Dia do trabalho: História, Recrutamento e Recursos Humanos

1 de maio de 2019
Leandro

No dia 1º de maio é comemorado o dia mundial do trabalho, também conhecido como dia do trabalhador. No Brasil, a data é feriado, assim como diversas outras, como Tiradentes, em 21 de abril, Independência, em 07 de Setembro e Finados, em 02 de novembro.

Mas se você quer saber o motivo da criação desta data e os seus impactos no mundo, continue a leitura e descubra tudo sobre o dia do trabalho!

A origem do dia do trabalho

A data é palco de diversos acontecimentos históricos relacionados à relação entre trabalho e trabalhador no mundo todo. E toda essa história começou em Chicago, nos EUA, em 1886, quando um grupo de trabalhadores organizaram uma manifestação que reivindicava a redução da jornada de trabalho de 13 para 08 horas diárias.

No mesmo dia, originada pela manifestação em Chicago, uma greve geral se instaurou por todo o país, tendo consequências abruptas, como a morte de diversos manifestantes, repressões violentas e centenas de pessoas feridas.

Por causa disso, em 1989, um comitê reunido em Paris, na França, decidiu convocar manifestações anuais com a finalidade de pedir a redução de jornada para 08 horas diárias. A data escolhida foi o dia 1º de maio, homenageando as lutas sindicais de Chicago.

Na França o resultado não foi diferente. As manifestações foram fortemente reprimidas e resultaram em mais mortes e violência, o que fez a data ganhar ainda mais força como símbolo de luta dos trabalhadores.

Mais de 20 anos depois, em 1919, as manifestações começaram a gerar resultados. Foi nesse período que a França reduziu a jornada para 08 horas diárias, proclamando o dia 1º de maio como feriado. No ano seguinte a União Soviética seguiu o modelo e adotou o feriado. Como consequência, diversos outros países adotaram o feriado.

A história do dia do trabalho no Brasil

Em território nacional, o dia do trabalho (1º de maio) já era comemorado desde 1895 pelo movimento operário como um dia de luta dos trabalhadores, sendo uma data marcada por protestos e reivindicações diversas.

Mas foi em 1917 que o jogo virou. Neste ano, a cidade de São Paulo foi palco de uma das maiores greves gerais da história, fazendo com que o movimento dos trabalhadores ganhasse ainda mais força.

Como consequência, em 1925, por causa do tamanho do movimento, a data foi transformada em feriado nacional por meio de um decreto presidencial emitido por Artur Bernardes, que queria ganhar o apoio dos trabalhadores.

Hoje, a data ainda é extremamente lembrada pelos movimentos sindicais e o dia do trabalho costuma ser marcado por manifestações de trabalhadores que buscam seus direitos.

O dia do trabalho, o RH e o Recrutamento e Seleção

Historicamente, o dia do trabalho sempre foi uma data de luta e de busca pelos direitos dos trabalhadores. Mas, desde sua oficialização como feriado, a data mudou um pouco o seu viés e, hoje, funciona como um dia de celebração pelos direitos conquistados.

Hoje, cada vez mais empresas entendem as vantagens da liberdade e autonomia em relação à jornada fixa e rígida. Por isso, elas investem cada vez mais em meios de colocar o candidato certo na vaga certa.

E essa prática tende a trazer ótimos resultados para ambos. Se de um lado o trabalhador ganha em liberdade, responsabilidades e alegria, do outro o empregador também ganha com uma dedicação maior e um aumento gradual de performance conquistadas com base no fit-cultural entre a empresa e o colaborador.

Por isso, a área de Recursos Humanos e de Recrutamento e Seleção vêem cada vez mais a importância de bons processos seletivos, com entrevistas estruturadas e testes psicométricos, visando o aumento da assertividade nas contratações, seja por meio de softwares de recrutamento e seleção ou não.

E a tendência é que esse seja o futuro, já que contratar as pessoas certas é um dos maiores desafios para as companhias que ainda não investem em sistemas de R&S que contam com a inteligência artificial como forma de automatização e aumento de assertividade das contratações.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre os softwares de R&S, agende uma avaliação gratuita com o nosso time de especialistas e desenvolva sua estratégia seguindo as melhores práticas da área.

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?
O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?

Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema leva para as companhias importantes diferenciais competitivos, principalmente quando o  continue lendo »

Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto
Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto

Um dos principais ativos de uma empresa é o seu corpo de profissionais. Da mesma forma que existem regras que regulamentam os processos comerciais e até de produção, também existem  continue lendo »

Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa
Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa

O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias, solucionando dúvidas, apresentando a empresa e instruindo-o em relação às  continue lendo »

Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento
Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento

Muitos profissionais de RH buscam integrar a avaliação por competências às práticas dos departamentos em que atuam. Afinal, em diversas situações, a simples análise dos resultados não traduz a contribuição  continue lendo »

Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional
Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional

O coaching passou a atuar mais recentemente nas empresas como um importante suporte para a psicologia organizacional. A prática apoia o setor de Recursos Humanos principalmente na parte de treinamento ou  continue lendo »

Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente
Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente

A correta gestão de recursos humanos garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso dos negócios. Não por acaso, organizações com boas práticas de  continue lendo »