A importância da diversidade no ambiente de trabalho

4 de Janeiro de 2018
Kenoby

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças. A diversidade no ambiente de trabalho é um fator que merece bastante atenção e que pode gerar uma série benefícios, se você desenvolver uma boa abordagem da questão.

Preparamos este conteúdo especial para você se informar mais sobre a importância da diversidade nas organizações. Ficou interessado? Confira o nosso post e saiba mais!

O que significa a diversidade no ambiente de trabalho?

Nossa sociedade é altamente diversificada. São várias etnias, pessoas com deficiência, grupos LGBTQ, homens e mulheres. Assim, não é possível fechar os olhos para essas variedades. É preciso aceitar os profissionais como eles são e favorecer o aprendizado com as diferenças.

A diversidade no ambiente de trabalho significa o desenvolvimento, por parte da organização, de uma postura madura diante da pluralidade da nossa sociedade. Isso significa acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais.

Qual a importância da diversidade nas organizações?

A diversidade no ambiente de trabalho é um fator que traz uma série de benefícios. Entenda melhor a seguir!

Alcance de melhores resultados

A diversidade nas organizações contribui para que a equipe alcance resultados mais positivos. Isso acontece porque o ambiente de trabalho é cooperativo, estimulante e acolhedor. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados para realizarem suas atividades.

Com a melhor qualidade de vida da equipe, todos trabalham melhor e com mais efetividade. Esses fatores contribuem para que os resultados sejam melhores na corporação. Com essas consequências benéficas, a equipe fica mais estimulada, gerando um ciclo positivo no negócio.

Redução dos conflitos

Em organizações em que há uma cultura de respeito à diversidade, os conflitos são bem menos recorrentes. Como há uma política de boa convivência entre as diferenças, os colegas de trabalho podem ter mais facilidade para lidar com divergências entre eles. A política de respeito e tolerância estimula a capacidade de escuta e de buscar acordos dos profissionais.

Dessa forma, diferenças de opinião não desencadeiam em desentendimentos, rompimentos ou atritos. Elas são estímulos para a formação de uma construção cooperativa e para a busca de um consenso.

Diminuição da rotatividade

Quando há muita exclusão na equipe devido às dificuldades de convivência com diferenças, é comum acontecerem desligamentos da empresa. Às vezes, por não suportarem a dinâmica de segregação entre os colegas, alguns membros do time preferem sair do emprego. Esse processo é muito problemático. Equipes intolerantes tendem a ter um alto índice de rotatividade porque os profissionais não dão conta da exclusão.

Com um grupo diversificado e que acolhe as diferenças, os colaboradores se sentem mais seguros e acolhidos. Isso contribui para a cooperatividade e o senso de pertencimento. Assim, o turnover é bem menor na companhia.

Aumento da criatividade no ambiente

Em um ambiente que valoriza a diferença e que coloca a diversidade como um elemento que acrescenta para o negócio, os colaboradores sentem que têm mais liberdade para ter autenticidade e genuinidade no trabalho. Esse fator contribui para que haja mais originalidade na produção.

Além disso, o ambiente diversificado propicia condições para que novas ideias circulem entre os membros do time. Os profissionais ficam mais engajados e criativos, prontos para liberarem os seus potenciais.

Melhoria da imagem da empresa

Uma corporação que valoriza a diversidade está cumprindo com seu papel social. Isso contribui para que a organização seja bem-vista. Afinal, é uma postura de responsabilidade para com a sociedade.

Além disso, o aprendizado sobre a multiplicidade que os colaboradores têm na companhia é difundido no meio social pelos próprios profissionais. Quando vão para outros espaços, eles reproduzem os comportamentos de tolerância aprendidos no trabalho. Com isso, se tornam exemplos para as outras pessoas.

Já que esse tópico fala de marca empregadora, aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora e conheça mais sobre esse tema que vem sendo cada vez mais importantes no dia a dia das empresas.

