Confira os 11 melhores cursos de RH para você fazer

16 de fevereiro de 2018
Kenoby

Manter-se atualizado profissionalmente é importante em todos os setores. Com a internet e a facilidade para acessarmos conteúdos que temos nos dias de hoje, a importância de sempre buscar cursos e especializações torna-se ainda mais gritante. Para guiar você nesse processo, selecionamos os melhores cursos de RH.

Há uma série de novidades na área que podem chamar sua atenção para essa reciclagem de informações: métodos diferentes de avaliações de desempenho, novos softwares, cursos de liderança e coaching, entre outras aplicações.

Ficou curioso? Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este post e confira as informações que separamos para você!

Como cursos de RH podem ajudar?

O departamento de RH lida diretamente com pessoas, o que já caracteriza a necessidade de reciclagens e especializações constantes. Com a velocidade das mudanças que enfrentamos atualmente, o ser humano apresenta uma evolução inédita no mercado de trabalho no que diz respeito ao acesso às informações e ao acúmulo de experiências.

Essa necessidade é reforçada com a chegada da geração millenial ao mercado de trabalho, visto que esses jovens são focados no crescimento profissional, permanecendo nas empresas por curtos períodos de tempo com o intuito de absorverem o máximo de conhecimento possível.

A cada dia, novas práticas são incorporadas à gestão de pessoas e à atuação do RH estratégico na empresa, o que exige um conhecimento aprofundado sobre o assunto. Tendo essas informações em mente, é fácil entender o porquê da necessidade de atualização profissional ser ainda mais gritante para o setor de Recursos Humanos.

Apenas a graduação e pós-graduação já não são suficientes para uma formação realmente completa e que esteja a par do dinamismo que o mercado de trabalho atual oferece. É preciso acompanhar sempre essa evolução e verificar quais são as melhores práticas em aplicação no mercado para avaliar o que pode ou não ser implementado na sua empresa.

Como funciona o RH estratégico?

A necessidade de um novo foco no processo de formação dos profissionais de RH remete à própria evolução do setor. Se antes o departamento de recursos humanos era uma área basicamente operacional, com atividades e limites muito bem estabelecidos, atualmente tornou-se um setor vital na estrutura de gestão das empresas.

Para ser estratégico como o mercado exige hoje em dia, o RH precisa ter profundo conhecimento do modelo de negócios da organização e de sua visão de futuro. Sua inserção na empresa deve ocorrer de forma horizontal, compreendendo as atribuições e demandas de todas as áreas.

Dominar e disseminar a cultura da empresa também entra nas atribuições do RH estratégico. Ainda no campo de suas diferenças com o RH tradicional, está a proatividade.

Em sua versão clássica, o RH tinha atuação mais reativa, focando nas demandas que lhe eram apresentadas, basicamente operacionais, como os processos de contratação e treinamento de colaboradores. Em muitas empresas era apenas o operacional DP — o Departamento de Pessoal.

Atualmente, o tradicional DP se desdobrou em uma série de demandas especializadas da gestão de pessoas, como a avaliação de desempenho, o recrutamento, a gestão de benefícios etc. O que antes era um departamento temido pelos colaboradores, há pouco tempo começou a ser visto como um importante apoio para o crescimento e a melhoria do desempenho dos funcionários.

O RH estratégico tem seu olhar direcionado para a busca das melhores condições de trabalho para os colaboradores, de forma a garantir um ambiente laboral propício para a busca de resultados bem definidos.

Qual é o perfil do profissional moderno de RH?

Junto às novas atribuições que a área acumulou nas últimas décadas, assim como a maior responsabilidade pelos resultados da empresa, o perfil do profissional de RH foi modernizado. Não há mais espaço para aquele que se contenta em ser o executor de tarefas.

Para atuar no RH estratégico é preciso ter em mente a busca constante pela qualificação e pelo desenvolvimento permanentes do capital humano da organização. Para isso, é indispensável manter-se atento a tudo o que ocorre no mercado. Mais do que isso: é preciso ter clara a visão do negócio da empresa.

Essa mudança do direcionamento abriu espaço no RH para profissionais com outras formações, além das tradicionais psicologia ou pedagogia, que sempre foram soberanas nesse mercado. Hoje, há um grande número de advogados, administradores de empresas e engenheiros atuando na função.

Independentemente de sua formação de origem, é muito importante que o profissional de recursos humanos procure sempre o seu próprio desenvolvimento. Mais do que ninguém, ele precisa acompanhar as boas práticas do setor e manter-se sempre atualizado.

Há dezenas de opções para que ele se qualifique. Cursos presenciais e de ensino a distância das mais diversas instituições oferecem a oportunidade de assimilar diferentes visões sobre gestão de pessoas, motivação, engajamento e produtividade.

Que cursos de RH é possível fazer para aprimorar as técnicas?

Confira agora 11 cursos de RH que selecionamos para você aumentar os seus conhecimentos!

