Conceito de clima organizacional: Conheça os seus benefícios

15 de março de 2019
Kenoby

Felizmente, nunca se falou tanto do conceito de clima organizacional nas empresas.

Hoje, essa é uma pauta bastante discutida por gestores de diversas áreas, sendo conduzida principalmente pela gerência de Recursos Humanos.

A relevância da gestão do clima organizacional é ainda maior do que muitos profissionais acreditam, e isso acontece por diversos motivos.

A dinâmica dos mercados, que se apresentam cada vez mais competitivos, a transformação do ambiente de trabalho, as questões relacionadas à produtividade, ao turnover, ao pouco engajamento dos colaboradores, e o surgimento de uma maior preocupação dos trabalhadores com relação ao propósito em suas atividades, entre outras questões, abriram espaço para discussões a respeito do tema.

Atualmente, as empresas que não estão trabalhando o conceito de clima organizacional amargam desvantagem competitiva em relação às outras e, em longo prazo, isso pode comprometer a sustentabilidade da empresa.

Neste post, você vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre clima organizacional e seus benefícios para as empresas.

Antes de continuar, acompanhe o nosso webinário gratuito sobre como utilizar testes online no processo seletivo.

O que é o conceito de clima organizacional?

Podemos entender o conceito de clima organizacional como a forma como um funcionário percebe a empresa para a qual trabalha. Desse modo, ele funciona também como um apanhado de conceitos e sentimentos que são difundidos pelos funcionários de uma determinada organização e que pode interferir na sua satisfação e motivação pelo que faz, positiva ou negativamente.

Nesse cenário, cada empresa tem um clima organizacional diferente, ou seja, cada uma tem características emocionais distintas. Isso porque consiste em diferentes ambientes, perspectivas, pessoas, aspirações e, principalmente, expectativas.

Um clima organizacional não é fácil de se medir, pois é algo intangível e, por isso mesmo, muitas vezes, apenas podemos percebê-lo quando alcançou índices que causam bastante preocupação. Esse clima desfavorável pode ser de uma organização inteira, ou apenas uma das unidades da empresa, ou ao ambiente de um setor.

Quais os benefícios de se medir o clima organizacional nas empresas?

Um clima organizacional positivo deve ser capaz de gerar grandes benefícios para qualquer tipo de empresa, o que inclui:

  • ambiente propício para a valorização de pessoas e suas ações em prol da empresa;
  • resultados diferenciados para os negócios;
  • ambiente propício ao surgimento da criatividade nos processos de gestão.

Confira, a seguir, algumas características de um ambiente organizacional saudável.

Comunicação

A comunicação é um dos principais pilares de um ambiente organizacional saudável. Por isso, é preciso investir nos veículos de comunicação da empresa, como jornais murais, redes sociais corporativas, e-mails e uma série de outros recursos para alinhar e horizontalizar as informações.

Para tanto, é preciso prezar pela agilidade e clareza na comunicação, de uma forma equilibrada e que incentive a resolução dos problemas de maneira eficaz.

Feedback

O retorno das ações por parte do líder ao colaborador é fundamental para um conceito de clima organizacional saudável. Quanto mais um líder participar do processo de desenvolvimento da sua equipe, mais ele será respeitado e garantirá a produtividade esperada pela empresa.

Na contramão, não existe situação pior para um funcionário do que o descaso da sua gestão, seguida de uma cobrança indevida e a falta de um feedback mais elementar.

Portanto, é importante a gestão de RH estar atenta aos incentivos de reuniões constantes entre os líderes e seus liderados, assim como a avaliação de desempenho também deve ser feita frequentemente.

Extinção da rádio peão

Quando a gestor da empresa é transparente e adere a uma boa comunicação e à meritocracia em seus processos, os comentários nos corredores são combatidos, principalmente, porque o incentivo de crescimento para as pessoas virá por meio do reconhecimento de suas ações.

Trabalho em equipe

Em um clima organizacional favorável para o desenvolvimento das pessoas, elas tendem a pensar coletivamente e, com isso, se enxergam como parte de um todo. Essa sinergia é refletida nos resultados positivos de produtividade na organização, além de elevar a qualidade das entregas.

Competição

Equilibrar a competição favorece um clima organizacional saudável. Para tanto, a gestão deve incentivar os trabalhos com orientações para aqueles que não estão indo tão bem, e exaltar aqueles que conquistaram os objetivos traçados.

Confiança

A relação entre líderes e liderados é fundamental para o sucesso da empresa. Isso porque uma equipe é o espelho do seu líder e ele deve ser o espelho do seu time. A confiança mútua entre eles garante entregas efetivas, o que traz um resultado de muito valor para a empresa, já que existe o comprometimento da melhor entrega.

