Divulgação de vagas: qual a melhor forma de fazer?

22 de junho de 2018
Kenoby

Hoje, a divulgação de vagas é uma prática do RH que determina quais e quantos candidatos irão se candidatar. Por isso, a melhor forma de realizar essa divulgação, de maneira simples e direta, é por meio de softwares que integram o anúncio aos principais portais do setor, garantindo maior visibilidade e destaque para a empresa.

Quais são os fatores que tornam uma vaga de trabalho realmente atrativa? Por que algumas oportunidades atraem dezenas de bons profissionais enquanto outras são disputadas apenas por interessados pouco qualificados? Qual a maneira mais eficaz de realizar a divulgação de vagas?

No que se refere especificamente ao trabalho de recrutamento e seleção, há uma característica que pode resultar em uma importante diferença no resultado do processo. A correta divulgação de vagas, quando bem executada, pode ampliar a disputa pelo posto, tanto na quantidade quanto na qualidade dos candidatos.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber como atrair mais candidatos, baixe, gratuitamente, o nosso E-book de Atração de Talentos.

 

Confira neste artigo algumas dicas importantes sobre o que você deve ter em mente na hora de divulgar as vagas de emprego disponíveis na sua empresa. Elas podem ajudá-lo a fazer melhores contratações. Confira!

Tenha um foco bem definido

O primeiro passo, antes de montar sua estratégia de divulgação de uma vaga, é ter muito claro qual é o perfil de profissional que você deseja atrair. Assim, você poderá elaborar uma descrição mais detalhada deste trabalhador, filtrando outros eventuais candidatos que não sejam os mais adequados para preencher a posição determinada.

Para delimitar o perfil do profissional que você procura, lembre-se de que as vagas de emprego podem ser abrangentes, que são aquelas que não exigem uma formação ou qualificação especial, ou mais específicas, quando é preciso procurar por profissionais com conhecimentos específicos.

No primeiro caso, o tempo para contratação costuma ser menor, porém é preciso aprimorar o processo de seleção, podendo divulgar as oportunidades de maneira mais ampla. Já as vagas específicas costumam gerar contratações com um pouco mais de demora, e podem exigir o uso de canais de contato focados na área de atuação desejada.

Estabeleça o perfil da forma mais detalhada possível. Quanto tempo de experiência é esperado do profissional? O candidato pode ser novato na função? Qual a formação desejada?

Capriche na descrição da vaga

Além de saber exatamente quem é o candidato que você está procurando, é importante saber direcionar o anúncio para esse profissional. A ideia é garantir que só se candidatarão à oportunidade os profissionais realmente qualificados para assumir a função. Isso agiliza o processo, poupando o tempo tanto da empresa quanto do candidato.

Procure oferecer o máximo de detalhes possíveis na descrição. Essa especificação deve iniciar-se já no título, que precisa conter o nome do cargo disponível. Depois descreva a função, as competências e habilidades desejadas, o salário e os benefícios oferecidos.

Apresente-se de forma adequada

O contratante deve mostrar aos candidatos quais são os seus valores, anseios e expectativas. Geralmente, além de habilidades técnicas, também são exigidas algumas competências comportamentais dos candidatos, que, em contrapartida, consideram outros aspectos, além da remuneração no momento de procurar uma vaga.

Conhecer um pouco do perfil da empresa evita que os candidatos tenham algum tipo de surpresa e agiliza o processo de recrutamento, de acordo com os anseios de ambas as partes.

Valorize a oportunidade que você está oferecendo

Pode ser que a sua vaga não seja a melhor de todo o mercado. Talvez o salário oferecido não seja o mais alto e o seu pacote de benefícios não seja tão atrativo. Mesmo assim, seja sempre positivo ao falar sobre as oportunidades que o trabalho na sua empresa pode gerar.

Destaque o quanto a empresa pode contribuir para o crescimento e a satisfação do colaborador e liste todas as vantagens de trabalhar lá. Lembre-se de que o anúncio deve encantar os profissionais, especialmente os mais talentosos. Sem omitir nada e nem criar falsas expectativas, valorize a oportunidade que está sendo oferecida.

