Como otimizar o processo de recrutamento e seleção?

1 de novembro de 2016
Kenoby

O processo de recrutamento e seleção é uma das atividade mais importante do setor de RH, na qual tem a oportunidade de encontrar e contratar os maiores talentos do mercado de trabalho. Com bons profissionais, claro, é muito mais fácil para sua empresa atingir seus objetivos organizacionais.

Assim, é cada vez mais importante buscar novas ferramentas que possam otimizar todo o processo. Pensando nisso, desenvolvemos um post especialmente para você. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto.

O processo de recrutamento e seleção

O recrutamento, nossa primeira etapa, é um processo de busca por talentos. Nele, a vaga é divulgada e os profissionais que possuem interesse podem se candidatar a ela. A seleção, por outro lado, é um processo de triagem, objetivando encontrar o candidato mais adequado ao cargo.

Assim, apesar de complementares, são etapas totalmente diferentes. É responsabilidade do setor de RH extrair o melhor de cada uma e contribuir para o sucesso organizacional.

Além disso, também é importante lembrar do impacto que o ambiente digital tem sobre esse processo. Hoje existem diversas plataformas com centenas de milhares de currículos disponíveis, como a Infojobs, Indeed, LinkedIn e a Catho — as mais conhecidas no Brasil.

kenoby-cta-materiais-atrac%cc%a7a%cc%83o

As melhores técnicas para otimizar o processo de recrutamento

O recrutamento de pessoas mudou muito ao longo dos anos, antes feito por meio de jornais e murais. Esse processo, hoje, é realizado com a ajuda de redes sociais e sites especializados, oferecendo maior agilidade e abrangência a todo o processo.

Desse modo, a internet é uma excelente ferramenta para otimizar os resultados e facilitar o intercâmbio entre candidatos e selecionadores, disponibilizando uma infinidade de perfis para contratação. A questão é: como me conectar a tantas plataformas e não perder de vista os maiores talentos do mercado?

Existem alguns softwares que facilitam essa interação com os principais sites de vagas do Brasil. Neles, é possível fazer, simultaneamente, a gestão das suas diversas plataformas, desde a divulgação até a triagem e classificação dos melhores colocados, aprimorando todo o processo de recrutamento.

Esses softwares proporcionam um banco de talentos que são alimentados automaticamente pelos portais de vagas e página de carreira, o que diminui drasticamente o tempo gasto “juntando” os candidatos das diversas fontes e excluindo as pessoas que não tenham os requisitos mínimos necessários.

Além disso, também é possível aplicar filtros de acordo com os requisitos necessários e enviar mensagens para vários candidatos de uma só vez, garantindo que ninguém fique sem um feedback justo e minimizando o tempo que seria gasto ao oferecer esse feedback individualmente.

As melhores práticas para otimização do processo de seleção

A seleção é um processo composta por diversas etapas que tem por objetivo identificar o profissional com perfil ideal para a vaga em aberto.  Desse modo, é comum a aplicação de uma bateria de testes para eliminar aqueles que não possuem as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para o cargo.

Para melhorar esse processo, algumas atividades podem ser adotadas. Vejamos as principais:

  • Tenha em mãos uma boa descrição do cargo e das competências necessárias;
  • Elabore um cronograma com a descrição de cada atividade a ser realizada e o tempo necessário para isso;
  • Desenvolva uma entrevista estruturada, com perguntas estratégicas para o candidato;
  • Antes das entrevistas individuais, releia o currículo de cada candidato e anote as dúvidas que ficaram;
  • Evolva o superior imediato pelo cargo no maior número de atividades possíveis;

Essas atividades vão te ajudar com o recrutamento e seleção, extraindo o melhor de cada etapa e contribuindo para a contratação do candidato ideal para a vaga em aberto.

Agora que você já sabe como otimizar seu processo, aproveite para deixar seu comentário em nosso post. Conte-nos sobre suas experiências ou dúvidas sobre o assunto.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Software de Recrutamento e Seleção
Otimização do tempo de processos de RH

Enquanto recrutadores, já estamos mais do que familiarizados com nosso dia a dia de trabalho: planilhas de habilidades, e-mail, plataformas de RH… O dia é curto, os candidatos são muitos  continue lendo »

Porque não utilizar Excel e e-mail na gestão de recrutamento e seleção

É quase impossível pensar em nossas vidas sem e-mails ou planilhas de Excel, não é? Contudo, essas ferramentas podem ser facas de dois gumes para a gestão de recrutamento e  continue lendo »

produtividade e recrutamento
9 ferramentas de produtividade em Recrutamento e Seleção para 2016

Ferramentas de produtividade para recrutadores A virada de ano é um bom momento para analisar seus resultados e rever seus hábitos. Também é um bom momento para analisar coisas novas que  continue lendo »

5 formas de reduzir o tempo de fechamento de vagas

O tempo de fechamento de uma vaga está entre os principais indicadores de uma área de Recrutamento e Seleção. Reduzir o prazo para preencher uma posição significa mais produtividade, menos ociosidade  continue lendo »

Saiba como se organizar para melhorar a produtividade no recrutamento

O departamento de RH é extremamente requisitados nas empresas. Com tantas demandas estratégicas e operacionais, é praticamente impossível que os processos não sejam prejudicados. Entre tantas coisas que envolvem a rotina profissional, muitas vezes você  continue lendo »