Busca Booleana: inteligência na utilização das ferramentas de pesquisa

2 de maio de 2017
Mauricio Ghisserman

Em 2013 foi calculado que no Google são feitas mais de 450 milhões de buscas inéditas diárias. Por isso, fazer uma pesquisa sem utilizar métodos “avançados” nos leva a resultados menos precisos e com um número muito grande de páginas. 

O LinkedIn possui mais de 25 milhões de perfis no Brasil, um número que cresce a cada ano. Utilizá-lo para recrutar os melhores profissionais do mercado parece difícil, tendo em vista o número de pessoas que possuem cadastro nesta rede social.

Como solução para estas questões, utilizamos uma técnica de pesquisa avançada chamada: Busca BooleanaNesse post vamos entender o que é a Busca Booleana, a sua importância e, o mais importante de tudo, como utilizá-la!

O que é Busca Booleana?

Antes de falarmos sobre a Busca Booleana, é interessante sabermos a sua origem e, mais que isso, o motivo pela qual ela existe. Na metade do século 19 o matemático inglês George Boole criou a “Lógica Booleana”, com o objetivo de combinar e excluir certos conceitos quando fossem buscados em bases de dados. Essa lógica usada por matemáticos, foi evoluída e passou a estar presente em desde a programação por trás dos videogames até simples mecanismos de busca como o Google e o Linkedin.

O nome “Busca Booleana” (ou “Pesquisa Booleana”) nos leva a pensar sobre uma técnica complicada e difícil de ser utilizada, o oposto do objetivo pelo qual ela foi criada. Para desmentir essa fama, é importante você saber que já usou e, com certeza ainda usa, a busca booleana. Todas as vezes que procuramos algo no Google, estamos implicitamente utilizando os buscadores booleanos de forma automática. Mas afinal, como utilizar essa técnica?

Já que muitas pessoas desconhecem a Pesquisa Booleana, quase todas as buscas realizadas no Google são feitas digitando uma simples palavra ou frase. O resultado disso são inúmeras páginas em milhares de sites. Para evitar um resultado impreciso, é necessário utilizar os operadores da Busca Booleana. Assim, o Google pode entender exatamente o que você está procurando e lhe oferecer um resultado mais eficiente.

Conheça os operadores da Busca Booleana

Com a Busca Booleana é possível combinar palavras-chave usando os operadores AND, OR e NOT (E, OU e NÃO em português, respectivamente) para limitar, esconder ou definir a sua pesquisa. O que o Google faz para você, é automaticamente colocar o “AND” na sua pesquisa, fazendo com que você só precise escrever as palavras da frase que você está buscando. Por exemplo, quando você busca o nome “Michael Jackson” no Google, há um uso implícito do operador “AND” para combinar as duas palavras. Neste caso, ficaria assim: “Michael AND Jackson”. Observe que o operador foi escrito utilizando letras maiúsculas.

Adição: AND

Esse operador é inclusivo e, portanto, limita a sua pesquisa. Ele deve ser usado para direcionar as palavras que você quer e, obrigatoriamente, têm que conter na sua pesquisa.

Por Exemplo: computador AND sony

Na maior parte dos mecanismos de busca, quando você não utiliza nenhum operador, está implícito o “AND”.

Por Exemplo: computador sony

Alternativa: OR

O operador “OR” oferece uma inclusão flexível, ou seja, ele aumenta os resultados da sua pesquisa. Muitas pessoas pensam que esse operador irá retornar apenas um resultado entre as opções listadas. Na verdade, ele retornará todos os resultados que contenham pelo menos uma das palavras-chave especificadas.

Por exemplo: computador OR celular

Negação: NOT

A palavra-chave “NOT” é excludente, e, portanto, nenhum dos resultados conterão esse(s) termo(s). Para melhorar ainda mais a sua busca, você pode utilizá-lo junto com o AND.

Por Exemplo: computador AND NOT sony

Agrupamento: ( )

O parênteses é utilizado para agrupar um conjunto de condições, dando mais complexidade para a sua busca, principalmente quando precisamos utilizar o operador OR.

Por Exemplo: computador AND (sony OR samsung OR lenovo)

Palavras compostas: “ “

Em casos onde o termo buscado é composto por mais de uma palavra, é possível utilizar as aspas para agrupá-lo.

Por Exemplo: “memória para computador”


A tecnologia da Busca Booleana é um dos conceitos fundamentais por debaixo de buscadores modernos como o Google. Mesmo que não percebamos, estamos aproveitando essa tecnologia de maneira simples quase sempre que realizamos uma simples busca na internet. Entender o processo e saber utilizar os operadores da pesquisa booleana dará a você o conhecimento necessário para tornar as suas pesquisas muito mais eficientes.

Quer saber como utilizar a Busca Booleana para encontrar os melhores candidatos no LinkedIn? Acesse este post e entenda mais sobre este assunto.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Guia prático: como fazer pesquisas no Linkedin como um profissional (Parte 1)

Buscar candidatos passivos é uma tarefa importante dentro de recrutamento e seleção. O Linkedin como principal rede social profissional é uma ótima fonte de informação para encontrar os candidatos perfeitos.  continue lendo »

Guia prático: como fazer pesquisas no Linkedin como um profissional (Parte 2)

Em nosso último post, abordamos como podemos utilizar a pesquisa avançada do Linkedin para alcançar mais potenciais candidatos para sua vaga. Neste post, vamos continuar com o exemplo da busca  continue lendo »

Como utilizar a Pesquisa Booleana para encontrar profissionais no LinkedIn

Em alguns casos, a divulgação comum das vagas em aberto não é suficiente para atrair os melhores candidatos para a posição. Por isso, existem estratégias que visam facilitar a busca  continue lendo »