Redução de Absenteísmo

Quando a empresa conquista um conceito de clima organizacional favorável, isso gera uma diminuição nas faltas, o que favorece o aumento da produtividade da empresa. Isso só é possível com o alinhamento de todas as questões que vimos nos itens anteriores.

Quais os tipos de clima organizacional?

Ricardo Luz (2003) propõe três tipos de climas organizacionais:

  • bom — o colaborador se sente quase que em “família”, em sinergia e se vê como peça fundamental da organização;
  • razoável — o profissional alterna momentos em que se sente importante e, em outros momentos, não se sente importante;
  • ruim — o colaborador se sente apenas como mais um e, nesse ponto não se sente mais bem.

O mais importante quando a questão é o conceito de clima organizacional é sempre buscar a melhoria das relações e do ambiente, independentemente do estágio de evolução da empresa.

Isso porque as pessoas que fazem parte da organização são suscetíveis a transformações e, muitas vezes, ao enxergarem uma mudança de posicionamento da companhia em prol do bem-estar dos funcionários, isso contagia a equipe e a mutação se torna coletiva.

Quais as principais ações para melhorar o clima organizacional?

Veja, a seguir, como melhorar o conceito de clima organizacional da sua empresa com algumas dicas simples e práticas!

Cuide do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é fundamental para a gestão do conceito de clima organizacional. Não adianta os profissionais serem competentes se não puderem contar com um local limpo, organizado e adequado para realizarem as suas funções. Assim, tudo deve ser pensado para proporcionar um ambiente sadio aos colaboradores.

Faça pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima são fundamentais para identificar questões que incomodam os colaboradores e, assim, é possível fazer ações corretivas. A maneira mais eficiente de fazer isso é apostar em uma comunicação de mão dupla e próxima das pessoas, realizando pesquisas de clima.

pesquisa de clima organizacional faz avaliações do relacionamento dos colaboradores entre si e com a empresa, bem como reconhece pontos de melhorias e pontos fortes da empresa.

Facilite o acesso à saúde

Oferecer um plano de saúde aos colaboradores é um investimento. Para se ter ideia do impacto positivo dessa ação, é raro que grandes empresas não ofereçam planos de saúde e também odontológicos aos seus colaboradores.

Inclusive, as organizações podem ir além e oferecer palestras e treinamentos diversos de prevenção à saúde. Isso é importante porque ter uma equipe saudável é fundamental para motivá-la a fazer a organização prosperar.

Estabeleça metas alcançáveis

Poucas coisas são tão desanimadoras quanto metas inalcançáveis dentro de uma empresa. Assim, ao estabelecê-las, os gestores das áreas precisam refletir se elas são possíveis de serem alcançadas. Para isso, é importante fazer uma boa análise da situação econômica do mercado de atuação da empresa e das possibilidades reais de alcance de objetivos.

Ofereça programas de benefícios

Recompensar os colaboradores que se destacam é uma ótima forma de motivá-los e também despertar o interesse da equipe. Nem sempre esse benefício precisa ser em dinheiro.

Pode ser um dia de folga no aniversário, a redução de expediente em determinados dias, ou mesmo ampliar o tempo de férias. O importante é desafiar os colaboradores a serem melhores a cada dia!

Treine a equipe com foco na excelência

Profissionais despreparados não vão trazer para a empresa os resultados que ela precisa. Para manter um desenvolvimento contínuo, é preciso entender que as pessoas são fundamentais para o crescimento da organização. Assim, investir nas pessoas é tão fundamental quanto a atualização de equipamentos.

Portanto, invista em treinamento e desenvolvimento para que o time possa se desenvolver, tanto com relação às suas competências técnicas quanto emocionais. O combinado desses esforços tornará mais fácil o sucesso dos colaboradores em superar metas e, nesse contexto, a empresa ganhará ainda mais.

Invista em programas sociais

Acreditar em programas sociais é uma prática recorrente nas organizações de sucesso, seja na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, seja na prestação de serviços à comunidade onde a organização está inserida.

Essa atitude humaniza a relação das pessoas com a empresa e promove orgulho para os profissionais e envolvidos. Assim, é importante incentivar os colaboradores a prestarem serviços sociais e desenvolverem ações com o objetivo de ajudar o próximo.

Para tanto, faça campanhas de arrecadação de roupas ou mantimentos, e incentive visitas a hospitais, orfanatos ou asilos.

Flexibilize horários das equipes

Um dos principais benefícios da tecnologia é poder acessar as pessoas de qualquer lugar. Então, por que as empresas continuam exigindo que seus funcionários batam cartão às 8h? Hoje, a principal tendência das organizações que buscam resultados fora da curva de produtividade (para cima, claro!), é apostar em horários mais flexíveis, com a adoção de home office.

