Entenda a relevância da entrevista estruturada para o processo seletivo

9 de maio de 2017
Kenoby

O processo de seleção tem papel fundamental no sucesso de uma empresa, pois é a porta de entrada para talentos com potencial diferenciado. Quando bem conduzido, também reduz o custo com demissões por incompatibilidade, os índices de rotatividade e contribui para a produtividade e satisfação dos funcionários.

Dentre as principais causas do possível fracasso de um processo seletivo está a escolha de instrumentos inadequados. Para ajudar você a não cometer esse erro e desfrutar de todos os benefícios de um bom processo, hoje vamos falar sobre as vantagens de um instrumento indispensável: a entrevista estruturada!

Padronização da aplicação

Uma das principais vantagens do uso da entrevista estruturada é a garantia de padronização na hora da aplicação. Isso possibilita a previsão da duração da entrevista e a segurança de que todos os candidatos terão a mesma oportunidade para expressar suas ideias, não favorecendo nem desfavorecendo os interessados na vaga.

Além disso, a entrevista estruturada pode ser aplicada em todos os públicos, independentemente de aspectos como alfabetização, por exemplo. Esse fator amplia seu uso para processos seletivos direcionados a diferentes cargos e funções.

Maior compatibilidade entre selecionado e oportunidade

A entrevista exige conhecimento antecipado e aprofundado dos pré-requisitos necessários a cada oportunidade. No modelo estruturado, a construção do roteiro da entrevista ocorre previamente, possibilitando a coleta e uso de dados referentes a habilidades requeridas ao cargo e à cultura organizacional. Sendo assim, a entrevista estruturada dá um caráter especial e personalizado ao processo seletivo.

Todas as perguntas planejadas devem possuir uma relação direta e objetiva com os critérios da seleção, aumentando a probabilidade de compatibilidade entre o(s) selecionado(s) e a vaga.

Garantia de precisão

A entrevista estruturada, por ser padronizada, possibilita a quantificação e classificação dos dados levantados. Isso facilita a análise dos candidatos e favorece a comparação entre eles. Dessa forma, o processo de identificação das características dos interessados na vaga se torna mais preciso e embasa a segurança em relação ao futuro desempenho de cada pessoa no cargo oferecido.

Redução da probabilidade de erro por parte do entrevistador

O erro na condução de qualquer etapa do processo seletivo compromete seu resultado. Na entrevista estruturada há maior controle por parte do entrevistador, diminuindo a probabilidade de erro.

Além disso, a entrevista estruturada ocorre de acordo com uma ordem predeterminada, o que exige menor preparação por parte do aplicador e transparece maior profissionalismo.

Diminuição da intersubjetividade

Um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos é minimizar a intersubjetividade entre avaliador e avaliado, pois isso prejudica o resultado do processo seletivo. Por seguir as mesmas instruções e a mesma ordem de aplicação em todos os candidatos, a entrevista estruturada reduz o impacto dessa intersubjetividade e qualifica o processo como claro e objetivo.


Agora que você já sabe que a entrevista estruturada é essencial para a realização de um processo seletivo com qualidade, não deixe de usá-la em prol do crescimento e desenvolvimento da organização em que atua!

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso artigo sobre como construir uma entrevista estruturada!

Continue lendo:

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Muito se fala sobre entrevista estruturada, mas poucos sabem realmente do que se trata ou entendem como utilizá-la de forma efetiva ao se reunir com o candidato.  continue lendo »

Entenda como elaborar uma entrevista de candidatos

Um dos maiores desafios da área de RH é captar talentos de forma eficiente. Para que isso ocorra é fundamental que a entrevista de candidatos seja bem  continue lendo »

Recrutamento por competências: saiba mais sobre o assunto

O recrutamento por competências procura investigar comportamentos recorrentes em candidatos, a postura apresentada por eles diante de desafios propostos, sua visão do futuro, entre outros aspectos relevantes. Mas para entendermos  continue lendo »

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

  MATERIAIS GRATUITOS

Posts mais lidos

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafi...

5 dicas de como responder um e-mail de recebimento de currículo

5 dicas de como responder um e-mail de recebimento de currículo

Com o avanço da tecnologia, grande parte das pessoas adotou o e-mail como a...

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Muito se fala sobre entrevista estruturada, mas poucos sabem realmente do q...

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção ...

Headcount: o que é, como calcular e como utilizar esse indicador...

Headcount: o que é, como calcular e como utilizar esse indicador no rh

Realizar um trabalho eficaz e estratégico em Recursos Humanos inclui entend...

Integração na empresa: a importância no trabalho dos funcionários...

Integração na empresa: a importância no trabalho dos funcionários

A integração na empresa é um processo realizado pelas empresas para inserir...

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

FTE: O que é e como calcular o Full Time Equivalent da empresa?

Mensurar os resultados da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso e...