Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional

1 de setembro de 2019
Kenoby

O coaching passou a atuar mais recentemente nas empresas como um importante suporte para a psicologia organizacional. A prática apoia o setor de Recursos Humanos principalmente na parte de treinamento ou desenvolvimento de equipes e, em especial, na capacitação da liderança.

Enquanto a psicologia organizacional estuda a empresa em diferentes aspectos, integrando pessoas e recursos que possibilitam seu funcionamento, o coaching atua no reforço da autoestima, das competências e das habilidades do coachee (cliente). Isso leva ao seu desempenho e desenvolvimento, seja profissional ou em qualquer outra esfera da vida.

Assim, embora a psicologia organizacional e o coaching sejam áreas distintas, como veremos a seguir, elas se complementam e podem oferecer importantes contribuições para o capital humano nas empresas por meio de testes e avaliações online.

Para saber mais sobre o assunto, inscreva-se agora no nosso webinário sobre testes online!

Webinário: Testes Online


O que é coaching, afinal?

Apesar da grande expansão nos últimos anos, o coaching pode ser considerado uma área do conhecimento bastante recente. Por isso, existem algumas confusões sobre como a metodologia funciona, sobretudo em comparação à psicologia organizacional e às psicoterapias.

Trata-se de uma metodologia que envolve uma série de recursos. São utilizados conhecimentos e técnicas de várias ciências, como:

O processo de coaching tem por objetivo levar o coachee à conquista de resultados esperados em qualquer contexto, seja na vida profissional, financeira, pessoal, espiritual ou familiar. Por isso mesmo, ele tem sido muito procurado por empresas e pessoas interessadas em melhorar sua performance.

A formação em coach (treinador/condutor) é oferecida por diversas instituições no país, sendo algumas credenciadas internacionalmente e outras não.

Do que se trata e como é a atuação da psicologia organizacional nas empresas?

A psicologia organizacional se dedica ao estudo da empresa e de seus fenômenos psicológicos, com o objetivo de levar soluções aos problemas relacionados à gestão de pessoas.

Assim, a área busca manter um bom ambiente profissional, oferecendo condições favoráveis ao trabalho e ao desenvolvimento do capital humano. Consequentemente, fica mais viável alcançar os objetivos da companhia.

A psicologia organizacional tem como foco de atuação as áreas a seguir.

Recrutamento e seleção

Atua com técnicas e métodos que otimizam os processos de recrutamento e seleção, com o objetivo de encontrar os melhores talentos no mercado.

Análise de cargos e salários

São feitas a formulação e a revisão regular dos níveis de senioridade dos funcionários, a fim de enquadrá-los em funções e salários mais alinhados ao potencial de cada um.

Gestão do clima organizacional e aplicação de testes comportamentais

A gestão do clima organizacional se refere à aplicação de pesquisas de avaliação de clima dentro da empresa. Já os testes comportamentais têm o objetivo de avaliar os colaboradores de forma periódica, para mapear o comportamento e o desenvolvimento que apresentam dentro da organização.

Avaliação de desempenho e performance

avaliação de desempenho é feita em períodos regulares e determinados, tendo como objetivo oferecer feedbacks para os colaboradores. Esse sistema de análise deve conter a autoavaliação e a avaliação da gestão, além de traçar metas e planos para o futuro profissional do colaborador.

Gestão de conflitos, treinamento e desenvolvimento

Trata-se de compreender as questões que circundam o ambiente organizacional e encontrar a melhor maneira de resolver.

O psicólogo organizacional administra as questões referentes ao treinamento e desenvolvimento, realizando também as capacitações quando necessário. Ele organiza ciclos de palestras entre diferentes áreas, treinamento in company e workshops ou outras iniciativas.

Promoção da qualidade de vida no trabalho

Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão entre as ações da psicologia organizacional que têm como objetivo estimular um convívio agradável e saudável.

Agora que você já sabe o que é coaching e psicologia organizacional, confira a diferença entre as áreas a seguir.

Qual é a diferença entre psicologia organizacional e coaching?

É comum que as pessoas ainda confundam o trabalho da psicologia organizacional com o coaching. Veja os principais pontos de distinção abaixo!

Formações distintas

Enquanto a psicologia organizacional é conduzida por um profissional formado em Psicologia, o coach (profissional de coaching) pode vir de qualquer formação, desde que tenha especialização na área de coaching.

Atuações complementares

A diferença é que a psicologia organizacional atua integrando processos, pessoas e recursos, já o coach trabalha na parte de motivação pessoal e profissional dos funcionários. É oferecido apoio ao desenvolvimento de objetivos pessoais e profissionais do colaborador, com o uso de metodologias específicas de coaching.

Para tanto, emprega-se um apanhado de técnicas que envolvem neurociência, gestão de pessoas, planejamento estratégico e outros conhecimentos, como já citamos.

Impactos positivos da união das duas áreas

Coaching e psicologia organizacional são áreas muito próximas dentro das empresas. Quando bem conduzidas pelos profissionais, essas funções se complementam e são capazes de alcançar importantes diferenciais competitivos para a companhia, por meio do melhor preparo da equipe de colaboradores.

Como o profissional coach trabalha no ambiente organizacional?

A metodologia do coaching tem foco nas ações do presente e do futuro, sem cunho terapêutico (ou seja: não é um tratamento). Por isso, o processo tende a ser mais rápido, muitas vezes com tempo já predeterminado entre cliente e coach.

O processo busca elevar qualidades como a liderança, a comunicação, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nesse contexto, o coaching vem ganhando espaço dentro das organizações, devido aos resultados proporcionados em um curto espaço de tempo.

A prática auxilia a liderança principalmente em processos que exijam o máximo de suas capacidades. Para um resultado efetivo, a aplicação do coaching deve ser feita de forma correta e conduzida por profissionais capacitados para tanto.

Muito utilizado em treinamentos de desenvolvimento de habilidades e competências específicas, o coaching surge como mais um suporte para as ações de psicologia organizacional.

Nesse sentido, as áreas não são concorrentes. Cada uma tem seus papéis bem definidos — mas, juntas, elas podem maximizar o desempenho individual ou coletivo dos colaboradores. Isso leva a organização a patamares mais elevados de produtividade e desempenho, contribuindo para o alcance de suas metas.

Se você gostou deste artigo sobre a atuação do coaching no ambiente organizacional, deixe seu comentário para que possamos conversar mais sobre o tema!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?
O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?

Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema leva para as companhias importantes diferenciais competitivos, principalmente quando o  continue lendo »

Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto
Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto

Um dos principais ativos de uma empresa é o seu corpo de profissionais. Da mesma forma que existem regras que regulamentam os processos comerciais e até de produção, também existem  continue lendo »

Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa
Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa

O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias, solucionando dúvidas, apresentando a empresa e instruindo-o em relação às  continue lendo »

Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento
Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento

Muitos profissionais de RH buscam integrar a avaliação por competências às práticas dos departamentos em que atuam. Afinal, em diversas situações, a simples análise dos resultados não traduz a contribuição  continue lendo »

Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente
Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente

A correta gestão de recursos humanos garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso dos negócios. Não por acaso, organizações com boas práticas de  continue lendo »

Recursos humanos e recrutamento: descubra 7 melhores práticas
Recursos humanos e recrutamento: descubra 7 melhores práticas

A gestão de recursos humanos é crucial aos negócios, pois permite direcionar pessoas com acerto. Pesquisas mostram que empresas com boas práticas de RH são 51% mais competitivas, em média.  continue lendo »