Software de Recrutamento: o que o vendedor não te fala

15 de dezembro de 2015
Eduarto Miyamoto

Características essenciais de um Software de Recrutamento que ninguém anuncia

Na hora de buscar uma solução tecnológica para sua área de Recrutamento e Seleção ou outra área de RH, muito se fala sobre funcionalidades como importação de dados, integração, automatização do Recrutamento e Seleção. Contudo, há pontos técnicos fundamentais para um bom funcionamento do Software que costumam passar desapercebidos no momento da escolha da melhor ferramenta.

Para ter certeza que você está realizando a melhor escolha para sua empresa e todos que irão usar o novo Sistema de Recrutamento e Seleção, alguns pontos valem a pena ser observados. Um Software de Recrutamento deve ser uma solução e não um novo problema em sua empresa.

Velocidade

Você está contratando um Software de Recrutamento para que ele dê velocidade para seu time de recrutadores. Um bom software deve ser leve o suficiente para que os dados sejam rapidamente inseridos, analisados e disponibilizados. Lentidão no sistema reduz o engajamento de seus usuários, comprometendo o objetivo de implementação da solução.

O que perguntar sobre a velocidade do sistema:

  • Em quantos segundos as páginas são abertas?
  • Como é garantida a velocidade do sistema como um todo?

Serviço de Atendimento ao Cliente

Ter um serviço de atendimento ágil e eficaz é extremamente importante em seu dia a dia. Com os prazos apertados dentro de Recrutamento e Seleção, a demora na solução de um problema técnico pode representar o atraso no preenchimento da vaga e todos os custos que dele decorrem.

O que perguntar sobre o Atendimento ao Cliente:

  • Qual o processo para a solução de um caso de Atendimento?
  • Quanto tempo demora para obter uma resposta do chamado?

Facilidade de implementação

Nada mais frustante do que ter de esperar impacientemente por uma solução. Faça uma análise da complexidade de implementação do novo software. Sistemas de dificil implementação são, geralmente, também de dificil atualização e manutenção, requerendo, às vezes, pessoas especializadas in-house para a manutenção do sistema.

O que perguntar sobre a implementação:

  • Em quanto tempo o sistema estará funcionando devidamente implementado?
  • Quais os recursos necessários para a implementação? Por exemplo, servidor, espaço em banco de dados, pessoas especializadas em sistemas. Tenha certeza que você está incluindo todos os recursos na hora de calcular o custo de uma solução.

Segurança dos dados

Em qualquer sistema, a segurança da informação armazenada é muito sensível. O software que você escolher deverá ter mecanismos de segurança com a finalidade de manter a integridade dos dados e garantir a sua confidencialidade. Você não irá querer o desprazer de descobrir que seus dados foram perdidos ou pessoas não autorizadas estão acessando informações sobre seus processos seletivos.

O que perguntar sobre segurança da informação:

  • Como funcionam os sistemas de back-up das informações?
  • Onde ficam guardados os dados dos processos de recrutamento e seleção e dos candidatos?
  • Quais as medidas de segurança são tomadas?

Agilidade no desenvolvimento e atualização

Um sistema exige melhorias constantes, adequando-se às novas tecnologias e as novas formas de recrutar e selecionar candidatos. Pense em quantas versões passaram os sistemas operacionais nos últimos 10 anos, se adaptando para o mundo web e o mundo mobile. Um bom Software de Recrutamento está sempre buscando introduzir novas funcionalidades para melhorar a forma como sua empresa recruta e seleciona candidatos.

O que perguntar sobre agilidade no desenvolvimento:

  • Quais foram as últimas funcionalidades incluídas no sistema de recrutamento?
  • Como o sistema é atualizado em minha empresa?
  • Há custo adicional nas atualizações?

Flexibilidade do sistema

Ao escolher um Software de Recrutamento e Seleção, tenha certeza de que a implementação será adaptar o sistema à forma como sua empresa recruta e não adaptar seu recrutamento ao sistema contratado.

O que perguntar sobre flexibilidade do sistema:

  • Como customizo as fases de meus processos seletivos no sistema? Ele permite fases específicas para algumas vagas?
  • Como crio campos específicos do meu negócio? Eu consigo visualizar estas informações em Dashboards?

Visão de futuro da solução

Sua empresa possui uma visão para Recrutamento e Seleção e é importante que a solução tecnológica compartilhe a mesma visão. Buscando os mesmos objetivos, você tem a certeza de que sistema sempre atenderá às suas necessidades.

O que perguntar sobre visão de recrutamento:

  • Como seu software vê o recrutamento no futuro?
  • Quais funcionalidades vocês projetam para minha empresa recrutar melhor?
No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »

Saiba como medir a estabilidade de um software de Recrutamento e Seleção

A tecnologia evolui, dia após dia, para auxiliar nas tarefas cotidianas tanto de empresas quanto de pessoas. Mas isso, de nada adianta se os softwares e serviços utilizados não forem  continue lendo »

Após recorde de vendas, 3º Kenoby Talks libera mais 200 ingressos para o maior evento de R&S do Brasil

Com a proposta de fomentar a troca de novas tendências e o networking, o Kenoby Talks chega em sua terceira edição e se consolida como o maior evento de Recrutamento  continue lendo »

Recrutamento misto: quais as suas vantagens e como aplicá-lo?

Abrir uma vaga de emprego é também disponibilizar uma oportunidade para a captação de um profissional talentoso. Porém, para que isso se torne real, é preciso entender quais são as  continue lendo »

Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com  continue lendo »