Utilize imagens no anúncio

Após definir o conteúdo que será divulgado, o passo mais importante para chamar a atenção dos candidatos para o seu anúncio pode ser a escolha de uma boa imagem. Trata-se de uma alternativa para diferenciar a sua vaga do manancial de informações que todos recebemos atualmente de diferentes fontes.

O estímulo visual provocado por uma boa imagem funciona como uma isca para o seu público. É claro que ela não fará todo o serviço. Ela apenas chamará a atenção para um conteúdo criativo que divulgará a oportunidade disponível. Por isso, o conjunto é importante: uma imagem atrativa aliada a um texto informativo e esclarecedor.

Defina os meios para divulgar a oportunidade

Após identificar de forma detalhada o perfil do profissional que sua empresa precisa contratar e de detalhar a descrição da vaga, é hora de determinar qual o canal que você utilizará para chegar até os candidatos.

Atualmente, há uma infinidade de opções de meios para divulgar suas oportunidades. É importante identificar onde há maior probabilidade de encontrar candidatos com o perfil desejado, até mesmo para facilitar o gerenciamento destes canais.

Confira algumas opções de canais que você pode utilizar:

Redes sociais

Dificilmente o perfil que você procura não será encontrado em alguma rede social. Atualmente, a maioria dos profissionais mantém seus currículos atualizados no Linkedin, a mais popular plataforma de contatos profissionais.

Sua empresa também pode manter um perfil no Linkedin para interagir com possíveis candidatos e postar anúncios de vagas. A divulgação das oportunidades abertas também pode ser feita por meio de outras redes sociais da empresa, como o Facebook.

Publicações especializadas

Revistas e periódicos voltados para um público profissional específico também são boas opções para divulgar suas vagas de emprego, e estas publicações geralmente abrem espaço para este tipo de divulgação.

Trata-se de uma divulgação que pode ter excelente visibilidade, mas que também pode exigir um considerável investimento.

Portais de recrutamento

As plataformas de compartilhamento de vagas também podem apresentar excelentes resultados. A maioria delas mantém um banco de candidatos que recebem, periodicamente, as novas oportunidades disponíveis. É uma excelente alternativa, especialmente para as vagas menos específicas no que se refere à especialização.

Use a tecnologia

Uma forma de aprimorar os processos de captação de novos talentos para a sua empresa é utilizar um software eficiente de gestão de recrutamento e seleção.

Especialmente para quem não conta com o suporte de uma grande equipe de recursos humanos, essa ferramenta pode garantir o sucesso na busca pelos profissionais mais qualificados.

Como mostramos acima, há diferentes técnicas que podem ser utilizadas para aprimorar a divulgação de vagas em sua empresa. A eficiência nesta do processo de seleção pode fazer uma grande diferença na assertividade da contratação.

Gostou das nossas sugestões? Então, confira agora algumas dicas sobre como garantir o sucesso dos processos de recrutamento nas redes sociais para atrair talentos.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Gestor de RH: 6 dicas para engajar o seu time

Todo profissional almeja ter uma carreira de sucesso. Entretanto, a sua ascensão é desafiadora, pois o cargo pretendido requer sempre um nível superior de conhecimento. Em determinado momento da carreira  continue lendo »

Recrutador: 4 dicas para impulsionar sua carreira

O mundo nunca passou por um período de tanta facilidade de acesso às informações como nos dias de hoje. Enquanto o rádio demorou 38 anos para atingir uma audiência de  continue lendo »

Startup de RH dá descontos exclusivos para clientes em novembro

Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a black friday, que neste ano ocorre no dia 23 de novembro, é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, sejam eles pessoa  continue lendo »

Como avaliar os processos seletivos com o Net Promoter Score (NPS)?

Avaliar os processos seletivos das empresas é muito importante, pois torna possível promover melhorias contínuas, engajar e contratar mais talentos. Para auxiliar nessa tarefa, uma boa ferramenta de trabalho é o  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Como a avaliação por competências pode auxiliar no processo de R&S?

A avaliação por competências se tornou mais uma ferramenta estratégica do RH. Isso porque as lideranças das empresas já perceberam que, para conquistar resultados diferenciados, precisam estar atentas às pessoas.  continue lendo »