Descubra o que é carreira em Y e quais suas vantagens

27 de julho de 2018
Kenoby

A ascensão na carreira permite ao trabalhador ter uma melhor remuneração, acesso a mais benefícios e prestígio na corporação. No modelo tradicional, o membro da equipe que se destaca pode progredir e ocupar cargos de gerência com cada vez mais poder dentro da empresa e que demandam um papel de liderança. A carreira em Y é um modelo de crescimento profissional alternativo.

Essa proposta tem um surgimento recente e busca oferecer condições de desenvolvimento para aqueles que não têm o perfil de líder, mas possuem grande competência técnica na área de atuação.

O “Y” significa que o colaborador, ao receber uma promoção, tem a opção de seguir dois caminhos, que são um cargo de gestão ou o papel de especialista na área. O objetivo dessa proposta alternativa de trajetória é oferecer espaços de promoção que não são de gestão. Isso porque há uma série de funcionários que possuem alta competência técnica, se destacam na empresa, mas não apresentam perfil de liderança.

Quer saber mais sobre a carreira em Y? Confira o nosso post e entenda!

Quais são os caminhos que a carreira em Y permite seguir?

carreira em Y oferece a possibilidade de ascensão em duas vertentes, que são a gestão e a especialização. Na gestão, o profissional segue a linha convencional de desenvolvimento na trajetória. É necessário ter habilidade de análise, capacidade de realizar planejamentos estratégicos e ter um perfil voltado para liderança.

Assim, é importante que esse colaborador tenha talento para se relacionar com pessoas e seja capaz de incentivar, motivar e ajudar a equipe a liberar o potencial dela.

Na especialização, o colaborador precisa ter um perfil investigativo e ser hábil para solucionar problemas e inovar. É fundamental deter alto nível de conhecimento técnico na área ou no assunto e possuir foco para o desempenho das tarefas. Um elemento interessante é que ele possui mais autonomia no empreendimento, o que é bastante positivo para o funcionário.

Ou seja, se a pessoa apresenta um comportamento mais proativo, engajado, participativo, comunicativo e com facilidade em relações interpessoais, a opção pela gestão pode ser muito promissora. Já para quem tem um maior interesse na área de conhecimento, gosta de resolver desafios e inovar, a especialização é uma excelente alternativa.

Quais são as vantagens de estimular a carreira em Y na empresa?

A carreira em Y oferece uma série de vantagens para os profissionais e para o empreendimento! Acompanhe mais a seguir!

Colocação de pessoas em papéis em que elas têm mais habilidade

Nem todas as pessoas possuem um perfil de liderança, não é mesmo? No modelo mais convencional, a única forma de crescimento na empresa é por meio da ocupação de cargos de gerência, com uma hierarquia cada vez mais elevada. Isso é desestimulante para trabalhadores que não detêm as características exigidas para exercer um papel de comando.

Muitas vezes o profissional tem um alto nível de capacitação na área, com já muitos anos de experiência no cargo, mas nada de características como a capacidade de contagiar a equipe, de planejar medidas em nível macro e de gerenciar.

A carreira em Y oferece uma alternativa de ascensão para perfis mais introspectivos, focados em pesquisas e inovação. Dessa forma, a empresa consegue alocar as pessoas em papéis em que elas têm mais habilidade.

Maior atratividade e redução da rotatividade

A carreira em Y promove uma imagem positiva da empresa, mostrando que ela se abre para diferentes possibilidades. Afinal, variados perfis de profissionais podem ascender em cargos que combinam com suas competências e seus talentos. Assim, a corporação se torna mais atrativa para os colaboradores.

Isso é um dos fatores que fortalece a marca empregadora. Para conhecer mais sobre esse tema e aprender mais formas de fortalecimento, faça o download gratuito do Manual para desenvolver a marca empregadora.

Como um campo maior de habilidades é contemplado com a chance de evolução para cargos mais elevados, a satisfação com o emprego aumenta. Isso reduz a rotatividade, pois evita que os empregados passem a ocupar cargos com os quais não se identificam.

Aprimoramento das competências

Na carreira em Y, os colaboradores que se destacam têm a oportunidade de exercer papéis que estão ligados às suas principais competências. Nas práticas corporativas, esses profissionais têm a possibilidade de exercitar suas habilidades.

