Conheça os canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

26 de Maio de 2017
Kenoby

Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para o preenchimento de vagas em aberto na empresa. No entanto, encontrar pessoas com o perfil ideal para cada cargo não é uma tarefa tão simples quanto parece em um primeiro momento.

Para ter maior sucesso no preenchimento das vagas, deve-se pensar cautelosamente na forma como elas são divulgadas. Entende-se, portanto, que os canais de divulgação são muito importantes e têm um papel fundamental no processo de recrutamento e seleção. Além disso, também é importante que a sua marca seja vista como uma companhia empregadora.

Aumentando a atratividade das vagas em aberto

Independentemente do canal ou mídia que você escolher para divulgar as vagas de emprego da sua empresa, deve-se sempre pensar em fazer o anúncio de forma atrativa.

Para isso, é necessário criar um job description completo, seguindo a cultura da sua empresa, escrito com transparência e com um discurso que desperte o interesse do seu publico-alvo. Para saber como criar uma descrição de vaga atraente, clique aqui e acessar o passo a passo que preparamos.

A ideia é que, com o job description completo, apenas pessoas que realmente se encaixem no perfil procurado enviem currículos, evitando, assim, a perda de tempo na realização de entrevistas ou outras formas de processo seletivo.

Escolhendo os melhores canais para divulgar vagas

Existem diversos meios que podem ser utilizados para divulgar uma vaga de emprego. Elas vão desde as mídias mais tradicionais — como os jornais impressos e as emissoras de rádio locais —, até outros mais modernos e sofisticados, como os portais de vagas e as mídias sociais.

Dentro desse contexto, destacamos os canais que mais  utilizados pelas empresas para a divulgação de vagas. São eles:​

1. Banco de talentos

Mesmo que um candidato não seja selecionado para uma vaga, é possível perceber se ele é um talento para futuras oportunidades. A partir disso, é possível manter um banco de talentos atualizado com candidatos potenciais, para ganhar tempo na reposição de vagas posteriormente.

Tendo um banco com os talentos que interessam a empresa, basta enviar um e-mail recorrente para estes profissionais, divulgando as vagas em aberto. Esta é uma estratégia simples e muito eficaz para atrair os candidatos para o processo seletivo.

2. Portais de vagas

Existem diversos portais na internet que trabalham com a divulgação de vagas. Eles podem ser uma boa ideia para divulgar as oportunidades, pois têm grande alcance e são muito acessados pelas pessoas que buscam por emprego.

Geralmente, esses portais cobram valores que podem variar de acordo com o número de vagas que serão divulgadas por determinado período.

3. Mídias sociais

As mídias sociais, como o LinkedIn e o Facebook, também são cada vez mais utilizadas para divulgar vagas, principalmente por serem uma alternativa simples e barata.

LinkedIn se destaca por ser uma mídia social voltada totalmente para fins profissionais. Já o Facebook, por sua vez, apresenta o diferencial de ter grupos segmentados por área: se você procura um profissional de marketing, por exemplo, pode publicar a vaga em um grupo específico de profissionais desse campo de atuação.

Agora que você já conhece os principais canais para divulgar as vagas em aberto da sua empresa, que tal nos seguir nas mídias sociais e receber mais dicas como essa? Nós estamos no Facebook e no LinkedIn. Nos vemos lá!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Hunting: Tire todas as suas dúvidas sobre esse tema

Encontrar a pessoa ideal para ocupar um cargo não é tarefa fácil. Há uma série de habilidades e competências que precisam ser preenchidas, além de aspectos relacionados à cultura organizacional. Apesar  continue lendo »

As principais ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas

Encontrar e contratar os melhores profissionais é uma importante tarefa para o RH, por isso é necessário conhecer as ferramentas de recrutamento e seleção. Desse modo, é possível otimizar todo  continue lendo »

Site de empregos: como escolher o melhor portal para divulgar a sua vaga

Atualmente, o grande desafio das empresas é encontrar o profissional ideal para ocupar uma função disponível em seu ambiente interno. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso anunciar as vagas  continue lendo »

Geração Z: Quem são, como eles pensam e como chegar até eles?

Uma nova sucessão de pessoas começa a entrar no mercado de trabalho. Com um comportamento totalmente diferente, a geração Z desponta no cenário profissional, capaz de gerar mudanças e revolucionar  continue lendo »

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

Mensurar os resultados da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso existem alguns indicadores que visam simplificar esse processo de avaliação de resultados. É o caso do Full  continue lendo »