Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa

15 de julho de 2019
Kenoby

Você conhece os benefícios do departamento pessoal para a sua empresa? Esse setor pode passar despercebido para alguns diretores e gerentes, mas assume um papel muito importante para o crescimento do negócio de maneira estruturada e sustentável.

A contratação de uma equipe apenas para cuidar do departamento pessoal, assim como a valorização desses profissionais, pode ser o ponto de virada na sua empresa, que além de ter menos erros e riscos de processos trabalhistas, pode desafogar o RH para que ele consiga exercer a sua função estratégica.

Ficou curioso? Entenda então neste post como esse departamento trabalha e de que maneira ele pode ajudar a sua organização!

O que é departamento pessoal?

O departamento pessoal, também conhecido como setor pessoal, é a área da empresa responsável pela gestão de funcionários e suas documentações. Além disso, fiscaliza o cumprimento das responsabilidades do negócio com os colaboradores.

Em outras palavras, é esse setor que cuida da parte burocrática em relação aos trabalhadores. Também é responsável pela emissão das guias necessárias para que a empresa esteja em regularidade com o governo federal e a legislação trabalhista.

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso guia de boas práticas do R&S!

Quais são as funções do DP dentro da organização?

Com a missão de gerenciar informações e papéis relacionados aos funcionários, fica a cargo do departamento pessoal uma série de tarefas rotineiras, mas importantes para o bom andamento da empresa. Destacamos abaixo as principais

Controle de ponto

O controle da frequência e pontualidade dos profissionais é importante para que o salário e as horas extras sejam pagos com justiça e coerência. Afinal, os atrasos e faltas não justificadas devem ser descontados.

Esse controle também é importante para entender se a organização enfrenta altas taxas de absenteísmo, um dos sintomas de problemas maiores, como turnover e dificuldade na retenção dos funcionários.

Contratação de profissionais

Também fica a cargo do DP todo o processo de contratação de novos funcionários, a organização de documentos e a realização dos registros nos livros da empresa.

As anotações na carteira profissional e a formalização dos contratos são outras tarefas pelas quais o departamento responde. O DP também cuida dos trâmites relacionados à demissão.

Representação junto à fiscalização

Toda empresa deve prestar contas sobre o recolhimento de impostos, como FGTS, a prestação de informações à previdência social, por meio do eSocial, as declarações da CIPA, entre outras adequações exigidas por lei.

Cabe ao departamento pessoal manter essa prestação em dia, disponibilizando as informações ao governo federal dentro do prazo estipulado.

Controle de férias

Fica a cargo do DP o controle das férias dos funcionários e a organização desse calendário, garantindo que todos terão direito ao benefício. O controle de férias é um ponto delicado de qualquer empresa, pois exige extrema organização para que essas licenças não atrapalhem o andamento dos processos internos.

Quais são os benefícios do departamento pessoal para a empresa?

A organização tem uma série de vantagens ao limitar um grupo para cuidar apenas das obrigações relacionadas ao departamento pessoal, tornando esse trabalho mais focado e eficiente. Conheça as principais.

1. Processo de admissão mais eficiente

Com pessoas especializadas e treinadas para cuidar do processo de admissão, ele é feito de maneira mais rápida e eficiente. Isso evita erros e faz com que o processo seja concluído no menor tempo possível.

Vale lembrar que, quando se trata de contratações em massa, o número de contratos, agendamentos de exames admissionais e anotações na carteira profissional é bem grande. Por isso, ter um departamento para cuidar de todos os detalhes é altamente recomendado.

2. Melhor controle da folha de ponto dos funcionários

O departamento pessoal também consegue ter um controle mais apurado da folha de pagamento dos funcionários.

Vale a pena instalar uma máquina de ponto para otimizar o processo. Depois, os responsáveis devem apenas cruzar os dados, organizando as informações para confeccionar a folha de ponto.

3. Processos trabalhistas mais bem organizados

Como o DP cuida para que toda a documentação esteja sempre em dia, os processos trabalhistas são muito mais organizados. A localização das provas necessárias é feita com mais rapidez e a empresa tem a tranquilidade de que todos os papéis que precisa para se defender em um processo estão disponíveis.

