Saiba analisar os currículos de candidatos a emprego

22 de junho de 2017
Kenoby

O recrutamento de pessoas consiste no processo de atração de candidatos para uma vaga em aberto na empresa. Nesse processo, a etapa inicial consiste na descrição da vaga (job description) e em sua divulgação nos diversos meios de comunicação. Depois disso, será necessário fazer a análise dos currículos enviados pelos candidatos.

Essa etapa é fundamental para tornar o processo de recrutamento e seleção mais eficiente. O responsável pelo processo identifica os candidatos que realmente apresentam os conhecimentos, habilidades e atributos necessários para ocupar o cargo. Esse é o primeiro passo para contratar um profissional adequado para a vaga.

Mas como fazer a análise de currículos? Neste artigo vamos apresentar o passo a passo para isso.

Antes disso, disponibilizamos um material exclusivo com o que o mercado de RH está fazendo de melhor. Faça o download gratuito do Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção.

 

1. Leve em consideração a origem do currículo

Como aquele currículo chegou até as suas mãos? O candidato tem perfil em sites de empregos, em redes sociais de profissionais? Se ele mandou por e-mail, como ele soube da vaga? Tudo isso pode te ajudar a traçar os passos de um candidato e ver como ele investe seu tempo.

2. Verifique os dados básicos

No início de um currículo, geralmente temos o nome do candidato, o sexo, sua idade e sua localização. Essas informações fornecem uma apresentação básica do candidato, mas também podem ser úteis no momento de selecionar os candidatos que passarão para a próxima fase; é importante ter uma ideia clara das pessoas que sua empresa precisa, mas cuidado para não cometer discriminação.

 

3. Analise o resumo de experiências do candidato

Esse passo é fundamental para verificar a evolução e o desenvolvimento do profissional em experiências anteriores. Investigar as atividades que o candidato já desempenhou e os cargos que já ocupou pode dar boas dicas das habilidades adquiridas nessa trajetória.

Além disso, é importante verificar se o candidato tem objetivos profissionais condizentes com as características da vaga e da organização.

4. Entenda a formação acadêmica do profissional

A formação acadêmica do profissional tem relação direta com sua capacitação e conjunto de conhecimentos. Portanto, verifique o nível de formação do profissional, o curso que fez e há quanto tempo está formado. É importante analisar também se essas informações estão de acordo com as especificações da vaga.

5. Analise a experiência profissional

Depois de analisar o resumo de experiências profissionais do candidato, é importante conferir as atividades exercidas pelo profissional, seu tempo de permanência na empresa anterior, seu desenvolvimento na carreira e a estabilidade em cada cargo ocupado.

6. Identifique diferenciais e resultados da carreira

Nesse passo, identifique no currículo do candidato se ele possui algum diferencial. Busque experiências ou habilidades de destaque na sua carreira. Observe também os resultados da carreira, verificando sua evolução nos cargos que ocupou.

 

7. Verifique o idioma, as qualificações adicionais e o envolvimento social

Confira os conhecimentos do candidato em outros idiomas, em informática e softwares e suas qualificações adicionais. Verifique também o envolvimento do profissional em projetos sociais, grupos de pesquisa, estágios e intercâmbios. Essas informações demonstram o interesse do candidato por seu desenvolvimento pessoal e profissional.

8. Avalie o layout do currículo

Avaliar esteticamente o currículo também é importante. Um currículo com cores, espaçamento e formatação adequada demonstra o cuidado e a preocupação do candidato no momento da elaboração do documento. Isso também pode dar pistas sobre a sua capacidade de organização.

9. Preocupe-se com erros de português

É importante verificar erros de ortografia e de digitação. As características da formatação e a presença de erros de português são itens que podem demonstrar a maturidade e a capacidade do profissional de se apresentar corretamente. Esteja atento a esses detalhes!

Seguindo esse passo a passo, será possível fazer uma análise aprofundada dos currículos e selecionar aqueles que mais se adequam ao perfil ideal para a vaga. Além disso, com essa análise prévia o processo de recrutamento e seleção se tornará mais eficiente e preciso.

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar em suas seleções!

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Match de candidatos: utilizando Inteligência Artificial no R&S

A sociedade, ao longo do tempo, passa por evoluções tecnológicas que transformam hábitos e costumes. Isso modifica a forma como nos comunicamos e as funções exercidas nas empresas, fato mais  continue lendo »

BIG 5: entenda o que é e como utilizá-lo para avaliar seus candidatos

Fazer o recrutamento e a seleção de candidatos é uma tarefa desafiadora. Com tantas atividades, entrevistas, avaliações e feedbacks para fazer, profissionais de Recursos Humanos (RH) ficam muito sobrecarregados e  continue lendo »

4 técnicas para buscar referências de candidatos

A busca por referências de candidatos pode ser o ponto-chave de uma boa contratação. Afinal, saber mais sobre o passado profissional de uma pessoa indica se ela está mesmo preparada  continue lendo »

Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?

Analisar o fit cultural de um candidato é uma prática que faz toda a diferença na hora de contratar. Isso, porque dentro dessa análise estão inseridos valores, ideais e objetivos  continue lendo »

Qual método utilizar na hora de avaliar seu candidato

Quando pensamos em recrutamento e seleção, sempre valorizamos mais o primeiro conceito — publicar nos melhores sites de vagas, criar campanhas inovadoras — e pouco falamos sobre como avaliar um candidato. É  continue lendo »

Descubra como fazer testes de personalidade para R&S

Um dos aspectos a ser avaliado na hora de contratar um profissional é se a personalidade do candidato condiz com o cultural fit da empresa — alguns traços são importantes  continue lendo »