Dashboards automatizados: como tornar o recrutamento mais estratégico?

28 de junho de 2017
Kenoby

Com a evolução que o RH passou nos últimos anos, dashboards automatizados são a solução ideal para quem quer trabalhar com um recrutamento mais estratégico.

Além de otimizar funções, eles trazem praticidade às etapas do recrutamento, tornando o processo seletivo mais objetivo e, o mais importante, dando mais segurança às decisões.

Ao aderir a essa nova prática, planilhas do Excel e arquivos pesados ficam no passado. Os dashboards substituem esse tipo de recurso, garantindo, além de inovação, segurança e economia de tempo. Quer saber mais? Leia até o fim!

Por que a empresa deve largar o Excel?

O trabalho manual, necessário no Excel, dá margem à ocorrência de erros, o que não acontece com a utilização dos dashboards, os quais não dependem da atenção humana, uma vez que são feitos de forma automatizada.

Sendo assim, a diminuição de equívocos, e do consequente retrabalho, otimiza o tempo de trabalho e facilita a rotina, trazendo praticidade à execução de tarefas.

Sem mencionar o tempo que os gestores e recrutadores investem gerando os relatórios manualmente. Para redigir um relatório satisfatório, é necessário acessar diferentes ferramentas e fontes de dados para coletar as informações que estão descentralizadas.

Além disso, para gerar os KPIs é preciso realizar uma série de cálculos e construir os gráficos que auxiliarão a tomada de decisão. Quem já realizou esta tarefa sabe o tempo gigantesco que ela demanda.

Por isso, automatizar os relatórios e largar o Excel é uma estratégia excelente para o time que deseja aumentar a eficiência e reduzir o tempo na produção destas informações gerenciais.

Monitorando os números em tempo real

Melhorar o recrutamento da empresa com a utilização de dashboards é uma decisão eficiente, pois o uso desse recurso permite que esse processo na sua empresa seja prioridade.

Ao controlar indicadores em tempo real fica mais fácil reverter ações ou melhorá-las. O melhor de tudo é que isso pode ser feito rapidamente.

Em tempo, dashboards automatizados são painéis de controle que disponibilizam informações sobre todos os processos envolvidos nos objetivos do negócio. Tratando-se do recrutamento, conteúdos que pertencem aos processos seletivos ficam acessíveis e podem ser transformados em indicadores e relatórios.

A cada atualização feita pelo profissional de RH, mais informações são agregadas a esse repertório, tornando-o mais completo.

Escolhendo os dashboards ideais para a empresa

Os dashboards são visualmente práticos e podem ser criados de acordo com o que a empresa precisa. Além disso, oferecem funções flexíveis que podem ser adaptadas a necessidades particulares de cada setor.

 

Imagine poder integrar dados de todas as suas planilhas? Normalmente, isso só seria possível com a execução de outra planilha. Com esse recurso, os dados já estão disponíveis para essa integração, fornecendo resultados em forma de gráficos e relatórios, de acordo com a escolha do avaliador.

Para criar o seu dashboard ideal é preciso estar atento a algumas questões específicas. Veja quais são:

  • Use cores e efeitos com moderação, para tornar a experiência do usuário agradável;
  • Escolha gráficos adequados e variados de acordo com a natureza daquilo que está sendo analisado;
  • Armazene dados relevantes para o negócio, evitando excesso de informações que não serão úteis para nenhum setor;
  • Faça-o em uma página, com as informações acessíveis de uma só vez;
  • Destaque as informações com grande relevância.

No geral, um dashboard automatizado tem a função de fornecer informações sobre um determinado aspecto da empresa, mostrando de maneira simplificada o que gerou os respectivos resultados. Ele pode ser o primeiro passo para tornar o RH mais estratégico.

Aproveite para baixar o nosso modelo para apresentação de indicadores de RH. Clique na imagem abaixo:

Apresentação Indicadores de RH

Gostou deste conteúdo? Para aprofundar seu conhecimento ainda mais, leia agora por que não utilizar Excel e e-mail na gestão de Recrutamento e Seleção!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Indicadores de recrutamento e seleção: tenho boas métricas?

Quando pensamos em excelência de processos, as métricas ocupam uma posição de destaque. É por meio dos indicadores de recrutamento e seleção que a empresa poderá medir a eficiência das contratações. Assim,  continue lendo »

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

Mensurar os resultados da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso existem alguns indicadores que visam simplificar esse processo de avaliação de resultados. É o caso do Full  continue lendo »

Como melhorar a taxa de atratividade na minha empresa?

Os indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators) caíram no gosto de empresas das mais diversas áreas. Permitindo uma administração mais inteligente por meio do acompanhamento da evolução de  continue lendo »

Headcount: o que é, como calcular e como utilizar esse indicador no rh

Realizar um trabalho eficaz e estratégico em Recursos Humanos inclui entender e aplicar de forma inteligente seus indicadores. Apesar disso estar claro para a maioria dos profissionais do departamento, muitas  continue lendo »

Indicadores de RH: saiba quais são as métricas mais importantes do recrutamento

Para garantir a excelência na gestão de recursos humanos, não basta apenas a intuição. Critérios objetivos — como métricas de RH — ajudam a avaliar se as ações são bem-sucedidas, quais  continue lendo »

Como reduzir o turnover precoce nas empresas?

Reduzir turnover é uma preocupação que muitas empresas compartilham, principalmente as que estão começando sua caminhada. Isso porque a alta taxa de rotatividade dos colaboradores pode ser um obstáculo maior  continue lendo »