Como garantir mais qualidade no recrutamento na área de tecnologia?

8 de Maio de 2017
Kenoby

O processo de recrutamento e seleção é responsável pela captação de talentos que agregam valor às organizações. Na área de tecnologia, o principal desafio é encontrar profissionais com formação técnica, performance e desempenho necessários aos atributos e competências exigidas aos cargos.

Neste post mostramos 4 maneiras de aumentar a qualidade no recrutamento de profissionais da área de tecnologia. Confira!

1. Planejar com antecedência todo o processo de recrutamento e seleção

Para que o recrutamento seja bem direcionado e cumpra com excelência sua função, é preciso que todo o processo seja previamente planejado. Para isso, é aconselhável responder três perguntas:

  1. O que a empresa precisa em relação às pessoas para a área de tecnologia?
  2. O que o mercado pode oferecer?
  3. Quais as melhores técnicas de recrutamento para alinhar às duas questões anteriores?

A partir disso, você terá clareza do objetivo do recrutamento e maior embasamento para montar todas as etapas, garantindo maior qualidade nesse processo.

2. Investir no uso das redes sociais

O uso das redes sociais, como o Linkedin, tem crescido cada vez mais por empresas e profissionais. Essas redes sociais proporcionam maior agilidade da busca por perfis e permitem que o recrutador tenha fácil acesso às habilidades dos possíveis candidatos.

Outras redes sociais também podem atuar no aumento da qualidade do recrutamento. A empresa pode divulgar vagas em suas mídias sociais, o que pode gerar compartilhamentos e maior alcance do processo. Além disso, essas mídias são ferramentas que possibilitam o aumento da visibilidade externa, cuidando da marca da empresa como empregadora.

3. Escolher canais adequados para a divulgação

É preciso mapear os locais onde a empresa pode encontrar um conjunto potencial de candidatos. Para escolher o canal mais adequado é necessário ter clareza dos objetivos que a empresa quer atingir com o processo de recrutamento e seleção.

Por exemplo, em um cenário de alto turnover por incompatibilidade com a cultura organizacional, é válido investir na indicação interna como forma de recrutamento, pois os funcionários já conhecem essa cultura e provavelmente terão facilidade em pensar em pessoas que gostariam de trabalhar no mesmo ambiente que eles.

4. Utilizar um software de recrutamento e seleção

Os softwares de recrutamento e seleção otimizam a qualidade do processo por serem ferramentas atualizadas e adaptadas à era tecnológica. Trata-se de uma ferramenta que auxilia no encontro entre empresas e candidatos.

Além disso, por automatizar as tarefas operacionais, os softwares de recrutamento e seleção possibilitam que o RH se torne mais estratégico e, consequentemente, um aliado no aumento da qualidade do recrutamento.

Ao seguir esses passos, há o aumento da garantia de qualidade no processo de recrutamento e será muito mais fácil encontrar profissionais da área de tecnologia com excelentes habilidades técnicas e comportamentais.

Gostou do post de hoje e quer se manter atualizado nas novidades sobre os processos de recrutamento e seleção? Acompanhe-nos pelo Facebook e Linkedin e tenha acesso a outros conteúdos interessantes.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar games no recrutamento é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais jogos vão de avaliações de  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais  continue lendo »

5 empresas que foram criativas na hora de recrutar

Com tantas tarefas rotineiras ocupando boa parte do tempo de seus recrutadores, muitas empresas perdem talentos por não conseguirem se comunicar efetivamete com o seu público. A realidade em muitos departamentos  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »