Como evitar o turnover e quais os seus impactos nas empresas

7 de agosto de 2019
Kenoby

Como evitar o turnover é a preocupação de todo profissional de RH. Além de processos seletivos bem estruturados, é preciso ficar atento à gestão do clima organizacional, remuneração e benefícios para atrair e manter os melhores talentos na empresa.

Isso porque os impactos da entrada e saída de colaboradores refletem diretamente na produtividade, na satisfação dos trabalhadores e no resultado global da companhia.

Mesmo sendo um assunto recorrente, as motivações que levam ao turnover ainda geram muitas dúvidas para os profissionais de RH.

E isso faz dele uma das principais métricas do setor. Por isso, para te ajudar a acompanhar e identificar oportunidades de estratégias, baixe a nossa apresentação mensal de indicadores de RH.

Entenda o que é turnover

O termo turnover pode ser entendido como a rotatividade de pessoal. Ele mensura a quantidade de entradas e saídas de funcionários de uma empresa.

Caso o índice de rotatividade esteja elevado, isso representa altos custos para a empresa, já que será preciso investir em novas contratações e treinamentos. Isso sem falar no tempo de adaptação do novo colaborador.

O ápice dos problemas envolvendo o turnover acontece quando começam as quedas significativas na produção, o que pode comprometer a sustentabilidade do negócio.

Conheça os principais tipos de turnover

A rotatividade de pessoal acontece por muitos fatores. Logo, quando a gestão de RH percebe que essas motivações estão se repetindo, é hora de traçar estratégias para conter essas questões.

Veja a seguir os tipos de turnover e suas motivações.

1. Funcional

O turnover funcional acontece quando o profissional que apresenta baixo rendimento solicita o desligamento da empresa.

Essa é uma oportunidade para a organização contratar um colaborador mais engajado e que esteja apto para apresentar resultados mais relevantes, sem que para isso seja necessário custear a rescisão do empregado.

2. Disfuncional

O turnover disfuncional é o contrário do funcional, ou seja, um funcionário com alto rendimento pede o desligamento da empresa.

Essa é uma situação preocupante, pois revela que a companhia não foi capaz de reter esse talento. Isso deve ser avaliado com critério, pois pode revelar más condições de trabalho, benefícios abaixo do praticado por empresas do mesmo segmento, entre outras questões.

Com isso, a empresa perde em várias escalas: tanto em níveis de inovação, conhecimentos e habilidades, quanto financeiramente.

3. Voluntário

Esse tipo de rotatividade de pessoal acontece quando o profissional pede o desligamento da empresa e também pode revelar problemas na gestão da empresa.

É mais comum entre executivos e pode ser motivado não apenas pelos salários, mas também pelos baixos benefícios oferecidos pela companhia.

Também pode ser motivado por falta de perspectiva de ascensão na carreira ou por conflitos internos.

4. Involuntário

Esse tipo de desligamento acontece por iniciativa da empresa. Dessa forma, é o tipo de turnover mais caro, já que organização terá de arcar com todos os custos dos direitos trabalhistas.

O turnover involuntário pode acontecer por várias motivações, entre elas:

  • dificuldades financeiras da empresa;
  • falhas no processo de recrutamento e seleção;
  • conflitos com colegas ou liderança;
  • baixo desempenho do profissional; e
  • justa causa.

Agora que você já sabe quais são os tipos de turnover veja quais são os principais impactos para a organização.

Entenda quais são os impactos do turnover na organização

Como já mencionamos, o turnover nas organizações envolve custos com o pagamento da rescisão e perda de talentos. Mas não é só isso.

Para repor esses talentos, a companhia precisa realizar um novo processo seletivo, que pode levar semanas.

Depois, é preciso treinar os contratados. Além disso, o período de integração também envolve custos e pode ser oneroso para as empresas, já que o novo colaborador está se inteirando acerca das novas atividades e ainda não consegue oferecer o seu máximo rendimento no trabalho.

Nesse cenário, conhecer os tipos de turnover ajuda a compreender porque eles ocorrem e suas consequências para a empresa.

A partir dessas constatações é possível fazer uma reflexão para a melhoria dos processos de retenção de talentos, que vai desde o processo de recrutamento e seleção até as ações de valorização do colaborador e melhores condições de trabalho.