4. Férias dos colaboradores em dia

Por organizar as férias e as licenças dos funcionários, com um bom departamento pessoal, a empresa evita o acúmulo de férias, que podem gerar multas ou processos trabalhistas. Como vimos, o DP se responsabiliza por coordenar as datas e os prazos de férias de todos os funcionários, permitindo que tenham acesso a ao direito sem prejudicar ou desfalcar a equipe.

Como um DP pode ajudar a empresa a melhorar as estruturas internas?

Além da melhor organização dos direitos e dos documentos relacionados aos empregados, o departamento pessoal tem uma grande participação na construção de um RH mais estratégico e voltado para a valorização dos profissionais.

Isso porque o Recursos Humanos acaba acumulando funções em boa parte das empresas, sobrecarregando a equipe. Nesse cenário, não é possível cuidar de nenhum setor com a atenção necessária.

A partir do momento em que o departamento pessoal assume a responsabilidade sobre as tarefas mais burocráticas, o RH consegue se dedicar à gestão de pessoas. Por conseguinte, pode avaliar as condições de trabalho, o índice de satisfação dos profissionais, a qualidade do clima organizacional, entre outros aspectos.

Com isso, a organização consegue desenvolver um ambiente positivo e engajador, alcançando metas e fazendo com que os colaboradores “vistam a camisa da empresa”. Esse nível de motivação é indispensável para o crescimento das atividades e para a qualidade no atendimento aos consumidores.

Lembre-se de que o departamento pessoal tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento corporativo, mesmo que não lide diretamente com as tomadas de decisão no negócio.

Agora que você já conhece 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa e entendeu como esse setor é importante para o crescimento corporativo, que tal pensar em como otimizar o trabalho desses funcionários? Ou até mesmo criar um setor apenas para cuidar das obrigações de DP da sua empresa?

Gostou do artigo? Aproveite para entender melhor o conceito de gestão de pessoas e saiba como planejar estratégias de valorização dos seus funcionários. Boa leitura!

A Kenoby é um software de recrutamento e seleção que está revolucionando a forma como as empresas contratam. Para saber mais, agende uma conversa com um de nossos especialistas em R&S!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções
Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções

O que é departamento pessoal (DP) é a resposta que todo profissional da área deve ter na ponta da língua. Afinal, as rotinas do setor contemplam atividades de extrema relevância para  continue lendo »

7 funções do departamento pessoal que você precisa conhecer
7 funções do departamento pessoal que você precisa conhecer

O setor de recursos humanos é crucial para o sucesso das organizações. Ele é comumente associado a atividades estratégicas, como a atração de gente talentosa, mas também conta com tarefas mais burocráticas, chamadas  continue lendo »

Capital humano: um guia completo e definitivo para você saber tudo!
Capital humano: um guia completo e definitivo para você saber tudo!

O capital humano é o responsável por conduzir as atividades dentro de uma organização. Sendo suas atividades bem conduzidas, são capazes de levar a empresa à sua máxima eficiência, elevando o  continue lendo »

Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças
Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças

Você já deve ter ouvido falar sobre a psicologia do trabalho e a psicologia organizacional, mas sabe o que difere esses dois termos? Pois é, apesar de uma complementar a  continue lendo »

Recursos humanos e liderança: aprenda como unir os dois em 6 dicas!
Recursos humanos e liderança: aprenda como unir os dois em 6 dicas!

Unir recursos humanos e liderança é uma estratégia importante para promover melhores resultados no negócio. O RH pode auxiliar os líderes na maximização de potencialidades e na construção de estratégias  continue lendo »

Descubra o que é o teste comportamental e quais  seus benefícios
Descubra o que é o teste comportamental e quais seus benefícios

Por muito tempo, apenas a competência técnica dos colaboradores importava. Saber apertar um parafuso ou mexer no computador era suficiente à contratação. Mas tudo mudou! Hoje é preciso realizar um teste  continue lendo »