Como definir salários e benefícios dos colaboradores?

29 de dezembro de 2016
Kenoby

Salários e benefícios alinhados com o mercado de trabalho são importantes para atrair e reter talentos. Também é uma forma de estimular os colaboradores, garantindo uma melhor performance da equipe. Para definir esses direitos de forma eficiente, é preciso pesquisar as opções disponíveis, manter uma coerência nas remunerações e verificar se os valores fazem a diferença para manter os empregados engajados.

Além disso, o honorário precisa ser compatível com a serviço realizada pelo funcionário, se convertendo em um investimento transformador, gerando produtividade e lucro para todas as partes interessadas no negócio.

Para deixar você por dentro do assunto, separamos dicas incríveis de como definir salários e benefícios. Confira!

Faça um diagnóstico da empresa

Ao planejar mudanças significativas, como definir esses recursos, é necessário fazer um levantamento dos seguintes itens:

  • Vigor financeiro da instituição;

  • Nível de preparação da equipe para uma mudança de cultura empresarial;

  • Alinhamento com as estratégias globais da organização;

  • Perfil e capacidade de adaptação dos colaboradores impactados.

Fique atento à cultura

A cultura de uma organização pode funcionar como barreira ou ser a principal aliada no sucesso da implementação de salários e benefícios. Faça uma sondagem para saber se essa questão está alinhada às metas planejados para salários e benefícios e dedique esforços para torná-la benéfica ao alcançar objetivos mais sólidos.

São qualidades que favorecem a implementação de salários e benefícios: responsabilidade, transparência, integridade e confiança.

Conheça as expectativas dos colaboradores

É importante ouvir e compreender quais são as necessidades e os formatos que mais atendem às expectativas dos colaboradores. Deixe que eles expressem seus desejos e exponham os benefícios que consideram mais relevantes.

Você pode fazer isso por meio de uma votação sobre as preferências e, assim, encontrar a melhor estratégia para alinhar as possibilidades da instituição com os anseios dos funcionários.

Adote uma gestão transparente

As pessoas estão sempre prestando atenção às diversas formas de remuneração que existem dentro de uma empresa. Nesse sentido, não há nada mais desestimulante do que um sistema injusto.

Ter um plano de salário transparente possibilita aos colaboradores conhecer as possibilidades de crescimento no negócio. Com isso, eles se sentirão mais estimulados a atingir as metas, alcançar novos cargos, identificar possíveis falhas, etc. Essa é uma boa maneira de valorizá-los!

Crie um plano de implementação

É fundamental que o plano de implementação esteja aberto a eventuais adaptações e mudanças, oferecendo uma constante evolução do planejamento. Mas vale a pena levar em conta alguns pontos fundamentais:

  1. Descrição dos prazos;

  2. Atitudes da liderança;

  3. Necessidade de treinamento;

  4. Apoio à comunicação do processo;

  5. Análise do clima organizacional;

  6. Motivação ao longo do período de implementação do projeto.

Defina métricas

Os funcionários devem conhecer e entender o que é esperado do trabalho deles, pois só assim poderão ser cobrados. Por isso, o estabelecimento de métricas é muito importante!

Além disso, para conquistar a confiança do colaborador, é preciso que eles acreditem na eficiência da mudança. Dessa forma, ficarão mais engajados ao apoiar a conquista dos indicadores esperados pela instituição.

Priorize saúde e bem-estar

É importante ficar atento ao clima organizacional da empresa e na forma como as pessoas reagem aos objetivos individuais. As metas e métricas podem causar estresse, visto que os ganhos ficam atrelados à performance de cada funcionário. Isso gera aumento das horas de trabalho, ansiedade e altos níveis de competitividade entre os colegas.

Para evitar sobrecarga, estimule a qualidade de vida e o bem-estar do colaborador. Ao se manterem saudáveis, as pessoas terão mais energia para realizar suas funções com excelência.

Reavalie o processo constantemente

Os feedbacks que surgem ao longo da implementação são fundamentais para o aprimoramento dos processos. É importante que o período de experiência seja respeitado e que exista espaço para adaptação e constante participação para a melhoria das ações.

Gostou das dicas de como definir salários e benefícios dos colaboradores? Então, siga a nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como esse!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Avaliação 360: saiba como funciona e como aplicar

Avaliar o desempenho dos profissionais, seus pontos positivos e onde podem melhorar é uma necessidade de todas as empresas. Mas nem sempre esse processo é feito de maneira que possa  continue lendo »

Avaliação de desempenho: tudo o que você precisa saber!

Por melhor que seja uma equipe, entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente. A avaliação de desempenho é um dos  continue lendo »

Retenção de talentos: conheça a sua importância para a empresa

Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas  continue lendo »

7 Cuidados para potencializar a sua gestão de pessoas

A correta gestão de pessoas é uma atividade-chave para o crescimento de um negócio no mercado. Isso porque uma boa administração garante funcionários mais alinhados, produtivos e comprometidos com os resultados  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

Para uma boa contratação de funcionários, é importante avaliar não apenas as competências técnicas, mas também as características individuais e de personalidade para entender se o profissional é realmente o  continue lendo »