O que é uma autoavaliação de desempenho? Saiba como fazer!

4 de janeiro de 2019
Kenoby

A busca pelo desenvolvimento é uma preocupação dos profissionais mais talentosos e comprometidos com a própria carreira. Uma das ferramentas que podem ser usadas com esse fim é a autoavaliação de desempenho, que quando usada corretamente demonstra maturidade e responsabilidade por parte do trabalhador.

Para saber mais sobre esse método de avaliação, como deve ser realizado e seus principais benefícios, acompanhe nosso artigo!

O que é uma autoavaliação de desempenho?

Durante a autoavaliação, o funcionário analisa a si próprio como profissional, levando em consideração pontos positivos e negativos. Dentro desse método, há um reconhecimento das qualidades e dos aspectos os quais o colaborador julga que precisam ser aprimorados.

A autoavaliação é um dos fatores de uma avaliação de desempenho, usada pelo gestor para compor uma análise final da colaboração do empregado durante o período.

Trata-se de uma ferramenta usada em grandes empresas e importante para o desenvolvimento profissional individual e também para o grupo.

Antes de continuar, aproveite para baixar nosso Guia Completo para Atração de Talentos.

Quais os benefícios da autoavaliação?

Muitas pessoas subestimam a autoavaliação, achando que o colaborador vai aumentar o próprio valor diante do gestor. Porém, é um exercício de autoconhecimento importante, que vai ajudar no crescimento genuíno do funcionário.

Alguns pontos positivos e negativos podem passar despercebidos durante a rotina de trabalho, muitas vezes porque não são necessários para a execução das tarefas.

Ao realizar a autoavaliação, o colaborador consegue refletir sobre seus sentimentos, atitudes e habilidades, tendo um caminho claro para a melhora. Trata-se de uma ferramenta muito usada em processos de coaching.

Além disso, a prática auxilia na construção da inteligência emocional e intrapessoal, na definição de metas realistas e na melhora da imagem profissional.

Para a empresa, a autoavaliação ajuda a compor a avaliação de desempenho feita pelo gestor. Com esse material os pontos levantados por ambas as partes são discutidos, chegando a um denominador comum que pode ser usado como guia para um plano de crescimento individual.

Ao adotar essa prática, a organização vai contar com uma equipe mais bem preparada e consciente de suas contribuições e limitações. Com isso, pode oferecer treinamentos mais direcionados e atingir melhores resultados.

Como fazer uma autoavaliação?

Para uma boa autoavaliação, o primeiro passo é uma reflexão sincera e direcionada da conduta profissional em vários aspectos, incluindo o comportamental e técnico.

A aplicação pode ser feita com questionários distribuídos pelo RH, nos quais são feitas perguntas sobre dificuldades do dia a dia, reconhecimentos, oportunidades, objetivos, percepção de espaço para melhorias etc.

Outra maneira de aplicar uma autoavaliação é usando a matriz SWOT, na qual são identificadas as forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

A partir das respostas, é possível definir ações para que esses aspectos sejam aprimorados, se possível com a definição de prazos. Por exemplo, se o profissional entende que o domínio em inglês é importante, ele pode se comprometer a começar a estudar o idioma a partir da data X.

O mais importante em uma autoavaliação de desempenho é responder às perguntas sem medo. Lembre-se que a autenticidade vai trazer bons resultados, porque abre possibilidades reais de desenvolvimento profissional.

Para saber mais sobre técnicas de recrutamento e gestão de pessoas, siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e Linkedin!

Rating: 4.5/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Indicadores de desempenho de RH: conheça os benefícios
Indicadores de desempenho de RH: conheça os benefícios

Toda organização é um organismo complexo. Há uma série de coisas acontecendo ao mesmo tempo e é preciso extrair ótimos resultados dos mínimos recursos. Nesse caso, contar com os benefícios  continue lendo »

Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?
Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?

Analisar o fit cultural de um candidato é uma prática que faz toda a diferença na hora de contratar. Isso, porque dentro dessa análise estão inseridos valores, ideais e objetivos  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados
Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Testes psicológicos: saiba o que são, os principais tipos e seus benefícios!
Testes psicológicos: saiba o que são, os principais tipos e seus benefícios!

Fazer uma contratação acertada não é tarefa fácil. É preciso identificar o profissional que, além das exigências técnicas, tenha características de comportamento condizentes com a cultura organizacional. Quer aproveitar o  continue lendo »

Conheça os 3 tipos de dinâmica de grupo mais criativos
Conheça os 3 tipos de dinâmica de grupo mais criativos

Trocas de segredos, dinâmica do desafio e entrosamento entre equipes estão entre os tipos de dinâmica de grupo mais criativos existentes. Elas servem para tornar o recrutamento mais efetivo e,  continue lendo »

3 exemplos de dinâmicas de grupo e seus benefícios na seleção!
3 exemplos de dinâmicas de grupo e seus benefícios na seleção!

Entrosamento, iniciativa e desafio são apenas alguns exemplos de dinâmicas de grupos. E os seus benefícios são diversos, podendo ser aplicados desde o momento do processo seletivo, até os períodos  continue lendo »