Engajamento de candidatos: 7 dicas para manter os candidatos comprometidos

15 de março de 2018
Kenoby

O engajamento de candidatos exerce grande influência na assertividade dos processos seletivos. Afinal, é fundamental manter o interesse das pessoas mais qualificadas e garantir a dedicação nas diversas etapas do recrutamento.

Acontece que para alcançar esse objetivo os gestores de Recursos Humanos precisam implementar estratégias para melhorar o sistema de incentivos e a percepção de valor das ações destinadas a suprir os quadros da empresa.

Isso está muito ligado com o conceito de Marca empregadora. Para saber como fortalecer esse aspecto dentro da sua companhia, faça o download gratuito do Manual para Desenvolver a Marca empregadora.

O primeiro quesito diz respeito aos benefícios auferidos em caso de participação. Já o segundo está relacionado a maneira como o candidato vê o custo-benefício de integrar o processo.

Para conhecer medidas eficazes e garantir o engajamento de candidatos na sua empresa, confira as sete dicas que separamos a seguir e dê o primeiro passo para uma maior assertividade nos recrutamentos.

1. Atribua um significado ao processo seletivo maior do que a contratação

Os recrutadores podem oferecer uma série de recompensas para aumentar o engajamento de candidatos nos processos seletivos, mesmo para aqueles que não conquistarem a vaga. Veja alguns exemplos:

  • feedback: a pessoa recebe um retorno sobre o comportamento durante a seleção, principalmente os fatores em que precisa melhorar;
  • networking: a seleção pode ser uma oportunidade para conhecer os profissionais renomados da empresa, outros candidatos e eventuais consultores e recrutadores externos;
  • brindes para os participantes: os participantes podem receber pequenas premiações pela participação durante as visitas presenciais, como amostras de produtos, materiais didáticos, souvenirs etc.;
  • aquisição de competências: o modelo adotado deve auxiliar o desenvolvimento do trabalho em equipe, a fala em público, o desempenho sobre pressão e outras habilidades;
  • palestras e materiais relevantes: as empresas podem oferecer pequenas falas e conteúdos escritos sobre a participação em processos seletivos e sobre como ter um bom desempenho.

Sempre que possível, esses incentivos devem constar dos anúncios de vagas para que o profissional considere os benefícios antes mesmo de enviar um currículo.

2. Use técnicas de gamificação

Uma segunda estratégia para aumentar o engajamento de candidatos é implementar dinâmicas de jogos nas etapas do processo seletivo, como sistemas de pontuação, ranqueamento, propositura de desafios etc.

Algumas boas ideias de gamificação já aplicadas em empresas são as seguintes:

  • simulação do dia a dia de trabalho;
  • pedido de elaboração de pequenos projetos, produtos, serviços, estratégias de marketing etc.;
  • uso de tabuleiros, jogos eletrônicos, cartas e outras mecânicas para informar os candidatos e fixar desafios;

Essas ideias também facilitam a seleção de profissionais baseada em competências, aumentando a probabilidade de uma contratação acertada.

3. Construa uma comunicação pessoal e recorrente

Você se sentiria bem participando de um processo com a nítida sensação de que os responsáveis não estão interessados na sua presença? Pois é, a empresa precisa valorizar os candidatos para que esses ofereçam um tratamento recíproco.

Uma medida para estabelecer uma relação positiva é a criação de vias pessoais de comunicação, principalmente após a filtragem inicial de currículos, em que o número de profissionais já foi reduzindo a um volume aceitável.

Para isso, além das interações por telefone, e-mail ou aplicativo de mensagens, é importante que as informações mais relevantes sejam concedidas presencialmente.

Além disso, quando uma reunião se mostrar inviável ou desnecessariamente onerosa, tenha o cuidado de permitir o início de uma conversa para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre o processo seletivo, mesmo com o uso de outro meio.

