Guia rápido: saiba como contratar excelentes profissionais de TI!

21 de julho de 2017
Kenoby

Saber contratar profissionais de TI talentosos é o primeiro passo para desenvolver esse departamento, tornando-o ainda mais rentável para a empresa. Com colaboradores de excelência, fica muito mais fácil alcançar resultados exponenciais.

Existem algumas peculiaridades ao buscar por profissionais de TI, como a utilização de portais de vagas de nicho e a aplicação de testes mais específicos. Ao arquitetar um processo de contratação eficaz, será possível adquirir alguém competente e com aderência à vaga.

Pensando nisso preparamos um guia para você. Hoje, vai descobrir como contratar profissionais de TI. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Saiba atrair profissionais talentosos

Muitas vezes, é mais fácil atrair talentos do que encontrá-los no mercado de trabalho. Não é à toa que grandes empresas já investem na construção de uma marca empregadora, também conhecida como employer branding. Com isso, os talentos vão até você.

Para atrair profissionais de TI, especialmente da geração Y, é preciso mostrar que sua empresa é um bom lugar para trabalhar, que investe e acredita que a tecnologia faz toda a diferença. Compartilhe essa ideia por meio das redes sociais, páginas de carreiras e outros canais.

Quer uma dica extra? Baixe o nosso manual para desenvolver a marca empregadora da empresa. Este e-book te auxiliará na construção da imagem da sua empresa perante os candidatos. Para fazer o download, clique na imagem abaixo:

Manual para desenvolver a Marca Empregadora

Tenha paciência na busca

O clichê “a pressa é inimiga da perfeição” se encaixa muito bem aqui. Na hora de buscar por um profissional de TI talentoso é preciso ter calma, traçar um bom plano e executá-lo com maestria. Analise diversos currículos, agende algumas entrevistas. Não corra!

Inicie o processo listando as competências exigidas pelo cargo. O profissional deverá garantir a funcionalidade do sistema, assessorar na programação de equipamentos ou desenvolver softwares? Crie uma lista clara e realista, ela será muito útil ao longo do processo.

Otimize o processo com a tecnologia certa

É fundamental saber utilizar a tecnologia a seu favor. Para tanto, é necessário pensar em três principais: redes sociais, sites de empregos e softwares de recrutamento e seleção. As duas primeiras referem-se a canais de comunicação. Uma dica é utilizar portais nichados, desenvolvidos especialmente para profissionais de TI.

Para saber como escolher o site de empregos certo para a sua vaga, acesse o nosso post: Site de empregos: como escolher o melhor portal para divulgar a sua vaga.

Os softwares, por outro lado, são utilizados para centralizar os diversos canais de comunicação e gerenciar cada etapa do processo de contratação. Com ele, também é possível ter acesso a diversos indicadores de desempenho — garantindo um ciclo de melhoria contínua.

Veja aqui como escolher o software mais adequado para a sua empresa: Como escolher um software de recrutamento e seleção?.

Crie uma entrevista de seleção eficiente

Esse é um momento complexo, especialmente para gestores que não possuem tanta experiência. Para começar, é preciso entender que existem três principais entrevistas: estruturada, semiestruturada e não estruturada. A semiestruturada é a mais utilizada, unindo perguntas predefinidas e outras que surgem no momento.

Veja algumas perguntas interessantes:

  1. Como costuma trabalhar em equipe para desenvolver projetos?
  2. Que projeto já realizado você tem mais orgulho? Por que?
  3. Qual o problema técnico mais complexo que já solucionou? Como foi capaz?
  4. Quais habilidades, hoje, você acredita que precisa desenvolver?

Dê sempre preferência a perguntas abertas, que não sejam simplesmente respondidas com “sim” ou “não”. Assim, conseguirá analisar melhor o profissional.

Aplique testes específicos para a área

Outra importante atividade é a aplicação de testes e dinâmicas. Muitas coisas só podem ser vistas por meio destas atividades, tais como: a capacidade de atuar em equipe, agilidade para solucionar problemas e habilidade de assumir múltiplos papéis.

Veja alguns testes que podem ser aplicados:

  • Provas de conhecimentos específicos;
  • Programação e desenvolvimento de software;
  • Criação de escopos de projetos;
  • Análise e interpretação de indicadores de mídias sociais;
  • Manutenção de máquinas e sistemas.

O teste pode variar muito de acordo com a função. Uma dica interessante é buscar a ajuda do gestor responsável pela área de TI. Peça que ele desenvolva, conduza e avalie o teste. Desse modo, terá mais chances de obter sucesso na atividade.

Essas são as principais dicas, então não deixe de aplicá-las. Mas lembre-se sempre de uma coisa: contrate o caráter, treine a técnica. A habilidade técnica de identificar, desenvolver e executar soluções para os problemas é importante. Mas o caráter deve ser prioridade.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para contratar profissionais de TI? Agora aproveite para continuar aprendendo, siga-nos nas redes sociais (Facebook e LinkedIn).

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

Mensurar os resultados da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso existem alguns indicadores que visam simplificar esse processo de avaliação de resultados. É o caso do Full  continue lendo »

Como melhorar a taxa de atratividade na minha empresa?

Os indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators) caíram no gosto de empresas das mais diversas áreas. Permitindo uma administração mais inteligente por meio do acompanhamento da evolução de  continue lendo »

Conheça 7 dicas para atrair mais candidatos para as vagas da empresa

O dia a dia dentro das empresas, a sobrecarga de tarefas e, muitas vezes, a falta de processos claros e efetivos fazem com que o recrutamento seja demorado. Há algumas  continue lendo »

7 dicas infalíveis para publicar vagas de emprego nas redes sociais

O Brasil é o país que passa mais tempo conectado nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pela ComScore. Além de divulgar seu negócio, as empresas também podem aproveitar  continue lendo »

Conheça os canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para o preenchimento de vagas em aberto na empresa. No entanto, encontrar pessoas com o  continue lendo »

LinkedIn: Confira 5 dicas para aumentar os seguidores da empresa

Redes sociais têm sido cada vez mais úteis para aproximar empresas de candidatos. Nesse sentido, o LinkedIn é uma das mais importantes ferramentas do momento, uma vez que o foco  continue lendo »