Como aplicar testes psicológicos? Descubra agora!

27 de agosto de 2018
Kenoby

Saber como aplicar testes psicológicos é um dos primeiros passos para realizar boas contratações e facilitar a otimização de desempenho da sua equipe. Apesar de eles não terem eficácia garantida, são ótimos norteadores para o processo decisório.

Mas, para contextualizar melhor o nosso conteúdo, precisamos alinhar o que são esses testes e como surgiram, antes mesmo de passar às dicas de aplicação dos testes psicológicos. Vamos lá!

Os testes psicológicos

Surgidos na década de 1880, as avaliações psicológicas procuravam identificar as aptidões humanas. Em seus primórdios, aplicar testes psicológicos era, basicamente, observar as respostas das pessoas aos estímulos sensoriais.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento das técnicas psicológicas, as avaliações passaram a considerar a capacidade de memorização, imaginação e compreensão. Atualmente, eles podem ser categorizados pela objetividade e padronização, processo psicológico e forma de resposta.

Antes de continuar, aproveite para baixar nosso Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção.

Dicas de como aplicar testes psicológicos

Os diversos testes psicológicos servem para ajudar os indivíduos na tomada de decisões nas empresas, mas devem ser utilizados de forma ética e responsável. E, conforme aponta o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a banalização da avaliação psicológica prejudica toda a sociedade.

Para você seguir as recomendações do CFP, relacionamos algumas dicas importantes de como aplicar testes psicológicos:

Tenha domínio sobre a prática

Parece óbvio, mas é um conselho que, por conta da pressa e dos muitos afazeres do profissional, pode ser esquecido.

Aplicar um teste sem dominar o seu conteúdo prejudicará o resultado do avaliado e não colaborará para a tomada de decisão da empresa. Da mesma forma, desrespeitar os procedimentos sobre o uso dos testes psicológicos, sem padronização ou amostras coerentes à cultura brasileira, poderão lhe proporcionar uma visão míope dos candidatos.

Escolha um ambiente adequado

Diferentes testes psicológicos demandam ambientes específicos para a sua aplicação.

Um teste que precisa de atenção dedicada até pode ser aplicado em um local que desafiará a dispersão do candidato. No entanto, outros testes devem ser executados em ambientes controlados e calmos.

Transmita tranquilidade ao avaliado

Explicar as instruções de cada um dos testes psicológicos para o candidato e ter a certeza de que ele entendeu e encontra-se seguro de fazê-lo é um detalhe muito importante para que a avaliação seja de qualidade.

Ser testado pode ser angustiante e fazer com que você perca profissionais interessantes, por causa de um desconforto na hora de aplicar os testes.

Forneça feedbacks de todos os testes

Um grande ponto negativo para qualquer empresa é a falta de feedbacks após aplicar testes psicológicos.

Se você tem uma rotina muito atribulada, existem dezenas de aplicativos que criam previamente modelos de e-mails com diferentes tipos de feedback.

A importância desses testes para as empresa

Aplicar testes psicológicos em processos de recrutamento e seleção de profissionais é fundamental para qualquer empresa. Tais técnicas, quando bem utilizadas, possibilitam a identificação de perfis adequados às vagas, a base para um recrutamento de resultado.

Ao preterir os profissionais sem aptidões necessárias a determinado cargo, as empresas evitam diversas consequências prejudiciais. São mais facilmente evitados adoecimentos por causa do trabalho, desmotivação e até prejuízos financeiros.

Conforme aponta a lei 4.119/62, o profissional de Psicologia tem liberdade para escolher quais serão as técnicas objeto de suas suas avaliações.

Mas as empresas que contam com entrevistas, dinâmicas e testes situacionais, entre outros, têm maior êxito em seus processos de seleção e facilidade em criar um banco de talentos de sucesso.

Gostou do nosso conteúdo? Use os comentários e conte para nós como é o processo de seleção de profissionais e se você tem alguma técnica especial de como aplicar testes psicológicos!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como avaliar um candidato em um processo seletivo

Quando pensamos em recrutamento e seleção, sempre valorizamos mais o primeiro conceito — publicar nos melhores sites de vagas, criar campanhas inovadoras — e pouco falamos sobre como avaliar um candidato. É  continue lendo »

3 exemplos de dinâmicas de grupo e seus benefícios na seleção!

Entrosamento, iniciativa e desafio são apenas alguns exemplos de dinâmicas de grupos. E os seus benefícios são diversos, podendo ser aplicados desde o momento do processo seletivo, até os períodos  continue lendo »

Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa

As empresas aderem cada vez mais a diferentes estratégias para acertar nas contratações, aumentando a probabilidade de escolher um candidato que tenha as competências técnicas e comportamentais necessárias para o  continue lendo »

Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »