Integração na empresa: a importância no trabalho dos funcionários

3 de novembro de 2016
Kenoby

A integração na empresa é um processo realizado pelas empresas para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho e também para engajar os colaboradores antigos a buscarem a qualidade em todos os procedimentos. A integração tem como finalidade reforçar com os funcionários a importância de trabalhar em equipe e somar as forças existentes para conquistar resultados satisfatórios e o crescimento da organização.

A ação da empresa deve acontecer a partir do primeiro dia de trabalho dos funcionários para que eles se sintam parte da equipe desde o primeiro momento — e para facilitar a adaptação dos colaboradores. Cada empresa adota uma maneira diferente de integração e o aconselhável é planejar de acordo com o perfil de seus funcionários e conforme a cultura da empresa.

Apesar das diferentes maneiras, quando realizado corretamente o processo de integração na empresa traz os mesmos resultados. Você sabe quais são eles? Continue a leitura e descubra!

A integração na empresa aumenta a produtividade

Quando a empresa investe em programas de integração de funcionários, ela passa a contar com o clima organizacional favorável ao crescimento, bom relacionamento entre companheiros de trabalho e com funcionários direcionados em busca de um objetivo maior, que são os resultados da empresa.

A partir do momento em que os colaboradores estão bem gerenciados e com ações efetivas, a equipe melhora sua produtividade consideravelmente.

Reduz o absenteísmo

A integração da equipe no ambiente de trabalho aumenta a motivação dos colaboradores e faz com que a jornada se torne mais prazerosa. Consequentemente, os funcionários se sentem mais satisfeitos dentro da empresa e com a atividade que desempenham na organização.

Como se sabe, as justificativas que são atribuídas às faltas dos colaboradores no trabalho são diversas e nem sempre são justificativas plausíveis. Quando a empresa investe na integração da equipe de trabalho, ela faz com que o colaborador valorize os relacionamentos e a organização e busque retribuir esse investimento por meio do bom desempenho e da assiduidade.

Reduz o turnover

Equipes bem formadas e integradas tendem a se fortalecer em vez de se desfazerem. Quando o funcionário tem um bom relacionamento com a empresa e com seus companheiros de trabalho, dificilmente ele buscará outro emprego, pois não quer perder o que já conquistou.

Melhora o clima organizacional

A integração na empresa permite que os funcionários se conheçam melhor e descubram o perfil de cada um, fortalecendo a comunicação entre os colaboradores e diminuindo a possibilidade de surgirem ruídos. Esses ruídos prejudicam o ambiente de trabalho e os resultados da organização e podem afetar diretamente os índices da empresa, como o absenteísmo, turnover e produtividade.

Melhora a imagem da empresa

Uma equipe integrada é uma equipe mais feliz e mais produtiva. Essa motivação reflete diretamente nos resultados da empresa e na qualidade de atendimento ao público. Quando os funcionários estão felizes, eles são capazes de transmitir essa felicidade para seus clientes e cria uma percepção de que a empresa é um bom lugar para trabalhar.

Ajuda no desenvolvimento do colaborador

Os gestores de equipe buscam conhecer os diferentes perfis de funcionários existentes na organização para conseguir se comunicar com todos de maneira eficiente e atender as necessidades individuais. Essas necessidades envolvem os objetivos profissionais e a expectativa de cada um em relação à empresa.

Dessa maneira, torna-se possível planejar as ações de crescimento dos colaboradores e planos de carreira compatíveis com as habilidades e pretensões individuais, resultando assim no desenvolvimento e na motivação dos profissionais.

Como visto, o processo de integração no trabalho é uma prática muito importante e que deve ser adotada por qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação e do seu tamanho. O maior investimento nessa prática não é o financeiro, e sim de tempo e dedicação por parte dos gestores.

Além dos planos de carreira e objetivos individuais de crescimento, as empresas utilizam de treinamentos, happy hours, brainstorming, comemoração dos resultados alcançados, comemoração de promoções e aniversariantes, reuniões e de vários outros métodos para conseguir essa integração.

Entendeu a importância da integração na empresa? Então deixe um comentário abaixo nos contando como essa integração pode ser feita na sua empresa.

 

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Absenteísmo: como solucionar este grande problema?

Absenteísmo é o nome dado à prática de se abster do trabalho, ou melhor, estar afastado das atividades diárias. São diversas as causas para isso, como faltas por doenças ou  continue lendo »

Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional, mantém a  continue lendo »

Retenção de talentos: conheça a sua importância para a empresa

Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas  continue lendo »

Plano de carreira: o que é e como implementar nas empresas

O mercado de trabalho vem sendo formado por profissionais ávidos por novas experiências, oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Essa permanente busca pela garantia de posições de destaque no mundo corporativo leva as  continue lendo »

Ambiente de trabalho: 4 passos para melhorar o clima organizacional

Você já deve ter ouvido falar que proporcionar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários é importante porque interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, nos resultados de seu negócio.  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e como funciona

Para uma boa contratação de funcionários, é importante avaliar não apenas as competências técnicas, mas também as características individuais e de personalidade para entender se o profissional é realmente o  continue lendo »