Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

8 de setembro de 2017
Kenoby

A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional, mantém a equipe informada, entre outras funções.

Contudo, para alcançar bons resultados ela deve ser planejada e executada corretamente. Neste texto, falaremos mais sobre o papel e os benefícios da comunicação interna e mostraremos como fazer isso de forma eficiente. Continue a leitura!

Vantagens da comunicação interna

Independentemente do segmento ou porte da organização, as ações de comunicação interna agregam benefícios como:

Alinhamento da equipe de trabalho

Para ter um bom desempenho a empresa precisa contar com uma equipe de trabalho alinhada com os valores, missão e estratégia do negócio para fortalecer a cultura organizacional. Investir em comunicação interna é um fator essencial para que essas informações cheguem corretamente a toda a equipe.

Agilidade nos processos

Quando os colaboradores estão integrados com os procedimentos e com os outros departamentos da empresa, os processos se tornam mais ágeis e eficientes. Isso também contribui para tomada de decisões e a produtividade da equipe.

Melhora o ambiente de trabalho

Outro fator positivo é em relação ao ambiente de trabalho. Manter uma comunicação clara e objetiva traz mais transparência nas atividades e evita rumores e boatos que podem gerar conflitos entre o público interno.

Além disso, um bom ambiente de trabalho contribui para melhoria do clima organizacional e a motivação da equipe, itens fundamentais para o sucesso e crescimento da empresa.

Engajamento dos funcionários

O engajamento dos profissionais é uma dos desafios da gestão de pessoas e contar com uma boa comunicação interna é essencial, pois ela permite que os funcionários entendam sua participação no negócio e faz com que eles se sintam mais valorizados, tornando-os defensores da companhia.

Ações e ferramentas para a comunicação com os colaboradores

No mercado, há inúmeras ações e ferramentas para facilitar a comunicação interna e torná-la mais eficiente e atrativa de acordo com o perfil do público e os objetivos da organização. Algumas opções são:

  • Intranet: a intranet é um portal interno para a divulgação de notícias, comunicados, conteúdo institucional etc.
  • Mural: instalado em um ponto estratégico dentro da empresa, esse veículo possibilita a comunicação com os trabalhadores nos escritórios, nas fábricas e em locais que a equipe não tenha acesso à internet.
  • TV Corporativa: canal para disseminar informações de forma atrativa e dinâmica com o uso de vídeos.
  • Rede social corporativa: a rede social corporativa é um canal para promover o relacionamento entre os funcionários e incentivar a troca de informação.
  • Eventos internos: eles ajudam a promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, capacitar equipes e comemorar datas como dia das mães, dos pais, páscoa, aniversariantes do mês etc.

Como ter uma comunicação interna eficiente

Para obter resultados positivos é preciso criar um plano de comunicação interna de acordo com as necessidades da empresa. Para isso, esclareça quais são os objetivos, metas e o perfil do público interno.

Além disso, também é importante evitar o excesso de informação. Exagerar na quantidade de mensagens e canais torna a comunicação ineficaz, pois faz com que os colaboradores não deem atenção ou valor a ela.

Por fim, não se esqueça de mensurar o desempenho das ações para avaliar se a estratégia está adequada ou se precisa ser aperfeiçoada.

Como vimos, as ações de comunicação interna contribuem significativamente para o sucesso do negócio, tornando a equipe de trabalho mais alinhada, produtiva e engajada com os objetivos da organização.

Agora que você já sabe a importância da comunicação interna, que tal aprender a criar o organograma da empresa?

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Avaliação 360: saiba como funciona e como aplicar

Avaliar o desempenho dos profissionais, seus pontos positivos e onde podem melhorar é uma necessidade de todas as empresas. Mas nem sempre esse processo é feito de maneira que possa  continue lendo »

Avaliação de desempenho: tudo o que você precisa saber!

Por melhor que seja uma equipe, entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente. A avaliação de desempenho é um dos  continue lendo »

Retenção de talentos: conheça a sua importância para a empresa

Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas  continue lendo »

7 Cuidados para potencializar a sua gestão de pessoas

A correta gestão de pessoas é uma atividade-chave para o crescimento de um negócio no mercado. Isso porque uma boa administração garante funcionários mais alinhados, produtivos e comprometidos com os resultados  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

Para uma boa contratação de funcionários, é importante avaliar não apenas as competências técnicas, mas também as características individuais e de personalidade para entender se o profissional é realmente o  continue lendo »