Descubra como o job description é importante no recrutamento e seleção

8 de Maio de 2017
Kenoby

Realizar uma contratação eficiente de novos colaboradores não é uma tarefa fácil. Os métodos utilizados, os canais de divulgação e a forma como será executado o processo de seleção são apenas alguns dos desafios envolvidos em uma contratação. Diante disso, muitas vezes as empresas negligenciam a importância de uma peça fundamental para o recrutamento e seleção: o job description.

O job description é a descrição utilizada para anunciar uma vaga. É um erro muito comum acreditar que essa descrição tem apenas a função de informar as principais características do cargo aberto, ignorando o impacto que ela tem no processo de contratação como um todo.

Pensando nisso, separamos pontos importantes a serem considerados em uma descrição de vaga. Assim, este artigo se propõe a conscientizar sobre o real valor do job description para a contratação. Continue sua leitura e confira!

Primeira impressão

A descrição de uma vaga é, na maioria das vezes, a primeira fonte de informação que uma pessoa tem sobre o cargo ofertado. Logo, a maneira como o job description é elaborado pode ser determinante para despertar o interesse de uma pessoa ou fazer com que ela desista de se candidatar.

Além disso, muitas vezes o anúncio de uma vaga é o primeiro contato de uma pessoa com a empresa. Portanto, o cuidado com a forma que uma posição na organização é descrita pode afetar a maneira como a imagem da empresa é percebida por candidatos e, até mesmo, possíveis clientes ou parceiros.

Tendo isso em mente, é fortemente recomendável que o time de marketing da empresa esteja envolvido na formulação da descrição.

Cultura e ambiente de trabalho

Além de, obviamente, ser responsável pela descrição do cargo oferecido, o job description também influencia na percepção positiva ou negativa sobre como a pessoa supõe que seja trabalhar na empresa.

A forma como são descritas as funções, responsabilidades e qualificações necessárias para a vaga dão indícios para o futuro candidato sobre a relação da instituição com seus colaboradores, assim como a respeito da cultura da organização.

Dessa forma, é crucial que o job description seja elaborado de forma estratégica, uma vez que tem função de atrair os profissionais mais adequados para a vaga e empresa.

Tipo de candidato

Uma das atribuições mais importantes de um job description é a capacidade de filtrar o tipo de candidato que a empresa busca. Por meio da linguagem, estética e meios de divulgação adotados, a organização realiza sua primeira filtragem em relação aos tipos de candidatos pretendidos para pleitear o cargo.

Por isso, é essencial que seja traçada uma estratégia de divulgação considerando os canais onde os candidatos pretendidos estão. Caso as redes sociais sejam utilizadas, é muito agregador o uso de imagem para destacar a publicação e otimizar seus resultados.

Valorizar aspectos fundamentais do procedimento de recrutamento e seleção é imprescindível para que uma empresa consiga atrair os melhores profissionais. Consequentemente, entender a importância de um job description bem elaborado pode ser determinante para contratações exemplares. Assista o vídeo abaixo e confira um passo a passo para criação do job description:

Este artigo te ajudou a entender a importância de um job description? Gostou do texto e quer continuar se aprimorando? Siga-nos nas redes sociais e não deixe passar nenhum conhecimento!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Geração Z: Quem são, como eles pensam e como chegar até eles?

Uma nova sucessão de pessoas começa a entrar no mercado de trabalho. Com um comportamento totalmente diferente, a geração Z desponta no cenário profissional, capaz de gerar mudanças e revolucionar  continue lendo »

Job description: passo a passo para criar a descrição de uma vaga de emprego

Você sabe como fazer um job description eficiente? Ao contrário do que muitos acreditam, a descrição da vaga não serve apenas para informar um candidato sobre um cargo disponível em  continue lendo »

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

Mensurar os resultados da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso existem alguns indicadores que visam simplificar esse processo de avaliação de resultados. É o caso do Full  continue lendo »

Como melhorar a taxa de atratividade na minha empresa?

Os indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators) caíram no gosto de empresas das mais diversas áreas. Permitindo uma administração mais inteligente por meio do acompanhamento da evolução de  continue lendo »

Guia rápido: saiba como contratar excelentes profissionais de TI!

Saber contratar profissionais de TI talentosos é o primeiro passo para desenvolver esse departamento, tornando-o ainda mais rentável para a empresa. Com colaboradores de excelência, fica muito mais fácil alcançar  continue lendo »

Conheça 7 dicas para atrair mais candidatos para as vagas da empresa

O dia a dia dentro das empresas, a sobrecarga de tarefas e, muitas vezes, a falta de processos claros e efetivos fazem com que o recrutamento seja demorado. Há algumas  continue lendo »