Employer branding: como aplicar esse conceito?

26 de Maio de 2017
Kenoby

O employer branding é uma estratégia cada vez mais usada, especialmente pelas grandes companhias do mercado. Com ela, é possível atrair gente realmente talentosa para compor o quadro de funcionários e, então, formar times de alto desempenho.

É possível dizer que esse conceito traz uma união do RH com o departamento de marketing da companhia, objetivando otimizar a reputação da empresa como uma marca empregadora. Quer saber mais? Continue lendo o post que criamos sobre o assunto!

O que é marca empregadora ou employer branding?

O processo de recrutamento e seleção de pessoas nunca foi fácil, especialmente quando se deseja encontrar profissionais acima da média. Por isso, as companhias investem cada vez mais no conceito de employer branding, ou melhor, na construção de uma marca empregadora. Dessa forma, a companhia se torna um grande imã de profissionais estratégicos, inovadores e proativos.

Existem outros benefícios que evidenciam a eficiência do employer branding. Com ele, a empresa economiza tempo e dinheiro no processo de contratação, além de otimizar uma série de outros indicadores-chave de desempenho.

Para saber mais sobre marca empregadora, clique aqui e leia o nosso post.

Passo a passo para impulsionar o Employer Branding

Toda empresa possui uma imagem empregadora no mercado, seja ela forte ou fraca. Então, é importante saber como impulsionar essa marca, tornando-a mais atraente para os profissionais acima de média. Conheça o passo a passo:

1. Conheça a cultura da sua empresa

A cultura é o conjunto dos hábitos, crenças e valores internos que norteiam a forma como os profissionais pensam e agem. Estabeleça o foco da sua cultura (clientes finais, funcionários, produtividade, inovação, etc) e compartilhe-a no processo seletivo. É uma excelente estratégia para atrair profissionais que possuam valores parecidos com o da sua empresa.

Através da cultura, também será possível descobrir a forma com que a empresa utilizará a sua imagem para atrair os candidatos, se será mais formal, neutra ou descontraída.

2. Coloque os colaboradores como protagonistas

Pense nos seus atuais colaboradores como embaixadores da sua marca. Eles terão uma função muito relevante na hora de impulsionar sua marca empregadora.

Utilize-os como protagonistas, crie e compartilhe conteúdo (vídeos, post, etc) falando sobre o crescimento desses profissionais e sobre como eles amam atuar em sua empresa.

3. Crie uma página de carreira

A página de carreiras é um local onde pode centralizar as informações mais importantes sobre a empresa para os candidatos.

Nela, é possível falar sobre a cultura organizacional, liderança pelo exemplo, inovação e intraempreendedorismo. Essa ferramenta funciona como uma vitrine para a marca empregadora do empreendimento.

4. Divulgue suas vagas em diversos canais

É importante ter um relacionamento com os candidatos pelos mais diversos canais, como as redes sociais e sites de contratação. Assim, conseguirá resultados ainda mais consistentes na atração de talentos.

Mas é complexo gerenciar diversas contas ao mesmo tempo, por isso é indicado que utilize um sistema capaz de centralizar todas as contas em um único lugar.

5. Trate bem os candidatos no processo seletivo

Para que você possa engajar os talentos ao longo de todo o processo seletivo, é importante que você trate-os bem. Mantenha uma boa comunicação, um fluxo de feedbacks consistentes e elimine todas as dúvidas que surgirem ao longo do processo.

Veja, são dicas simples. Mas, ao aplicá-las, você conseguirá otimizar sua marca empregadora e atrair grandes profissionais para atuarem em sua companhia. Com isso, sua empresa conseguirá se destacar no mercado e encontrar uma boa vantagem competitiva.

Agora que está por dentro do assunto e compreende o conceito de employer branding, aproveite para assinar nossa newsletter e receber novos conteúdos em seu e-mail.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Employer Branding no Recrutamento e Seleção: Veja o que você aprenderá sobre isso no 2º Kenoby Talks

Nos dias de hoje, muito se fala sobre Employer Branding (ou Marca Empregadora) e a importância que ela tem perante o negócio e o mercado em geral. Aproveitando a palestra  continue lendo »

LinkedIn: Confira 5 dicas para aumentar os seguidores da empresa

Redes sociais têm sido cada vez mais úteis para aproximar empresas de candidatos. Nesse sentido, o LinkedIn é uma das mais importantes ferramentas do momento, uma vez que o foco  continue lendo »

Entenda o que é uma marca empregadora

O processo de promoção da imagem de uma empresa, em que a organização é tida como referência quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, é conhecido como  continue lendo »