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora


 

Como fomentar e incentivar a diversidade e a inclusão dentro da empresa?

Você pode realizar estratégias para fomentar e estimular a diversidade na cultura corporativa. Acompanhe mais a seguir!

Crie programas de inclusão

Programas de inclusão na empresa são uma ótima alternativa para promover o engajamento dos trabalhadores. Muitos profissionais defendem uma causa e não encontram espaço nos seus empregos para se manifestarem. Com programas como comitês de mulheres, de LGBTQs ou para a inclusão de pessoas com deficiência, a organização só tem a ganhar.

Esses coletivos podem fortalecer os laços entre os colaboradores, aumentar o senso de pertencimento, além de ser um espaço para debates produtivos que podem ajudar a corporação a criar medidas de acolhimento à diversidade e inclusão. Assim, o empreendimento pode aproveitar as ideias que surgem para promover melhorias contínuas.

Realize mostras culturais

Só é possível aprender a respeitar uma cultura se você a conhecer. A realização de mostras culturais no trabalho pode ser um excelente fator para promover a interação com diferentes costumes e para conscientizar sobre a postura de tolerância. Esses eventos auxiliam no amadurecimento dos profissionais e ainda fortalecem os laços entre os colegas.

Com essa estratégia, a equipe terá a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de desenvolver a empatia. Isso ajuda os trabalhadores na aprendizagem da aceitação das diferenças.

Faça programas voluntários

Realizar programas de voluntariado na empresa pode ser um excelente fator para contribuir com uma política de aceitação da diversidade no ambiente de trabalho. A realização dessas ações possibilita a interação com grupos diferentes em um contexto fora do corporativo. Assim, sua equipe tem a oportunidade de desenvolver características como a empatia e o respeito.

Os programas voluntários também podem ser uma experiência positiva para o relacionamento entre os profissionais, fortalecendo o senso de equipe e a aceitação das diferenças de cada um.

A diversidade no ambiente de trabalho é fundamental para a aprendizagem sobre o respeito e a tolerância. Mas ela também favorece os processos, melhorando a interação da equipe, aumentando a qualidade de vida e estimulando a aceitação entre os colegas. Times que apostam nessa aprendizagem têm uma série de benefícios, como melhores resultados e maior cooperatividade.

Para estimular uma postura madura com relação à multiplicidade na empresa, você pode apostar em medidas como desenvolver programas de inclusão, realizar mostras culturais e fazer programas voluntários.

E então, gostou de saber mais sobre a importância da diversidade nas organizações? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

5 passos para mapear a cultura organizacional de uma empresa

A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto composto pela missão, visão e valores, bem como as normas e os comportamentos adotados por ela e que devem ser reproduzidos pelos seus  continue lendo »

Entenda a importância de fit cultural de candidatos e saiba identificar

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é essencial para a integração de talentos, formação de equipes comprometidas e melhor desempenho da empresa. Há, no entanto, que se considerar  continue lendo »

Tipos de recrutamento: interno, externo, misto e online. Conheça todos!

Conhecer os tipos de recrutamento pode ser uma carta na manga para encontrar o profissional mais qualificado. As formas de atrair candidatos têm características, riscos e benefícios diferentes. Logo, exigem  continue lendo »

Recrutamento interno: conheça as principais vantagens

Quando surge uma vaga, muitas empresas olham para as opções do mercado antes mesmo de considerarem seus próprios colaboradores. O recrutamento interno é deixado em segundo plano, como uma solução  continue lendo »

Employer Branding: Veja o que rolou sobre isso no 2º Kenoby Talks

Hoje em dia, muito se fala sobre Employer Branding (ou Marca Empregadora) e a importância que ela tem perante o negócio e o mercado em geral. Aproveitando a palestra que  continue lendo »

Startup realiza maior evento de Recrutamento e Seleção do Brasil

Com a proposta de fomentar a troca de novas tendências e o networking, o evento chega a todo vapor para sua terceira edição No final do ano passado, exatamente no  continue lendo »