Dicas para sua estratégia de retenção de talentos

29 de Janeiro de 2016
Eduarto Miyamoto

Atrair talentos é essencial para o desempenho de uma organização, mas não é o único desafio que elas enfrentam. De nada adianta trazer os melhores talentos se sua empresa não os retém. Por isso, a retenção está entre os maiores desafios de recursos humanos, principalmente se pensarmos na geração Y, de jovens nascidos entre os anos 80 e 90, que costumam ser conectados, ambiciosos, motivados pela necessidade de reconhecimento e buscam novos desafios constantemente.

Recrutamento, avaliação de performance e retenção são facetas da gestão de talentos. Assim como o recrutamento necessita dos dados de performance e retenção para aprimorar as técnicas de seleção, pouco se pode fazer em performance e retenção sem a entrada de profissionais aderentes à empresa e ao cargo.

O Brasil é o país que tem o maior custo de treinar novos colaboradores no mundo todo, como você pode ver clicando aqui. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Robert Half, o Brasil teve um crescimento de 82% de turnover no ano de 2012.

Antes de apresentarmos as principais estratégias para reter os talentos, levantamos os principais motivos para os funcionários desistirem de seus respectivos cargos, que são:

graficotextoblog2corrigido.png

Há várias pesquisas sobre retenção de talentos que podem te ajudar na hora de elaborar uma estratégia de manter seus colaboradores mais engajados, deixamos aqui três que achamos mais interessantes:

Todas as pesquisam indicam que para reter os talentos em sua empresa, é essencial valorizá-los, elaborando um plano de carreira claro, que os estimule a trabalhar em prol da empresa. Além disso, promova desafios. Esses desafios farão eles correrem atrás de seus objetivos e deixarão eles engajados em seus projetos. Um ambiente propício ao desenvolvimento do funcionário e estabilidade também são essenciais para se sentirem bem e se desenvolverem interagindo com outros colaboradores da empresa. Delegar autoridade aos seus funcionários também é uma estratégia importante para fazer com que eles se sintam importantes, estimulando a motivação intrínseca de cada um.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Gestão de conflitos: 5 dicas para ter sucesso nesse controle

Por melhor que seja o ambiente de trabalho, ainda é provável que conflitos interpessoais venham a surgir. Contudo, é preciso combatê-los o mais rápido possível, evitando que prejudiquem o clima organizacional e  continue lendo »

7 Cuidados para potencializar a sua gestão de pessoas

A correta gestão de pessoas é uma atividade-chave para o crescimento de um negócio no mercado. Isso porque uma boa administração garante funcionários mais alinhados, produtivos e comprometidos com os resultados  continue lendo »

Como definir salários e benefícios dos colaboradores?

Salários e benefícios alinhados com o mercado de trabalho são importantes para atrair e reter talentos. Também é uma forma de estimular os colaboradores, garantindo uma melhor performance da equipe.  continue lendo »

Estresse no trabalho: evitando que esse problema alcance os colaboradores

Os dados são preocupantes! De acordo com o Anuário da Saúde do Trabalhador elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o número de pessoas afastadas do trabalho por conta de doenças ocupacionais  continue lendo »

Qualidade de vida no trabalho: qual a sua importância afinal?

Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida no trabalho — e, provavelmente, o assunto será cada vez mais discutido no futuro. A verdade é que as empresas precisam reorganizar  continue lendo »

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

O treinamento e desenvolvimento é uma das atividades mais importantes nos processos de recrutamento de profissionais nas empresas. Essa etapa é considerada fundamental para garantir o aprimoramento dos profissionais, bem como a melhoria  continue lendo »