Quanto mais um talento é enfatizado e colocado em prática, mais ele se desenvolve. Dessa forma, os especialistas, que já detêm uma ampla gama de conhecimentos, podem manter suas competências em aprimoramento contínuo. A rotina de trabalho favorece a ampliação dos saberes e o aprofundamento no entendimento já adquirido.

Aumento da produtividade

Quando o profissional tem a oportunidade de desempenhar as tarefas nas quais têm mais aptidão, ele se sai muito melhor. O colaborador produz com mais facilidade e, com isso, consegue realizar um volume maior de trabalho em menos tempo. Ele é mais capaz de pensar em soluções e estratégias para resolver problemas.

Além disso, quando o empregado está em um cargo compatível com seu perfil, ele também tem mais motivação, disposição e talento para a realização de pesquisas e para o desenvolvimento de inovações. Com isso, o funcionário se destaca em suas funções e traz bons resultados para a corporação.

Respeito às diferenças

Em uma corporação, há uma série de colaboradores com personalidades variadas e aptidões distintas. Toda pessoa deseja ser aceita no meio de trabalho, com as suas particularidades e talentos.

A carreira em Y permite que as diferenças sejam respeitadas. Cada um é valorizado na sua singularidade e a chance de crescimento envolve tanto pessoas com perfil de líder quanto indivíduos com uma maior tendência para a especialização. Isso promove bem-estar na equipe e incentiva a valorização mútua por parte dos funcionários.

Aumento das oportunidades para especialistas no mercado

O mercado está carente de especialistas. Porém, nas épocas de crise, esses profissionais são altamente procurados, pois as empresas realizam muitas pesquisas e buscam fazer inovações. Afinal, investir em diferentes alternativas é a principal solução para o enfrentamento de problemas financeiros no cenário econômico.

Com a carreira em Y, há mais oportunidades para quem tem especialização em uma área. A chance de ascensão valoriza a trajetória do funcionário e permite que ele tenha acesso a prestígio, benefícios e uma melhor remuneração.

A carreira em Y é uma alternativa extremamente benéfica para os trabalhadores e para as corporações. Ela permite a valorização da diversidade de perfis profissionais e promove um aumento da capacidade de enfrentamento de problemas na organização.

Com essa alternativa, o colaborador pode ter mais perspectivas de crescimento na trajetória de trabalho, seguindo o viés que mais se relaciona com suas habilidades e capacidades. E então? Gostou de saber quais são as vantagens da carreira em Y? Aproveite e deixe o seu comentário!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema
Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

O treinamento e desenvolvimento é uma das atividades mais importantes nos processos de recrutamento de profissionais nas empresas. Essa etapa é considerada fundamental para garantir o aprimoramento dos colaboradores, bem como a  continue lendo »

Absenteísmo: como solucionar este grande problema?
Absenteísmo: como solucionar este grande problema?

Absenteísmo é o nome dado à prática de se abster do trabalho, ou melhor, estar afastado das atividades diárias. As causas para isso são diversas, incluindo faltas por doenças ou  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo
Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

Na hora de contratar um novo profissional, é importante ir além das competências técnicas. Isso significa que é essencial contar também com ferramentas validadas e eficientes para avaliar traços individuais  continue lendo »

Modelos de gestão por competências: conheça os 3 principais tipos
Modelos de gestão por competências: conheça os 3 principais tipos

Empresas bem-sucedidas entendem a relevância da gestão por competências para um melhor aproveitamento do capital humano e resultados mais satisfatórios. Entretanto, é importante ir além desse reconhecimento, compreendendo os modelos  continue lendo »

Afinal, como fazer gestão por competências na empresa?
Afinal, como fazer gestão por competências na empresa?

Há muitas maneiras de fazer gestão de pessoas. Você pode contratar alguém por afinidade ou indicação de um amigo, por exemplo, o que não é uma boa ideia. Outra possibilidade  continue lendo »

Gestão de pessoas: saiba como fazer e mensure os seus resultados
Gestão de pessoas: saiba como fazer e mensure os seus resultados

A gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que visam potencializar o capital humano, além de administrar e potencializar seus recursos dentro das empresas. Não é  continue lendo »