Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

13 de fevereiro de 2017
Kenoby

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma empresa está lucrando ou perdendo a cada investimento realizado.

O ROI é bastante utilizado para apoiar nas decisões de novos projetos, pois indicará o potencial de retorno em diversas áreas da empresa como marketing, comercial ou gestão de pessoas.

Neste post, vamos mostrar como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção. Confira!

O RH não pode ter aversão ao ROI

Os maiores investimentos na área de gestão de pessoas estão nas admissões de colaboradores. Além dos custos anuais dos encargos trabalhistas serem altos, ainda existe o tempo que se leva para contratar, desde a divulgação da vaga e entrevistas até o fechamento do processo seletivo. Assim, para uma empresa manter um profissional, ele precisa gerar um lucro maior do que seu custo.

Cada vez mais, as decisões estratégicas do RH tornam-se importantes para o negócio, por isso é imprescindível saber calcular esse retorno sobre o investimento das pessoas na empresa. Lembrando que também pode haver prejuízos devido ao tempo perdido no período de adaptação necessária para as trocas de funcionários, quando a equipe fica desfalcada e o desempenho pode acabar caindo.

ROI na gestão do recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um dos pilares de sustentação empresarial. Portanto, um bom processo de contratação deve ser realizado focando em pessoas com o perfil desejado e que estejam de acordo com os objetivos e cultura da empresa, evitando futuros custos de turnover.

Cada vez que há um processo seletivo, paralelamente existe um investimento e por conseguinte espera-se o lucro, que será obtido pelo bom desempenho do novo colaborador. Por isso, contratar alguém que não tenha o perfil adequado gera a possibilidade do aumento da rotatividade, já que nesse caso o problema foi uma má contratação e não uma gestão insatisfatória.

O grande desafio do RH é contratar em menos tempo as pessoas certas para o cargo. Logo, um perfil bem alinhado e uma boa descrição do cargo, especificando suas atividades, responsabilidades e expectativas contribuirá para um processo de recrutamento mais preciso.

Como calcular o ROI

Além de ter o auxílio das ferramentas certas, é fundamental ter uma ou mais pessoas no setor que estejam familiarizadas com cálculos e metodologias.

Para contribuir com esses profissionais, criamos uma ferramenta que calcula o retorno sobre o investimento em um software para gestão de recrutamento e seleção. Acesse já a Calculadora de ROI.

Calculadora de ROI do software de R&S

Você acabou de acompanhar algumas dicas e referências sobre o cálculo do ROI que serão úteis para muitos profissionais.

Gostou do conteúdo? Então assine agora nossa newsletter e aprenda como calcular o ROI. Otimize já sua gestão de recrutamento e seleção!

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Startup lança plataforma de conteúdo gratuito para profissionais de RH

Organizado em séries, os vídeos poderão ser acessados de forma remota, e traz os principais temas da atualidade São Paulo, outubro de 2018 – Para munir a área de Recursos  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Neste artigo sobre Recrutamento e Seleção, traremos tudo o que você precisa saber para implementar um processo de R&S de Resultado na sua empresa. Na primeira parte, você irá aprender os  continue lendo »

Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona

O RH tem passado por uma grande transformação digital. É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores. Um ótimo exemplo é o recrutamento online, que  continue lendo »

Headhunter: saiba o momento certo de contratar esse profissional

O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para  continue lendo »

Competências técnicas e comportamentais: como aliá-las?

Para que os profissionais façam parte da empresa, é preciso que demonstrem certas competências técnicas e comportamentais. Assim, podem realizar um bom trabalho no expediente e atuar de forma alinhada  continue lendo »

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam o andamento desse setor  continue lendo »