Diretor de RH: o que faz, quanto ganha e como se tornar um

1 de Fevereiro de 2018
Kenoby

Peça importante em uma organização, o diretor de RH é responsável pelo bom funcionamento do departamento de recursos humanos.

Ele cuida dos funcionários, tanto no aspecto operacional (realização de funções) quanto na estratégia — garantindo que cada empregado esteja na função em que mais se encaixa conforme suas habilidades e tragam resultados para a empresa.

Por que contratar um Diretor de RH?

Esse profissional é importante para coordenar as ações em relação aos empregados. O diretor de RH também acompanha de perto as ações de recrutamento e seleção, importantes para evitar o turnover.

Saiba mais sobre essa profissão:

O que faz um Diretor de RH?

Sua contratação vai trazer resultados positivos, já que ele busca sempre explorar ao máximo o potencial dos trabalhadores, valorizando o capital humano e desenvolvendo pessoas.

Um especialista em RH é capaz de aproveitar ao máximo os talentos presentes na organização, o que interfere diretamente na produtividade e alcance de metas.

Qual a qualificação necessária?

O cargo de diretor de RH é muitas vezes ocupado por pessoas com diversas formações, mas o ideal é que esse profissional tenha:

Mesmo as pessoas que já possuem boa experiência devem continuar investindo em especialização, já que se trata de uma área bem dinâmica. Cursos complementares são sempre recomendados até para profissionais com bom tempo de carreira.

Quais habilidades é preciso ter?

Para ser um bom diretor de RH, é recomendado o desenvolvimento de características como:

É essencial que esse profissional saiba se relacionar com todas as hierarquias e pessoas de diferentes formações, já que atuará diretamente com todos os setores da empresa.

Qual o salário de um diretor de recursos humanos?

O diretor de RH é um dos cargos com maior variação salarial dentro do setor de recursos humanos, com uma diferença de até 10% entre uma remuneração e outra.

O perfil de profissional com os melhores salários tem inglês fluente, conhecimento em leis trabalhistas e experiência em outras áreas. Geralmente, a faixa etária desses profissionais está entre 46 e 50 anos.

Os rendimentos em uma empresa de pequeno e médio porte variam entre 20 e 32 mil reais, enquanto numa grande empresa podem atingir 50 mil reais.


Template para descrição de vaga

Estamos procurando por um Diretor de RH que será responsável pela estruturação e gestão de todos os colabores do setor de RH, criação e execução da estratégia da companhia.

RESPONSABILIDADE

  • realizar toda a gestão de funcionários da empresa, delegando funções, observando se as políticas internas estão sendo cumpridas e garantindo que o trabalho está sendo realizado dentro do previsto pela legislação;
  • cuidar do andamento do trabalho, prezando pela adequação do profissional;
  • realizar todo o planejamento de carreira, gestão de pessoas, realização de avaliações de desempenho, estruturação de treinamentos, aplicação de palestras e instituição de programas voltados para o crescimento dos profissionais;
  • preparar líderes, que serão seus principais facilitadores nesse trabalho de desenvolvimento de competências.

REQUISITOS

Leia mais para conhecer as diferentes áreas de atuação no setor de RH.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Férias coletivas: entenda como funciona e a sua regulamentação!

Férias coletivas podem gerar dúvidas nos profissionais de RH, principalmente em relação ao cumprimento das regras previstas na CLT. Além disso, nem sempre, todos os trabalhadores preenchem os requisitos necessários para os  continue lendo »

Você sabe o que é dissídio? Entenda como funciona e como é calculado

Dissídio é uma palavra bastante comum no ambiente empresarial, mas esse termo pode ser motivo de grande dor de cabeça para os gestores de recursos humanos, caso eles não tenham  continue lendo »

Adicional noturno: entenda as principais regras e como calcular

Você sabe quais as principais regras sobre o adicional noturno? Esse pagamento levanta diversas dúvidas no setor de recursos humanos. Afinal, o conhecimento da legislação é fundamental para entender seu  continue lendo »

Aviso prévio: o que você precisa saber sobre o assunto?

As regras de aviso prévio são frequentemente aplicadas no cotidiano do setor de Recursos Humanos. Isso porque, querendo ou não, a demissão de funcionários faz parte da rotina do departamento.  continue lendo »

Pedido de demissão: entenda como funciona o processo

O pedido de demissão é um tema que gera muita confusão, tanto para empregadores quanto para funcionários. Profissionais de RH devem estar atentos a todas as etapas do processo, desde a carta de  continue lendo »

Pró-labore: saiba qual a diferença entre ele e o salário

Pró-labore e salário são termos muitas vezes confundidos, mas que têm significados diferentes no contexto de uma empresa. Um está direcionado aos sócios-administradores do negócio, enquanto o outro está relacionado  continue lendo »