Crescimento empresarial: veja se a sua empresa está pronta para crescer

21 de dezembro de 2016
Kenoby

Administrar uma empresa é um desafio constante e, mesmo nos momentos iniciais, todo empreendedor sonha em ver o seu negócio decolando e se destacando no mercado. Mas, para isso, é preciso ficar atento a uma série de ações, planejar o crescimento empresarial e dedicar muito trabalho e esforço durante essa empreitada.

Porém, não basta apenas a dedicação do empresário e da sua equipe para promover o crescimento empresarial. Alguns sinais vão indicar que o seu empreendimento vem ganhando forças e está pronto para alcançar outro nível no mercado. Estar atento aos detalhes e conhecimento sobre a sua empresa são necessários para reconhecer esse cenário.

Neste artigo vamos apresentar alguns indicadores de que o momento para o crescimento da sua empresa chegou. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

É preciso delegar funções

É comum que muitos empresários assumam as funções administrativas e técnicas do negócio. Porém, se eles já não consegue mais fazer esse processo todo sozinho e precisa delegar tarefas, é sinal de que a empresa está pronta e já precisa crescer.

Nessa situação, o desafio está em o empresário deixar de ter o controle total da empresa e adotar um sistema de gestão profissional e bem estruturado. É preciso que o gestor passe a tomar mais decisões estratégicas do que operacionais e, com isso, consiga solucionar os problemas rapidamente e promover o crescimento do negócio.

Contratando profissionais especializados

Ninguém faz contratações em momentos de instabilidade econômica ou quando calcula-se que não haverá um retorno suficiente para isso. Ainda mais quando se trata de profissionais altamente especializados, que têm um custo maior. Se há necessidade de contratar novos colaboradores com esse perfil é porque a sua empresa está se desenvolvendo.

A contratação de profissionais especializados contribui para que o seu negócio cresça de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que agrega valor aos produtos e serviços oferecidos. O crescimento empresarial exige o uso de competências que, até então, o empreendimento não tinha.

Criando uma cultura corporativa

Se sua empresa já está crescendo a ponto de contratar profissionais altamente especializados e com isso seu quadro de pessoal não apenas aumentou, como está cada vez mais diversificado, é preciso pensar em criar uma cultura corporativa, o que vai ajudar a acompanhar melhor as suas equipes e o desempenho de cada uma delas.

A cultura é o DNA de uma empresa. É ela que representa e dita como pensam e agem os que trabalham ali. Um dos principais desafios para as empresas em crescimento é construir uma cultura compatível com os ideais e pilares dos donos e respectivas empresas. Assim, os gestores do negócio devem criar um código de cultura, que vai explanar os mantras, valores, objetivos e missões da empresa, antes mesmo de montar uma equipe. É claro, que para ter um time de profissionais sintonizado e engajado, é preciso alinhá-los com a cultura da empresa.

Necessidade de um planejamento estratégico para o crescimento empresarial

O brasileiro tem uma cultura empreendedora e existem muitas pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio. Porém, novos — e, às vezes, antigos — empresários costumam cometer o mesmo erro: não ter um planejamento estratégico para o crescimento da sua empresa.

O planejamento estratégico, além de criar uma cultura empresarial, permite entender melhor o próprio negócio, a concorrências, os consumidores e o mercado. E, a partir daí, definir metas e objetivos para o negócio. Esse planejamento será essencial para o crescimento empresarial da sua empresa.

Demanda por indicadores mais elaborados e dados integrados

Quando a empresa ainda não atingiu certo nível de maturidade, os administradores conseguem acompanhar os resultados e os dados de perto, sem grandes dificuldades. Mas quando a empresa dá sinais de crescimento, começa a ficar inviável o acompanhamento do desempenho por parte dos empresários, que precisam começar a investir na transformação de resultados em indicadores.

