Como ter um ambiente de trabalho produtivo e saudável

Ambiente de trabalho é o local onde as tarefas e projetos profissionais são produzidos e executados — pode ser tanto o escritório da empresa como também o home office dos colaboradores. Um ambiente saudável estimula a produtividade e retém e motiva os talentos.

Manter um bom ambiente de trabalho é de grande importância para uma empresa. Afinal, a qualidade do local influencia no desempenho dos colaboradores e, consequentemente, na produtividade. Por isso, os gestores de RH devem ficar atentos ao clima organizacional para se esforçarem em manter um ambiente de trabalho saudável e construtivo.

Além disso, essa prática traz outras vantagens para a empresa, como a redução de custos trabalhistas e aumento da satisfação dos clientes. Continue lendo e entenda como construir um local de trabalho que gere resultados.

Neste artigo, você aprenderá:

  • Motivos para desenvolver um bom ambiente de trabalho;
  • Dicas de como construir um ambiente de trabalho de qualidade;
  • A importância de promover um bom ambiente de trabalho.

Motivos para desenvolver um bom ambiente de trabalho

Ter um bom ambiente de trabalho é uma estratégia fundamental para que os colaboradores deem seu melhor e produzam mais. Assim, é possível alcançar melhores resultados para a organização.

No entanto, nem sempre o ambiente de trabalho depende do espaço físico, como decoração, equipamentos e cadeiras ergonômicas. Em alguns casos, aspectos como ouvir os colaboradores e oferecer capacitação profissional se transformam em fatores positivos para a empresa.

Portanto, é importante estar atento a todas as questões que influenciam a produtividade da equipe. Veja, a seguir, alguns dos principais motivos para os gestores promoverem um bom clima organizacional!

Retenção de talentos

Um bom ambiente de trabalho reflete em uma considerável diminuição do número de afastamentos e absenteísmos. Ainda, esse ponto também interfere diretamente na satisfação dos profissionais. Isso ocorre porque um espaço interessante e agradável é considerado um aspecto determinante para a oferta de qualidade de vida aos colaboradores.

Geralmente, os funcionários que enfrentam problemas no serviço se deve a condições laborais não muito adequadas, como a falta de equipamentos, excesso de barulhos e cadeiras desreguladas. Portanto, investir em um bom local de trabalho ajuda no processo de retenção de talentos, e consequentemente, evita gastos trabalhistas para a organização.

Motivação dos colaboradores

O ambiente de trabalho é capaz de alterar o humor e a disposição dos profissionais na hora de realizar suas tarefas. Por exemplo, pense em uma situação em que houve uma discussão entre amigos e ficou aquele clima pesado, onde os indivíduos não dialogam. Esse acontecimento influenciará diretamente na motivação das pessoas do local.

Em uma organização, essa questão é bastante similar. Se o espaço de trabalho é saudável, os funcionários tendem a ser sentirem felizes e motivados — e isso reflete na produtividade e qualidade do serviço. Contudo, um local que não favorece o diálogo e a interação entre os profissionais, certamente, prejudica os resultados do negócio.

Aumento da produtividade

Como mencionamos, promover um ambiente de trabalho apropriado e satisfatório contribuirá para manter a equipe mais motivada. Como resultado, isso também afetará a produtividade dos profissionais de forma positiva. Lembre-se de que trabalhadores mais satisfeitos colaboram para o sucesso do negócio e vestem a camisa da empresa.

Ainda, é importante desenvolver um bom espaço de trabalho, pois, isso também está relacionado à falta de concentração dos colaboradores. Nesse momento, ter um ambiente agradável e com menos distrações afetará a produtividade da equipe.

Crescimento profissional

Um bom profissional é aquele que garante resultados por meio de sua boa qualificação e formação. Além disso, ele sabe lidar com clientes e é proativo frente aos desafios da rotina de trabalho. Para atrair talentos desse tipo para seu negócio, é importante ter em mente dois fatores: o ambiente de trabalho do negócio e o processo de recrutamento e seleção de funcionários.

Basicamente, uma empresa bem estruturada e com uma cultura organizacional eficiente contribui para o crescimento profissional dos talentos. Algumas razões para isso incluem:

  • o enriquecimento das relações interpessoais;
  • a colaboração e diálogo contribuem para adquirir novos conhecimentos;
  • os treinamentos e cursos oferecidos pela empresa agregam o profissional dos indivíduos;
  • o aprendizado dentro da organização é constante.

Com todo esse ambiente de trabalho favorável, a equipe se torna mais especializada e preparada para realizar seus serviços, o que contribui para a evolução do negócio.

Webinar - segurança psicológica

Dicas de como construir um ambiente de trabalho de qualidade

Desenvolver um clima organizacional agradável requer dedicação, e por isso, tanto os empresários quanto o setor de Recursos Humanos são responsáveis por manter o espaço de trabalho interessante e adequado. Geralmente, é necessário fomentar posturas positivas na organização e discutir ideias que promovam melhorias no serviço.

