Conheça a Importância do RH em cada segmento de mercado

3 de Maio de 2017
Kenoby

A importância do RH vai além dos processos tradicionais da área, como os de recrutamento e seleção, pois de suas atividades depende a performance de todos os demais departamentos. Isso significa que sua atuação não é apenas operacional, tendo na verdade uma abrangência estratégica essencial para o êxito de um empreendimento.

Para se ter uma ideia, um RH bem estruturado eleva as chances dos negócios se tornarem bem-sucedidos. Isso é o que aponta o relatório Creating People Advantage 2014/2015: How to Set Up Great HR Functions, feito pelo The Boston Consulting Group (BCG) e pela Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA).

Nele, foram avaliados 3.500 profissionais de Recursos Humanos, e de outros setores, de distintas indústrias em 101 países, bem como 64 entrevistas com gestores de RH e de negócios. Com os dados obtidos, descobriu-se que empresas que possuem RH efetivos possuem desempenho financeiro quase duas vezes maior do que empresas que não tem.

A importância do RH por segmento de empresa

Além da importância do RH para as finanças organizacionais, suas atividades são essenciais para o estabelecimento de uma cultura forte e dinâmica. Também são fundamentais para a contratação de profissionais que não só exerçam suas atividades operacionais, mas que agreguem valor às equipes. Isso é vital em um mercado cada vez mais concorrido e amplo.

Nesse ponto, vale ressaltar que, conforme o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há cerca de 6,4 milhões de empreendimentos no Brasil atualmente.

Todos esses empreendimentos necessitam de funcionários capacitados e gestores competentes para trabalharem em seus negócios, tornando vital o papel do RH como intermediário entre empregadores e empregados. Inclusive, vale reforçar que tal necessidade não é exclusiva de um ou outro segmento, pois praticamente todos os setores precisam de um RH firme e atuante que dê conta das demandas de seus setores, como os listados abaixo:

Serviços Financeiros

Quem trabalha na área financeira sabe que essa é uma das mais estressantes e técnicas que existem, o que demanda do RH o planejamento de atividades voltadas à qualidade de vida e à retenção de profissionais.

Desse modo, as rotinas do departamento são vitais para a manutenção do bem-estar dos colaboradores, sob risco de aumentarem os erros humanos, os níveis de estresse e a taxa de turnover.

Tecnologia

Nos últimos anos, o papel do RH na área de tecnologia não só cresceu, como foi vital para moldar a forma de se trabalhar em muitas empresas do ramo.

Grande parte dos avanços e das estratégias para gestão do talento, envolvendo retenção e valorização profissional, bem como aumento da atratividade da empresa perante os profissionais, teve destaque nesse segmento. Dentre os principais, temos horários flexíveis, locais de trabalho mais agradáveis e códigos de vestimentas também flexíveis.

Nesse sentido, algumas companhias se destacaram, como a Google. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, em 2015 ela foi eleita a 2° organização preferida dos brasileiros para se trabalhar. E nesse mesmo relatório apareceram ainda o Facebook (20°), que também possui projetos de RH direcionados à satisfação dos funcionários.

O estabelecimento de práticas modernas e criativas amparadas no RH de ambas organizações contribuiu para esses resultados.

Elas demonstram a necessidade de não só se ter um setor de recursos humanos que faça atividades rotineiras, mas que busque aliar inovação, tendências comportamentais e qualidade de vida de seus colaboradores. E isso pode ser trazido para empresas de diferentes segmentos, as quais também possuem áreas tecnológicas atuantes e que podem inclusive suportar as estratégias de RH.

Publicidade

A área de publicidade e marketing é conhecida por ter ambientes de trabalho mais descontraídos, criativos e com grande ênfase no bem-estar dos colaboradores.

Desse modo, o RH pode ter um olhar mais inovador, com vistas a atrair talentos do campo que são notadamente mais avessos a condições formais, além de serem altamente cobiçados por conta de seus talentos criativos. Sendo assim, o RH poderá gerir um meio-termo entre os padrões mais formais da empresa e os mais flexíveis do setor.

Advocacia

A área jurídica necessita de um RH mais estratégico e altamente capacitado para lidar com colaboradores que possuem profundo conhecimento das normas trabalhistas. Isso significa que o setor jurídico é um dos em que o RH atua de forma mais planejada e organizada, evitando problemas judiciais aos empresários e atraindo talentos exigentes.

A importância do RH no contexto das organizações está ligada diretamente ao êxito que elas possuem e ao alcance de metas corporativas. Quanto maior destaque o setor tem, inclusive com liberdade para implantar e otimizar processos e atuar de forma estratégica com os demais gestores, maiores as chances de sucesso empresarial.

Quer receber mais conteúdos como este? Siga a gente nas redes sociais— Facebook e LinkedIn — e fique por dentro de nossos posts!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Férias coletivas: entenda como funciona e a sua regulamentação!

Férias coletivas podem gerar dúvidas nos profissionais de RH, principalmente em relação ao cumprimento das regras previstas na CLT. Além disso, nem sempre, todos os trabalhadores preenchem os requisitos necessários para os  continue lendo »

Você sabe o que é dissídio? Entenda como funciona e como é calculado

Dissídio é uma palavra bastante comum no ambiente empresarial, mas esse termo pode ser motivo de grande dor de cabeça para os gestores de recursos humanos, caso eles não tenham  continue lendo »

Adicional noturno: entenda as principais regras e como calcular

Você sabe quais as principais regras sobre o adicional noturno? Esse pagamento levanta diversas dúvidas no setor de recursos humanos. Afinal, o conhecimento da legislação é fundamental para entender seu  continue lendo »

Aviso prévio: o que você precisa saber sobre o assunto?

As regras de aviso prévio são frequentemente aplicadas no cotidiano do setor de Recursos Humanos. Isso porque, querendo ou não, a demissão de funcionários faz parte da rotina do departamento.  continue lendo »

Pedido de demissão: entenda como funciona o processo

O pedido de demissão é um tema que gera muita confusão, tanto para empregadores quanto para funcionários. Profissionais de RH devem estar atentos a todas as etapas do processo, desde a carta de  continue lendo »

Pró-labore: saiba qual a diferença entre ele e o salário

Pró-labore e salário são termos muitas vezes confundidos, mas que têm significados diferentes no contexto de uma empresa. Um está direcionado aos sócios-administradores do negócio, enquanto o outro está relacionado  continue lendo »