Sendo assim, é importante ficar atento ao armazenamento, a segurança e ao controle das informações. Para garantir o crescimento empresarial, os empreendedores devem investir em sistemas de integração de dados para que todos os setores da empresa tenham acesso e compartilhem as informações mais relevantes, o que vai gerar agilidade nos processos e economia das tarefas manuais.   

Aproveite para baixar o nosso modelo para apresentação de indicadores de RH. Clique na imagem a seguir:

Apresentação Indicadores de RH

Há dinheiro em caixa para expansão?

Crescimento empresarial representa tanto a necessidade de aperfeiçoar a gestão quanto à possibilidade de mais vendas e consequentemente de mais clientes. Porém, para tudo isso são necessários investimentos, pois, provavelmente, será necessário fazer contratações e arcar com o aumento das suas despesas fixas.

Para que esse crescimento seja sustentável e os riscos minimizados, é necessário ter um controle rigoroso do fluxo de caixa e dos custos. Em um primeiro momento pode acontecer de diminuir, por exemplo, a margem de lucro enquanto ocorre a expansão e o negócio se estabiliza. Porém, ao final desse processo, os resultados podem ser bastante animadores.

Expanda sem perder a qualidade

É importante lembrar que toda empresa deseja crescer, mas para isso, é importante que esse crescimento seja estratégico e siga um planejamento. Do contrário, a evolução da empresa pode se tornar um problema, influenciando até mesmo a qualidade do produto e serviço que o seu negócio oferece.

Ao perceber o crescimento empresarial, é necessário avaliar os limites desse crescimento, ou seja, quais medidas precisam ser tomadas para estruturar melhor as operações do negócio e sustentar o aumento da demanda sem perder a qualidade. Além disso, vale lembrar que a expansão da empresa vai impactar diretamente na sua concorrência e portanto tomar decisões estratégicas vão ajudar a manter a qualidade os preços competitivos.

Melhor que ser engolida pela concorrência, é garantir o crescimento empresarial de forma planejada e bem calculada. Crescer é essencial para inovar no mercado e dinamizar a economia. São muitos os desafios para o empreendedor ou empresário que pretende escalar, mas a recompensa após uma gestão bem feita é compensatória. Mas lembre-se: as empresas precisam e devem crescer, vender mais, mas nunca deixar piorar a qualidade do atendimento, dos produtos e dos serviços oferecidos.  Gostou deste artigo sobre indicadores de crescimento empresarial? Então compartilhe nos comentários abaixo as suas ideias e opiniões!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

4 passos para mapear a cultura organizacional de uma empresa

A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto composto pela missão, visão e valores, bem como as normas e os comportamentos adotados por ela e que devem ser reproduzidos  continue lendo »

Recrutamento interno: conheça as principais vantagens

Quando surge uma vaga, muitas empresas olham para as opções do mercado antes mesmo de considerarem seus próprios colaboradores. O recrutamento interno é deixado em segundo plano, como uma solução  continue lendo »

Demissão por justa causa: conheça os motivos mais comuns

Uma das principais tarefas do RH é buscar executar contratações cada vez mais eficientes. Entretanto, é inevitável que, eventualmente, seja necessário o desligamento de colaboradores que não estão conseguindo realizar  continue lendo »

Reforma Trabalhista: compreendendo o seu impacto no RH das empresas

Por que a reforma trabalhista é necessária? Flexibilizar! Esta é a palavra mais adequada para compreender a reforma trabalhista. A nossa legislação que regula a relação de trabalho entre empregador  continue lendo »

5 razões para anunciar vagas em um site de empregos de nicho

Procurar o candidato ideal para uma vaga na sua empresa já é uma tarefa suficientemente complexa. Ela exige tanto o investimento do seu tempo e de seus funcionários, como de  continue lendo »

Software de Recrutamento: o que o vendedor não te fala

Características essenciais de um Software de Recrutamento que ninguém anuncia Na hora de buscar uma solução tecnológica para sua área de Recrutamento e Seleção ou outra área de RH, muito se fala  continue lendo »