Entenda 5 custos do turnover para a sua empresa

12 de julho de 2019
Kenoby

No basquete, o turnover representa a perda da bola para o time adversário. Já nos negócios, representa a saída de talentos do quadro de trabalho, fato que pode ser um grave problema. Há vários custos de turnover, o que gera desvantagens aos negócios.

Se os profissionais talentosos saem com recorrência, a empresa tem uma série de despesas adicionais e imprevistas, como rescisões contratuais e novas demandas por seleção. Logo, a rentabilidade e a lucratividade projetadas serão prejudicadas.

Quer descobrir quais são os 5 principais custos de turnover? Conhecer os conceitos por trás do índice de turnover? Então continue a leitura do artigo que criamos para você!

Diferentes causas que levam ao turnover

Quando um profissional decide sair da empresa, não é algo que acontece do dia para a noite. Há muitas causas possíveis, talvez até um amontoado de problemas ao longo dos meses ou anos no trabalho. Por esse motivo, não é tão simples discutir a causa.

Ao certo, o que se sabe é que há dois tipos de turnover: o voluntário e o involuntário, e é preciso conhecer esses conceitos para entender os custos do desligamento.

No primeiro caso, voluntário, o profissional opta por sair da empresa. Ele já está insatisfeito com seu superior imediato ou com o ambiente de trabalho, por exemplo. Ou então, simplesmente recebeu uma proposta melhor. Em suma, a ideia parte do talento.

No caso do involuntário, a demissão não é uma opção ao empregado. O empregador opta por desligá-lo do quadro de trabalho, seja por falta de produtividade ou baixo alinhamento à cultura. Existem ainda outras razões, como a demanda por corte de gastos.

Quando a decisão de demitir parte da empresa, há multas e os custos tendem a ser maiores. Por outro lado, quando parte do empregado, a empresa é pega de surpresa, o que pode sobrecarregar seu time de trabalho. Logo, existem problemas nos dois casos.

Antes de continuar, aproveite para baixar a nossa apresentação mensal de indicadores de RH!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Absenteísmo e turnover: entenda o que é, quais os tipos e como reduzir
Absenteísmo e turnover: entenda o que é, quais os tipos e como reduzir

Absenteísmo e turnover são fatores que frequentemente nascem das mesmas causas. Problemas com clima organizacional, falta de motivação, liderança fraca, cobrança excessiva e indisciplina podem conduzir tanto a ausências no trabalho  continue lendo »

Conheça 4 tipos de turnover e entenda os seus impactos
Conheça 4 tipos de turnover e entenda os seus impactos

O turnover é algo comum nas empresas, porém, merece atenção dos gestores e do RH, pois pode sinalizar problemas mais profundos. Mais do que medir, é preciso conhecer os tipos  continue lendo »

Turnover involuntário: entenda o que é e quais seus impactos na empresa
Turnover involuntário: entenda o que é e quais seus impactos na empresa

O turnover involuntário tem motivações bem específicas e, quando ocorre em excesso, traz diversos prejuízos. Já podemos adiantar que a melhor maneira de evitar isso é caprichando na hora de  continue lendo »

Absenteísmo e rotatividade: entenda seu impacto nas empresas
Absenteísmo e rotatividade: entenda seu impacto nas empresas

O absenteísmo e a rotatividade nas empresas são dois dos maiores desafios enfrentados pelo setor de Gestão de Pessoas na atualidade. Isso porque, eles causam graves prejuízos que comprometem a produtividade  continue lendo »

Turnover: Guia completo para reduzir a rotatividade de colaboradores
Turnover: Guia completo para reduzir a rotatividade de colaboradores

Turnover é um índice que calcula a rotatividade dos colaboradores, ou seja, a quantidade de profissionais que deixam uma empresa em determinado período e precisam ser substituídos. Hoje, é considerado  continue lendo »

Turnover ideal: entenda o conceito e os impactos para sua empresa
Turnover ideal: entenda o conceito e os impactos para sua empresa

A rotatividade de pessoal nem sempre é bem-vista, afinal, representa a saída dos profissionais da empresa. No entanto, há um nível de turnover ideal e que pode ajudar a organização,  continue lendo »