Diante disso, algumas otimizações no dia a dia contribuem positivamente para melhorar o clima da empresa. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a construir um ambiente de trabalho de qualidade e que garanta maior produtividade à equipe. Confira!

Tenha horários de trabalho flexíveis

As empresas que oferecem uma grade de horários mais flexível, permite que os funcionários realizem uma jornada de trabalho em períodos alternativos. Isso influencia na vida pessoal e profissional dos colaboradores, além de aumentar a qualidade de vida desses indivíduos.

Ofereça equipamentos adequados para o trabalho

Os colaboradores que têm todos os equipamentos necessários para realizar suas tarefas geram melhores resultados para a empresa e possuem um excelente desempenho. Diante disso, oferecer materiais adequados para os profissionais impacta positivamente na qualidade do ambiente de trabalho.

Por isso, é importante que as solicitações de equipamentos da equipe sejam atendidas para garantir que o serviço seja realizado com sucesso e eficiência.

Além disso, a organização deve realizar a manutenção dos aparelhos e dispositivos de trabalho a fim de oferecer as melhores condições para seus trabalhadores. Por exemplo, computadores, internet e alguns itens de papelarias são essenciais para tornar o dia a dia mais rápido e produtivo. Então, é fundamental que esses elementos funcionem corretamente.

Ouça seus colaboradores

Outra dica para promover um bom ambiente de trabalho é estar aberto às novidades e sugestões. Geralmente, os profissionais gostam de ter suas opiniões e ideias ouvidas e avaliadas, mesmo que não sejam implementadas na empresa.

Essa é uma forma de estimular a excelência nos colaboradores, de modo que eles se sintam bem no espaço de trabalho para compartilhar seus conhecimentos, ideias e auxiliar nos processos. Isso também faz com que eles se sintam um membro importante na equipe, o que estimula o desempenho.

Administre os conflitos

Muitos gestores de RH sabem que o ambiente de trabalho é um local que pode ocorrer conflitos. Há diversos fatores que geram problemas para um colaborador e as equipes, como questões interpessoais, reconhecimento, falhas nos processos, demissões etc.

Por isso, é importante que o setor de Recursos Humanos busque evitar divergências. Isso porque as questões conflituosas afetam a produtividade e o relacionamento dos profissionais. No final, esses problemas interferem na qualidade do serviço, nos resultados da empresa e impactam negativamente os clientes.

Promova ações de endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing que foca nos colaboradores da empresa. Seu objetivo é reduzir turnover, aumentar a satisfação por meio de ações internas e melhorar o employer branding.

Para aplicá-lo, os setores de RH e comunicação criam formas de estimular a participação dos profissionais nos assuntos do negócio, como eventos que motivam os colaboradores e melhorem o clima da organização. Um dos benefícios desse método é que ele não exige muito investimento, basta ser criativo e conquistar o comprometimento dos participantes para que as ações funcionem e melhorem engajamento no trabalho.

Colete continuamente o feedback dos colaboradores

Não dar feedbacks aos profissionais da empresa gera impactos negativos, tanto nos processos de recrutamento quanto durante a jornada de trabalho do colaborador. Por essa razão, é importante que os gestores coletem informações dos funcionários para entender como eles enxergam o ambiente de trabalho.

Geralmente, esse processo é realizado por meio de entrevistas e pesquisas. Sabendo disso, seu objetivo é definir os pontos que podem ser melhorados e trabalhados pelo setor de RH. Desse modo, torna-se mais simples identificar os aspectos que geram insatisfações no serviço e coletar opiniões sobre o que deve ser aprimorado.

Ofereça capacitação profissional

Capacitar os colaboradores da sua empresa é outro ponto que ajuda a construir um bom ambiente de trabalho. Isso porque essa é uma forma de demonstrar que a organização valoriza seus profissionais e contribui para motivá-los.

Para isso, os gestores podem oferecer plataformas de cursos e treinamentos que ajudam no desenvolvimento da carreira. Além disso, é possível recompensar aqueles que buscam aprender e melhorar seu trabalho constantemente. Dessa forma, a empresa demonstra que reconhece e aprecia aqueles indivíduos que desejam evoluir profissionalmente.

New call-to-action

A importância de promover um bom ambiente de trabalho

Após conhecer os motivos para criar um bom espaço de trabalho e como realizar essa tarefa, fica claro a importância de investir nessa ação para sua empresa.

Portanto, para ter sucesso nessa tarefa, os gestores de RH devem acompanhar de perto as ações e verificar se elas geram bons resultados. Com isso, é possível aumentar a taxa de retenção e desenvolver um ambiente de trabalho favorável, em que os colaboradores sejam mais produtivos e gerem melhores resultados para a empresa.

Gostou deste conteúdo ou ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe

Receba conteúdos de RH e DP

Compartilhe

Link Copiado! :)