Academic Courses

O Academic Courses oferece uma série de cursos para qualificação em Recursos Humanos, como Certificados de Gestão de Recursos Humanos, Programas de Certificação de Gestão, Gerente de Recursos Humanos Certificado, entre outros. Destacamos dois que podem ser bem interessantes para a sua formação:

1. Certificado em Gestão de Pessoas (Middlesex University London)

O objetivo desse curso é focar em estratégia, liderança e relacionamento com funcionários, buscando desenvolver habilidades na gestão de pessoas com o uso de dados, métricas e análises para insights e planejamento voltados para o desenvolvimento da empresa.

A programação inclui exercícios práticos e estudos de caso. É uma opção excelente para melhorar o clima organizacional dentro da equipe e saber lidar com diversos tipos de pessoas e seus comportamentos no ambiente laboral.

2. Melhoria do Desempenho Humano (University of Tulsa College of Business Administration)

Esse é um dos cursos de RH que busca incentivar a melhoria no desempenho dos funcionários, oferecendo uma visão completa sobre questões envolvendo performance e o que pode ser feito em relação a isso.

É um certificado voltado para gestores, consultores e profissionais de RH que querem ter uma abordagem direcionada ao aumento dos resultados dos empregados, ensinando técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas imediatamente na solução de problemas e no desenvolvimento de habilidades.

Kenoby

3. Certificação em Recrutamento e Seleção

A Kenoby disponibiliza uma Certificação de Recrutamento e Seleção, totalmente gratuita e online. Esse curso é composto por um conjunto de videoaulas que podem ser assistidas pela internet, nas quais é repassado um conteúdo montado pelos especialistas da empresa.

São ao todo 13 videoaulas que vão otimizar os processos de seleção e recrutamento de talentos da sua organização. Ao final o aluno é submetido a uma prova, e se obtiver pelo menos 75% de acertos, ele recebe o certificado que pode ser incluído no currículo ou no LinkedIn.

Essa certificação oferece insumos para que você melhore o seu método de trabalho na seleção de talentos, tornando-lhe apto a fazer contratações mais acertadas e ajudando na sua valorização dentro do mercado de trabalho, aumentando as possibilidades de novas ofertas ou de uma promoção.

Aproveite para fazer a sua matrícula gratuita na Certificação em Recrutamento e Seleção.

Curso Online Grátis: Certificação em Recrutamento e Seleção


Veduca

Veduca é uma plataforma conhecida de cursos online que disponibiliza gratuitamente diversas especializações voltadas para pessoas físicas e jurídicas. Dentro do escopo de cursos de RH, destacamos:

4. Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação (USP)

Voltada para profissionais que ocupam ou buscam um cargo de liderança na empresa e querem melhorar o trabalho em equipe, essas aulas abordam as mudanças no mercado de trabalho, planejamento e transição de carreira, além da construção de um ambiente motivador.

O curso é ministrado pelo professor da USP, Joel Souza Dutra, que tem experiência em administração de recursos humanos. Todos sabemos a importância que a liderança tem para os resultados da empresa, e investir nesse tipo de especialização pode fazer toda a diferença.

Coursera

Essa é outra plataforma conhecida por disponibilizar cursos de qualidade que podem ser acessados pela internet, sem limitação de horário ou data. Dentro do escopo de cursos de RH que a Coursera oferece, podemos selecionar:

5. Gestão de talentos (University of Michigan)

Nesse curso são disponibilizadas as melhores práticas de seleção e recrutamento de talentos, com métricas para avaliação de performance dos funcionários. Ele também mostra como desenvolver e treinar os empregados para conseguir melhores resultados, dando uma visão completa de como gerenciar os colaboradores.

O conteúdo desse curso provê habilidades importantes para contratar e gerir melhor.

6. People Analytics (University of Pennsylvania)

O uso do people analytics ocupa um espaço cada vez maior na gestão de pessoas dentro das empresas, e é importante que os profissionais de RH saibam como utilizar essa ferramenta para se manter dentro do mercado de trabalho e apresentar bons resultados.

Essas aulas, ministradas pela Universidade da Pensilvânia, ajudam os profissionais a tomarem decisões com base em dados e em como essas informações refletem na seleção de pessoas, na sucessão de cargos, na liderança e nas avaliações de performance, auxiliando o RH a assumir uma posição estratégica dentro da empresa.

Unieducar

7. Implantação da Avaliação de Desempenho em Recursos Humanos

A Unieducar atua no treinamento e no desenvolvimento profissional, além de oferecer o curso de Implantação da Avaliação de Desempenho em Recursos Humanos.

Esse é um dos cursos de RH que mostra a importância da avaliação de desempenho para as empresas, abordando as melhores práticas para a realização dessas avaliações de forma mais eficiente. Tudo isso é possível por causa de um programa que abrange a melhoria da qualificação profissional dos envolvidos na área.

