor que seja uma equipe, entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente. A avaliação de desempenho é um dos  continue lendo »