Como a avaliação por competências pode auxiliar no processo de R&S?

11 de setembro de 2018
Kenoby

A avaliação por competências se tornou mais uma ferramenta estratégica do RH. Isso porque as lideranças das empresas já perceberam que, para conquistar resultados diferenciados, precisam estar atentas às pessoas.

O sucesso de qualquer negócio está diretamente ligado às capacidades técnicas, conhecimentos e habilidades dos funcionários. Além disso, ter uma visão ampla do quadro de colaboradores é muito importante. Isso porque, só assim é possível assegurar um bom andamento dos processos e a sua qualidade.

Quer saber mais sobre esse tipo de avaliação e como ela pode ajudar no processo de R&S? Então, continue a leitura!

A avaliação por competências

É uma metodologia utilizada para aumentar a motivação e o engajamento do trabalhador. Ela proporciona para a empresa a chance de saber como seus profissionais desempenham suas atividades e como as potencialidades de cada indivíduo podem ser desenvolvidas.

Essa metodologia confere objetividade e transparência nos processos e oferece credibilidade para a organização. Tudo isso na medida em que diminui drasticamente as percepções subjetivas.

Essa avaliação é uma ferramenta de gestão de pessoas que faz uma análise sistemática do desempenho dos colaboradores em função das atividades que realizam. Além disso, analisa os resultados alcançados, os objetivos estabelecidos e o potencial de desenvolvimento de cada funcionário.

Nesse modelo de mensuração de resultados, é possível dizer que as competências devem ser observáveis na atuação do colaborador. A avaliação deve levar em consideração o desempenho anterior do profissional e dar a oportunidade dele se capacitar. Isso corrige desvios e define ações de desenvolvimento para o futuro.

Antes de continuar, aproveite e baixe agora o nosso guia para a criação de uma página de carreiras.

Maneiras em que a avaliação por competências pode auxiliar nos processos seletivos

A avaliação por competências ajuda os processos seletivos a partir da análise de questões técnicas e comportamentais dos candidatos.

As competências comportamentais estão relacionadas à postura e à visão de mundo dos candidatos. Elas devem avaliar a capacidade do profissional de trabalhar em equipe, o comprometimento com a empresa, o instinto de liderança e a postura ética.

O recrutador pode avaliar as competências de um candidato ao fazer perguntas e dinâmicas que incentivem o profissional a falar sobre as suas vivências. Esses processos auxiliam na formação do perfil comportamental a partir da visão de que o passado ajuda a entender melhor as reações futuras dos candidatos.

O objetivo é evidenciar como aquele profissional, além da formação técnica, age no seu cotidiano no trabalho. Assim, além das competências técnicas e comportamentais específicas, a avaliação também analisa outras competências que são consideradas fundamentais para todas as funções — como comunicação interpessoal, raciocínio lógico e resiliência.

Vantagens da avaliação por competências nos processos de R&S

Atualmente, esse tipo de avaliação tem espaço garantido nas organizações, já que por meio dela é possível reduzir as chances de uma seleção equivocada. Entre as vantagens da avaliação aplicada ao R&S se destacam:

  • mais objetividade nos processos de recrutamento e seleção;
  • parâmetros para uma avaliação do desempenho futuro;
  • maior adequação do profissional à empresa;
  • diminuição da rotatividade de pessoal e, consequentemente, maior produtividade.

Além disso, a avaliação ajuda os funcionários a alcançar as metas estabelecidas pela organização, bem como colabora para melhorar os chamados indicadores de RH.

Isso acontece porque, em vez de cobrar resultados e deixar que as pessoas busquem meios por conta própria, o modelo direciona a criação das condições para que os colaboradores entreguem o que se espera deles.

Vantagens da avaliação por competências nas empresas

Aumento da produtividade

Quando as competências do funcionário e as necessidades da empresa estão alinhadas, isso reflete em alto ganho de produtividade para a organização. Isso porque as pessoas terão o conhecimento, as habilidades e atitudes esperadas para a função.

Dessa forma, terão condições de empregar os recursos disponíveis e entregar para a companhia valores importantes para o seu desenvolvimento. Esse aumento no desempenho individual confere às empresas mais competências para atingir as metas, como o aumento das receitas e a busca pelo crescimento no mercado de atuação.

Superação de metas

Com o auxílio da avaliação, os funcionários terão as condições técnicas, comportamentais e relacionais requeridas para as tarefas das suas funções. Assim, se os objetivos e as metas forem adequadas aos cargos, a tendência é que a estratégia traçada pelo RH das empresas se concretize.

Além dessas vantagens, é possível destacar:

  • a identificação das necessidades de desenvolvimento da equipe em termos de treinamento e desenvolvimento;
  • o incentivo às políticas de RH para oferecer oportunidades de crescimento profissional, que estimulam a performance individual e coletiva, além de melhorar o relacionamento interpessoal;
  • o mapeamento do perfil dos colaboradores e dos aspectos que influenciam diretamente a vitalidade da empresa;
  • a agilidade nas ações de recrutamento recrutamento interno que permite a busca pelos profissionais certos e preparados para uma nova função dentro da organização.

Maneiras de implantar a avaliação por competências na empresa

Para fazer uma avaliação que traga resultados precisos, é necessário começar com um mapeamento das características necessárias para um bom desempenho dos processos e atividades da função. Você deve identificar quais competências técnicas, conceituais e interpessoais são de fundamental importância dentro de cada função.

As habilidades conceituais são referentes ao domínio de teorias e conceitos que suportam as atividades. Já as técnicas dizem respeito ao domínio dos instrumentos e métodos específicos de cada área. Por fim, as interpessoais estão relacionadas às competências de interação e comunicação eficaz.

Após o levantamento dessas informações, um perfil de cada colaborador é elaborado em relação a essas competências. É importante salientar que, a depender da função realizada pelo colaborador, algumas competências ganham maior relevância que outras. Portanto, é esperado que os profissionais avaliados tenham maior domínio delas.

Uma avaliação por competências também pode ser utilizada para analisar e fundamentar um planejamento de carreira, um sistema de reconhecimento e remuneração mais coerente. Além disso, ela pode auxiliar no recrutamento interno e nas recolocações. Ela torna possível ainda ter um conhecimento mais abrangente acerca das dificuldades da equipe. Isso permite mais assertividade nos programas de treinamento.

E aí, gostou do conteúdo deste post? Tem interesse em mais assuntos relacionados? Então, assine nossa newsletter para receber outros conteúdos tão relevantes como este diretamente na caixa de entrada do seu melhor e-mail!

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Recrutamento preditivo: como ele pode fazer a diferença?

Na corrida pela contratação dos melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho, as empresas investem cada vez mais em novas estratégias capazes de identificar e atrair os candidatos adequados. Uma  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »

Saiba como medir a estabilidade de um software de Recrutamento e Seleção

A tecnologia evolui, dia após dia, para auxiliar nas tarefas cotidianas tanto de empresas quanto de pessoas. Mas isso, de nada adianta se os softwares e serviços utilizados não forem  continue lendo »

Após recorde de vendas, 3º Kenoby Talks libera mais 200 ingressos para o maior evento de R&S do Brasil

Com a proposta de fomentar a troca de novas tendências e o networking, o Kenoby Talks chega em sua terceira edição e se consolida como o maior evento de Recrutamento  continue lendo »

Recrutamento misto: quais as suas vantagens e como aplicá-lo?

Abrir uma vaga de emprego é também disponibilizar uma oportunidade para a captação de um profissional talentoso. Porém, para que isso se torne real, é preciso entender quais são as  continue lendo »