Conheça as tendências em recrutamento e seleção para 2017

4 de abril de 2017
Kenoby

2017 já começou! E, em uma era de mudanças constantes, este ano também promete novidades para o mundo corporativo. Se você é um gestor eficiente de RH, com certeza deseja se atualizar.

Por isso, neste artigo mostraremos as principais tendências em recrutamento e seleção. Dessa forma, você poderá vislumbrar essas novidades e implantá-las em seu RH. Vamos lá!

Tecnologias viram parceiras do RH

As ferramentas virtuais e o setor de recursos humanos deram as mãos, e essa amizade promete não ter fim. Um exemplo disso são os aplicativos de RH, que se firmam como uma das tendências em recrutamento e seleção.

Por meio de um dispositivo eletrônico, o candidato visualiza as vagas disponíveis de acordo com o seu perfil profissional. Em seguida, o interessado escolhe a oferta que mais lhe atrai, e a empresa que oferece o cargo recebe sua inscrição.

Além disso, as plataformas R&S — recrutamento e seleção — estão melhorando o desempenho dos recrutadores de RH. Por meio desse software, a empresa cria um banco de dados com informações importantes de postulantes a uma vaga.

Daí o sistema cruza essas referências e aponta o profissional mais indicado para o cargo. Ainda outra função de uma plataforma R&S é gerar um ranking interno de colaboradores por meio de um acompanhamento de desempenho. Com isso, é possível saber quem no quadro de funcionários é o mais preparado para uma função específica.

RH nas estratégias de marketing da empresa

O conceito de endomarketing — marketing interno — vem sendo desenvolvido no mundo corporativo. Nesse processo, a empresa conquista seus colaboradores por meio de estratégias parecidas às que usam com seus clientes externos, com o objetivo de fidelizá-los.

Uma vez que os profissionais de uma instituição se sentem felizes e realizados no seu trabalho, eles não saem da empresa com facilidade e ainda fazem uma propaganda positiva de seu empregador.

Em resultado disso, a companhia atrai para seu processo seletivo talentos do mercado de trabalho que estão à procura de um “oásis” em que possam atuar, criar e desenvolver-se profissionalmente.

Veja o exemplo do Google, que por meio do endomarketing consegue encantar seus colaboradores com inúmeros benefícios. Por outro lado, os profissionais da companhia não cansam de espalhar para os quatro cantos da terra o quanto é bom trabalhar nesse ambiente.

Outro conceito que tem sido muito valorizado nos recursos humanos é o Employer Brand — marca empregadora —, que é a reputação de uma companhia como empregadora perante o mercado de trabalho.

Nessa concepção, a empresa elabora uma estratégia sólida para garantir seu bom posicionamento diante do mundo corporativo. Por exemplo, algumas instituições adotam horários de trabalho flexíveis com o objetivo de seduzir profissionais que tenham um perfil versátil.

Cultura organizacional levada a sério

De acordo com um artigo que todo gestor de RH precisa ler de Marcel Lotufo da empresa Kenoby, a cultura organizacional pode ser definida como: valores e crenças que definem o perfil de uma companhia.

Essa cultura deve ser estimada e propagada entre os colaboradores e faz com que o engajamento de todos com a empresa fique mais sólido.

Além disso, para que as contratações sejam mais assertivas, algumas empresas têm adotado uma estratégia eficiente: avaliar se um candidato se adéqua aos valores da organização.

Assim, os recrutadores conseguem trazer para o ambiente interno trabalhadores que vão fortalecer essa cultura e se adaptar mais rápido às práticas da organização.

Desenvolvimento personalizado é uma das tendências em recrutamento e seleção

Aquela época em que o papel do RH terminava assim que um profissional era contratado ficou para trás, visto que se tornou responsabilidade da área de recursos humanos desenvolver cada colaborador, a fim de que este alcance todo o seu potencial.

Para isso, é preciso orientá-lo no caminho profissional que deve trilhar. Essa instrução envolve treinamento e capacitação. Desse modo, o colaborador consegue perceber aonde deve chegar e o que tem de fazer para atingir essa meta.

Sendo assim, pare e analise: qual dessas tendências eu poderia incluir na cultura interna da minha organização? Se fizer isso, conseguirá inovar seus processos e acompanhar o fluxo constante do mundo corporativo.

Gostou de conhecer as tendências em recrutamento e seleção? Então, compartilhe nas redes sociais!

 

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Confira os 10 perfis de TI mais procurados

A revolução causada pelas novas tecnologias, em especial nos últimos cinco anos, catapultou os profissionais das áreas de desenvolvimento e software a um outro patamar e, ao mesmo tempo, deixou  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas  continue lendo »

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a sua organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam o andamento desse  continue lendo »

Como escolher um software de recrutamento e seleção?

À medida que o espaço dos softwares de recrutamento no mundo dos negócios se torna cada vez mais amplo e competitivo, a variedade de opções cresce. Nesse sentido, como você  continue lendo »