Dessa forma, é possível criar e mudar políticas, além de traçar estratégias para uma melhor Gestão de Pessoas, o que também colabora para o alcance das metas.

Aprenda como evitar o turnover na sua empresa

Existem várias formas de estruturar um planejamento de redução de turnover nas empresas. Veja as principais a seguir!

Crie uma entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento é o primeiro passo para conhecer as motivações que levaram à saída do colaborador da empresa.

Para uma melhor abordagem e para que o profissional se sinta à vontade para falar, é importante garantir o sigilo das declarações dele.

Elabore um roteiro para guiar as perguntas e crie métricas para avaliá-las. Com esses dados é possível mapear as motivações de desligamento, tanto involuntário quanto voluntário.

Faça pesquisas de clima organizacional

Pesquisas de clima organizacional são um importante termômetro para medir o índice de satisfação dos colaboradores e identificar o que pode ser melhorado.

Garanta o sigilo dos participantes e dê a eles a oportunidade de se expressarem por meio de perguntas abertas.

Ofereça treinamento

As capacitações de treinamento e desenvolvimento são essenciais para garantir a qualidade dos serviços prestados e também contribuir para o desenvolvimento do capital humano nas organizações.

As oportunidades de capacitação são bem vistas pelos colaboradores, que passam a se sentir mais valorizados com as iniciativas da empresa em prol do seu desenvolvimento, o que contribui para a retenção de pessoal.

Valorize a equipe

Pessoas gostam de ser reconhecidas e isso não tem só ligação com o salário. Um profissional pode se sentir engajado e comprometido com a organização quando tem suas conquistas e resultados reconhecidos, ou mesmo quando as suas ideias são implementadas.

Fique atento a isso e, quando a empresa estiver preparada, aposte em premiações e no programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Ofereça oportunidades de crescimento

Todo profissional almeja um crescimento na carreira, principalmente a nova geração de trabalhadores. Por isso, é preciso estruturar um plano de carreira consistente e oferecer oportunidades de crescimento.

Isso pode acontecer por meio de um processo de recrutamento interno ou qualquer tipo de iniciativa.

Como vimos ao longo deste post, evitar o turnover na organização é possível com a execução de um planejamento bem estruturado de gestão de pessoas, que começa pelo eficiente gerenciamento dos processos de recrutamento e seleção de pessoas até oportunidades de crescimento na carreira e treinamentos.

Se você gostou deste post sobre quais são os impactos e como evitar o turnover na organização, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Quais são as estatísticas de turnover no Brasil e no mundo?
Quais são as estatísticas de turnover no Brasil e no mundo?

A rotatividade é um termo que pode parecer assustador aos donos de empresa, mas seu impacto afeta principalmente os gestores de Recursos Humanos que observam e calculam constantemente as estatísticas  continue lendo »

Quais são as principais consequências do turnover para a empresa?
Quais são as principais consequências do turnover para a empresa?

Dentre as consequências do turnover, a saída em excesso tende a criar um clima negativo, que favorece a existências de conflitos pessoais. Além disso, a comunicação é afetada e, por  continue lendo »

Entenda 5 custos do turnover para a sua empresa
Entenda 5 custos do turnover para a sua empresa

No basquete, o turnover representa a perda da bola para o time adversário. Já nos negócios, representa a saída de talentos do quadro de trabalho, fato que pode ser um  continue lendo »

Entenda como diminuir o turnover e ter mais resultados na empresa
Entenda como diminuir o turnover e ter mais resultados na empresa

O turnover é um dos principais indicadores de gestão de pessoas. Em resumo, aponta o percentual de profissionais que deixaram a empresa, de forma voluntária ou não, dentro de determinado  continue lendo »

Absenteísmo e turnover: entenda o que é, quais os tipos e como reduzir
Absenteísmo e turnover: entenda o que é, quais os tipos e como reduzir

Absenteísmo e turnover são fatores que frequentemente nascem das mesmas causas. Problemas com clima organizacional, falta de motivação, liderança fraca, cobrança excessiva e indisciplina podem conduzir tanto a ausências no trabalho  continue lendo »

Conheça 4 tipos de turnover e entenda os seus impactos
Conheça 4 tipos de turnover e entenda os seus impactos

O turnover é algo comum nas empresas, porém, merece atenção dos gestores e do RH, pois pode sinalizar problemas mais profundos. Mais do que medir, é preciso conhecer os tipos  continue lendo »