Se a sua empresa não tiver a necessidade de ter os funcionários alocados, reflita sobre essas tendências e torne possível que os colaboradores passem mais tempo com a família, por exemplo.

Tenha lideranças efetivas

Muitas organizações estão aprendendo da pior forma possível que o formato de gestão ideal mudou. O velho ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo” caiu por terra.

Não por acaso, os colaboradores estão mais conscientes de seus direitos e esperam mais humanidade nas suas relações trabalhistas. Assim, uma liderança que comanda pelo exemplo e sabe conquistar a confiança das pessoas é capaz de otimizar de forma efetiva os resultados por meio do engajamento.

Nesse cenário, é importante que a liderança seja capaz de desenvolver seus colaboradores e ajudá-los a aperfeiçoarem suas atuações na empresa. Esse movimento faz com que eles sejam mais confiantes e capazes de superar adversidades nas suas funções diárias.

Quais são os tipos de indicadores de clima organizacional que você deve acompanhar?

Agora que você já sabe como melhorar o clima organizacional da sua empresa, veja a seguir os indicadores para mensurar a efetividade das suas ações.

Índice de turnover

turnover representa a quantidade de profissionais que entram e saem da empresa, e também pode revelar a baixa efetividade dos processos de recrutamento e seleção, ou ainda, uma baixa atratividade dos funcionários pela cultura organizacional.

Muitos especialistas defendem que uma taxa de rotatividade acima de 5% merece ser estudada com atenção. Para tanto, faça entrevistas de desligamento para verificar os reais motivos dos desligamentos e evitar que isso ocorra novamente com outros profissionais.

Comunicação interna

O indicador de comunicação interna revela como está a transparência dos processos empresariais e a forma como os objetivos organizacionais estão sendo comunicados.

Relacionamento com o gestor

Para construir uma equipe motivada e produtiva, é importante a construção de um relacionamento sólido entre todos os níveis hierárquicos de uma organização, e isso só pode ser conquistado com uma gestão mais participativa e a horizontalização da comunicação.

É importante que a empresa dê abertura para a equipe propor ideias e sugestões. Uma gestão demasiadamente autoritária só prejudica a autonomia e proatividade dos colaboradores — questões que também devem ser verificadas em sua pesquisa de clima organizacional.

Absenteísmo

Esse indicador revela o percentual e os motivos de ausências e atrasos na empresa. As informações coletadas são essenciais para que a gestão tenha controle sobre alguns aspectos do clima organizacional.

Um exemplo muito comum são os casos médicos. Eles podem indicar condições ruins de trabalho que estão afetando a saúde das pessoas. O elevado índice de absenteísmo também pode ter relação com atritos entre os funcionários ou problemas pessoais.

Produtividade

Colaboradores satisfeitos e engajados com os propósitos da empresa conseguem obter melhores resultados. Por esse motivo, os indicadores de produtividade da equipe devem ser monitorados continuamente. Para tanto, você pode fazer uso de uma ferramenta especializada em acompanhamento da produtividade automatizada, que dará os resultados por meio de planilhas e gráficos objetivos.

Como vimos ao longo deste post, as pessoas passaram a fazer parte do foco das organizações, pois, sem elas, não existe sucesso. Então, o objetivo do clima organizacional é melhorar o ambiente e as relações interpessoais, para que as pessoas possam entregar o seu melhor resultado em benefício da empresa.

Se você gostou deste post sobre clima organizacional, compartilhe em suas redes sociais favoritas para que mais pessoas possam interagir com o tema!

Rating: 3.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

O que é clima organizacional e por que ele é importante
O que é clima organizacional e por que ele é importante

Se você ainda não conhece o que é clima organizacional está atrasando o crescimento da sua empresa. Sabia disso? Uma companhia com missão, valores e cultura organizacional sólida só é  continue lendo »

Tipos de clima organizacional: conheça suas diferenças!
Tipos de clima organizacional: conheça suas diferenças!

Os diferentes tipos de clima organizacional exercem influência determinante nos resultados de uma empresa. Deles depende o nível de desempenho individual dos colaboradores e a sua disposição para que atuem firmes no  continue lendo »

Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer
Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer

Cultura Organizacional • O mercado atual — altamente competitivo e conectado — exige que as empresas constantemente desenvolvam estratégias para se diferenciar de seus concorrentes e atrair a atenção dos consumidores, que  continue lendo »

RH no Outubro Rosa: 3 ações para inovar o período na sua empresa
RH no Outubro Rosa: 3 ações para inovar o período na sua empresa

O mês de outubro é marcado, dentre outras coisas, pela campanha mundial contra o câncer de mama, que é uma das doenças que mais assombra o público feminino em todo  continue lendo »

Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!
Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.  continue lendo »

Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?
Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que  continue lendo »