Ambiente de trabalho: 4 passos para melhorar o clima organizacional

5 de setembro de 2017
Kenoby

Você já deve ter ouvido falar que proporcionar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários é importante porque interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, nos resultados de seu negócio.

Para isso, recursos como promover um bom convívio e trazer ferramentas que proporcionem a boa relação entre colegas e gestores são algumas ideias para que a produtividade seja o resultado de um bom ambiente organizacional.

Isso, além de refletir dentro da empresa, também impacta no âmbito externo. Para saber mais, faça o download gratuito do Manual para desenvolver a Marca Empregadora.

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora


 

Contudo, criar esse clima pode não ser tão simples quanto parece.  Mas fique tranquilo! Com este post vamos ensinar a você 4 passos para que isso aconteça de forma natural. Confira!

1. Aplique anualmente a pesquisa de clima organizacional

Você não consegue medir a satisfação de seus funcionários sem perguntar! Dessa maneira, aplicar a pesquisa de clima organizacional anualmente com seus funcionários é ideal para que você possa elaborar boas estratégias, visando a integração e produtividade de sua equipe.

Para isso, é necessário elaborar um questionário com perguntas objetivas, para que você possa compreender todos os aspectos que precisam ser analisados (relacionamentos, novas ideias, reclamações, sugestões, benefícios, chefia, motivação).

Assim, após a tabulação da pesquisa, e se você estiver aberto a novas ideias, terá novos modos de ver as coisas, podendo criar ações para que seus funcionários possam produzir cada vez mais e estejam satisfeitos no local em que estão.

2. Certifique-se de que o funcionário possui tudo o que precisa para trabalhar

Proporcione um bom ambiente de trabalho se certificando de que seu funcionário possui todos os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e também todas as ferramentas necessárias para desempenhar um bom trabalho.

Por isso, converse com seus funcionários para identificar se algo pode ser melhorado para o seu conforto e desempenho — por exemplo, iluminação em seu setor, cadeiras e mesas, temperatura.

3. Promova a valorização dos funcionários no ambiente de trabalho

Os funcionários precisam ter uma boa relação entre os seus colegas (de todos os setores) e com os seus gestores, pois esse clima influencia os seus hábitos. Isso porque, estar bem com todos afeta no emocional. Promover boas relações entre várias equipes da empresa é uma das estratégias, que podem ser feitas por meio de:

  • bate-papo com os funcionários;
  • café da manhã;
  • workshop;
  • palestras motivacionais;
  • caixa de sugestões;
  • murais interativos;
  • software de gestão corporativa.

4. Proporcionar um clima organizacional que proporcione motivação

Você já sabe que para trabalhar e dar resultados, os funcionários precisam estar motivados. Isso acontecerá se eles tiverem razões para continuar prosperando na empresa. É possível conseguir isso por meio de detalhes, como:

  • elogiar sempre;
  • jamais chamar a atenção na frente de outras pessoas;
  • proporcionar um espírito de equipe e nunca de concorrência;
  • não tolerar fofocas;
  • ser transparente em todas as situações;
  • fazer com que os gestores sejam o melhor exemplo.

Agora que você aprendeu a como criar um ambiente de trabalho que gere produtividade, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

RH + Copa do Mundo: aproveite o evento para engajar os colaboradores!

No País do Futebol, a Copa do Mundo é o motivo perfeito para que os brasileiros vão às ruas para torcer e festejar. Se pelo lado pessoal, todos querem aproveitar  continue lendo »

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

Treinamento e desenvolvimento é, normalmente, uma área alocada dentro do setor de recursos humanos, responsável pela gestão de conhecimento dos colaboradores da companhia, assim como o desenvolvimento de cada um.  continue lendo »

Plano de cargos e salários: saiba como implementar

Plano de cargos e salários é um descritivo detalhado de todos os cargos da companhia, assim como suas atribuições e responsabilidades; e do salário correspondente a cada uma dessas posições.  continue lendo »

Nine box: como aplicar a metodologia nas empresas?

Ninebox é um método de avaliação da performance dos colaboradores da companhia que busca acompanhar os profissionais levando em conta dois critérios principais, as entregas feitas por ele em determinado  continue lendo »

Plano de carreira: o que é e como implementar nas empresas

Plano de carreira é o potencial caminho de ascensão a ser percorrido pelos colaboradores da companhia uma vez que atinjam as expectativas e metas pré-estabelecidas. Esse é um artifício muito  continue lendo »

Universidade corporativa: O que é e como funciona?

Universidade corporativa, ou UC, é uma ferramenta interna de desenvolvimento de colaboradores. Ela é responsável por criar e replicar conhecimento, de maneira didática, dentro da organização. Com ela, é possível  continue lendo »