A avaliação de desempenho é um pilar importante para a gestão de pessoas, e saber como implantá-la de maneira eficiente garante melhores resultados.

Catho

A Catho Educação Executiva é uma unidade da Catho Online, uma plataforma voltada para as atividades de RH. Além de reunir um banco de vagas e currículos, também realiza cursos de RH de qualificação online e presencial e promove conferências e treinamentos empresariais. Confira o programa de qualificação que destacamos:

8. Gestão de Cargos e Estratégias de Remuneração

O curso aborda os métodos e as técnicas para determinar políticas de remuneração que permitam atrair e reter talentos na empresa, desenvolvendo um plano de cargos e salários. O profissional de RH deve saber analisar o modelo remuneratório praticado pelo mercado, estabelecendo as bases que precisam ser aplicadas na empresa.

O curso organiza-se em 6 módulos e tem carga horária de 16 horas. É indicado para profissionais de diferentes níveis hierárquicos de organizações de pequeno, médio e grande porte.

FGV

Uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do país, a Fundação Getulio Vargas oferece, além dos programas de ensino presenciais, uma série de cursos online. Abaixo, fizemos o resumo de dois deles:

9. Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Esse curso é indicado para quem ainda procura compreender por que a área de recursos humanos é, hoje, tão importante para os resultados de uma organização, contrapondo os papéis do RH tradicional com o estratégico.

Além de mostrar como se deu essa evolução da área, o curso aborda também quais são os fatores críticos da atuação do RH nos dias de hoje. Também reserva um módulo para tratar das técnicas de recrutamento e desenvolvimento de talentos, e outro para abordar temas como motivação, competências e lideranças.

Com carga horária de 30 horas, o curso se desenvolve ao longo de 9 semanas. A plataforma online da FGV permite a interação entre os alunos, com reuniões online e atividades em grupo.

10. Liderança de equipes

Como preparar os líderes para a tarefa de conduzir seus times rumo ao melhor desempenho? Esse é o escopo dessa qualificação que aborda diferentes aspectos da formação e do papel do líder, como a comunicação com sua equipe, relações humanas e desenvolvimento de pessoas.

Com carga horária de 30 horas, o curso oferece, além da visão sobre o papel do líder, conhecimentos sobre as formas de montar uma equipe, além dos aspectos éticos que envolvem a liderança no ambiente corporativo.

iPED

O iPED é uma plataforma de cursos online, com programas em diferentes áreas de conhecimento. É uma oportunidade de qualificação com baixo investimento, oferecendo, inclusive, alguns cursos gratuitos.

11. Tipos de Avaliação de Desempenho

Saber como avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa é essencial para mensurar o verdadeiro retorno que eles garantem à organização. Esse curso oferece noções básicas sobre realizar diferentes tipos de avaliação: 90, 180 e 360 graus.

Também mostra os erros mais comuns cometidos pelo RH durante a avaliação, a maneira correta de dar um feedback ao colaborador e como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). A carga horária do curso é de 80 horas.

Bônus: Qulture.Rocks

Certificação em Gestão de Desempenho e suas Tendências

A Qulture.Rocks é referência em Gestão de Performance. Com sua expertise extensa e diversa, eles resolveram dividir um pouco de seu conhecimento.

Nesse curso você aprenderá muito sobre gestão de desempenho e as melhores formas de avaliar e analisar os seus colaboradores, de modo que saiba as melhores estratégias para o aumento de performance dentro da sua companhia.

Como você pôde ver, há muitas opções de cursos de RH para aperfeiçoar suas potencialidades. Basta definir um foco de atuação e partir em busca de mais qualificação para acompanhar o desenvolvimento do mercado.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Qualidade de vida no trabalho: qual a sua importância afinal?

Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida no trabalho — e, provavelmente, o assunto será cada vez mais discutido no futuro. A verdade é que as empresas precisam reorganizar  continue lendo »

Rescisão de contrato de trabalho: como funciona?

A rescisão de contrato de trabalho é um processo delicado, que envolve várias regulações e demanda muita cautela. Os profissionais responsáveis precisam zelar para que não ocorram problemas, como processos judiciais, pagamentos de  continue lendo »

Avaliação de desempenho: tudo o que você precisa saber!

Por melhor que seja uma equipe, entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente. A avaliação de desempenho é um dos  continue lendo »

RH + Festa Junina/Julina: como aproveitar este período para integrar os colaboradores

Além de ser um dos eventos favoritos e mais esperados pelos brasileiros, as festas juninas são situações perfeitas para promover o engajamento e a interação entre os colaboradores enquanto melhora  continue lendo »

Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional, e mantém a  continue lendo »

7 Cuidados para potencializar a sua gestão de pessoas

A correta gestão de pessoas é uma atividade-chave para o crescimento de um negócio no mercado. Isso porque uma boa administração garante funcionários mais alinhados, produtivos e comprometidos com os resultados  continue lendo »