Por fim, lembre-se que a recorrência dessa comunicação é importante para transmitir a imagem de que a organização valoriza o candidato e se preocupa em mantê-lo avisado sobre os principais passos do recrutamento.

4. Mantenha os candidatos atualizados quanto ao cronograma do processo seletivo

O cronograma do processo seletivo é um documento de grande importância para o candidato, uma vez que permite o planejamento da agenda pessoal e, principalmente, a conciliação com outras oportunidades de emprego.

Sendo assim, os recrutadores devem estipular os prazos de cada etapa e disponibilizá-los para os profissionais por e-mail, folheto impresso ou página do site, por exemplo. O que deve ser feito sempre zelando pelo cumprimento das datas previstas.

No entanto, como imprevistos podem ocorrer, o responsável deve comunicar eventuais mudanças com antecedência, seguindo as recomendações quanto à comunicação por email, telefone e aplicativos, descritos no tópico anterior.

5. Convide os candidatos a conhecerem o escritório da empresa

O contato com as dependências da empresa permite um conhecimento mais amplo sobre a oferta de trabalho, sendo uma importante ferramenta para o engajamento de candidatos.

Nessa visita, é interessante oferecer informações relevantes sobre a cultura organizacional, as funções do cargo em disputa, as expectativas da organização, os benefícios dos colaboradores e tudo mais que sirva de incentivo à participação no processo.

6. Estimule os candidatos com o desejo de integrar o time

Além das visitas ao escritório da empresa, o profissional de recursos humanos deve buscar outras maneiras de despertar o desejo do candidato integrar o time. Isso pode ser feito de diversas formas:

  • valorização dos resultados e qualificação da equipe nos anúncios de vaga;
  • uso de folhetos, cartilhas, infográficos e outros informativos, esclarecendo os benefícios e as oportunidades de integrar os quadros da empresa;
  • desenvolvimento de uma marca empregadora;

7. Utilize ferramentas tecnológicas

Atualmente, a tecnologia é quem exerce o papel mais relevante no engajamento de candidatos, uma vez que as soluções digitais simplificam a implementação das demais práticas.

Primeiro, a empresa pode utilizar um software de recrutamento para reduzir a burocracia do processo seletivo e responder de forma mais célere os profissionais. Afinal, esses programas organizam as informações dos candidatos, indicadores de desempenho, avaliações etc.

Os programas permitem a filtragem de candidatos por critérios preestabelecidos. Logo, apenas os profissionais com o perfil adequado às características da empresa serão chamados para a seleção, ou seja, apenas quem tem maiores chances de se engajar.

Além disso, também existem soluções tecnológicas para gamificar o processo seletivo, prática que falamos anteriormente. Por fim, os próprios softwares de recrutamento trazem mecanismos para manter os candidatos informados sobre as etapas do processo, bem como para conceder suporte caso eles necessitem.

Portanto, é recomendável que você procure boas soluções de informática para potencializar os resultados das demais dicas e melhorar o engajamento de candidatos nos processos seletivos da sua empresa.

Gostou do texto? Conhece alguma dica que ficou de fora? Tem alguma experiência ou opinião para compartilhar? Então, aproveite a visita e deixe seu feedback nos comentários!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com  continue lendo »

Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!

As dinâmicas de grupo são atividades quase sempre presentes ao longo do processo seletivo, mas é preciso entender sua importância para o sucesso da contratação. Como essa prática influencia na aquisição  continue lendo »

Tipos de recrutamento: interno, externo, misto e online. Conheça todos!

Conhecer os tipos de recrutamento pode ser uma carta na manga para encontrar o profissional mais qualificado. Assim, será possível colocar as pessoas certas nos lugares certos, gerando maior eficiência  continue lendo »

Experiência do candidato: garantindo a satisfação no processo seletivo

Recrutar e contratar talentos são atividades primordiais para a empresa e RH em específico, por meio dela é possível captar e integrar talentos. Deve-se, no entanto, pensar na experiência do  continue lendo »

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.  continue lendo »