<   Voltar

Entenda como elaborar uma entrevista de candidatos

3 de janeiro de 2017
Kenoby

Um dos maiores desafios da área de RH é captar talentos de forma eficiente. Para que isso ocorra é fundamental que a entrevista de candidatos seja bem organizada e conduzida. Felizmente, existem pontos cruciais que podem garantir o sucesso dessa etapa do processo de seleção, vamos a eles:

Planejando cuidadosamente

O êxito de uma entrevista pode ser determinado pelo planejamento realizado pelo recrutador. Assim, é importante que o profissional se prepare para administrar a etapa da maneira mais adequada possível.

Saiba o que procura

Planejar a entrevista exige primeiramente que o entrevistador tenha em mente o que procura no candidato ideal para a vaga selecionada: é preciso saber claramente qual a formação técnica, conhecimentos e habilidades são desejados para o cargo ou posição oferecida na empresa.

Conheça os candidatos

Pouca coisa revela maior despreparo do entrevistador quanto ele não saber informações que estão no currículo do entrevistado. É essencial saber as qualificações, experiências profissionais e informações relevantes do candidato durante a entrevista.

Prepare as perguntas

Não há porque improvisar as principais perguntas que serão feitas durante a entrevista. Prepare cautelosamente o que será perguntado à partir do que se espera do candidato. Faça perguntas abrangentes, que possibilitem respostas discursivas e que não possam ser respondidas apenas com “sim” ou “não”.

Aplique dinâmicas

Dependendo da vaga e do que é exigido para a vaga, o uso de dinâmicas pode ser um bom recurso para utilizar em entrevistas, uma vez que ajuda a revelar habilidades interpessoais e perfis profissionais dos candidatos.

Entre os tipos de dinâmica comumente aplicados, pode-se destacar redação e simulação de vendas, que podem ser usados de acordo com o que se espera descobrir e avaliar sobre os candidatos.

Como estruturar a entrevista de candidatos

Durante a entrevista o recrutador pretende perceber e analisar diversas informações sobre os candidatos. Dessa forma, é importante estruturar de que forma ele irá conduzir o processo.

Primeiro, é aconselhável que se verifique o perfil do profissional que está se candidatando e se ele se adequa ao exigido pela organização. A postura corporal, o vocabulário e hábitos apresentados pelo candidato podem revelar dados importantes sobre ele.

Após a primeira parte da entrevista, o recrutador pode buscar conhecer melhor a conduta profissional do entrevistado, suas habilidades sociais e capacidade de trabalho em equipe. Isso pode ser percebido ao abordar sua experiência profissional e suas relações no trabalho anterior.

Com essas informações, é possível aprofundar e tentar saber sobre a personalidade do candidato. O recrutador deve estar atento a sinais de desonestidade ou falta de caráter que podem ser apresentados durante a entrevista. Outro ponto importante é reconhecer os valores demonstrados pelo candidato e se eles estão alinhados com os da empresa.

Conduzir uma entrevista de candidatos é uma tarefa complicada e difícil, exigindo muito planejamento e dedicação. No entanto, se for bem realizada pode auxiliar a otimização do processo seletivo, redução de custos e de tempo e possibilitar a captação de talentos para a organização.

Este artigo esclareceu dúvidas importantes sobre entrevista de candidatos? Ajudou para seu desenvolvimento como profissional de RH? Compartilhe nas redes sociais e ajude sua rede de contatos a se aprimorar!

Leia mais:

Passo a passo de uma entrevista estruturada (Parte 2)

Dando sequência a nosso último post, hoje iremos abordar detalhadamente as principais etapas na hora de estruturar uma entrevista de emprego. É importante que haja um processo  continue lendo »

Passo a Passo para entrevista estruturada (Parte 1)

Muito se fala sobre entrevista estruturada, porém poucos sabem realmente do que se trata ou como utilizá-la de forma efetiva ao se reunir com o candidato. Pensando  continue lendo »

E-book - Boas Práticas de Recrutamento e Seleção - Baixar

Potencialize o seu recrutamento

Centralize a divulgação das suas vagas e trie os candidatos de forma inteligente.

AGENDE UMA DEMO

Receba o nosso conteúdo

Posts mais lidos

5 dicas de como responder um e-mail de recebimento de currículo

5 dicas de como responder um e-mail de recebimento de currículo

Com o avanço da tecnologia, grande parte das pessoas adotou o e-mail como a...

Passo a Passo para entrevista estruturada (Parte 1)

Passo a Passo para entrevista estruturada (Parte 1)

Muito se fala sobre entrevista estruturada, porém poucos sabem realmente do...

Entenda a importância da integração de equipes de trabalho

Entenda a importância da integração de equipes de trabalho

A integração de equipe é um processo realizado pelas empresas para inserir ...

Passo a passo para criação de Job description

Passo a passo para criação de Job description

Muitos acreditam que um job description (ou descrição de vaga) serve apenas...

Veja como usar perguntas eliminatórias (testes de triagem) no rec...

Veja como usar perguntas eliminatórias (testes de triagem) no recrutamento

Um processo seletivo bem-feito é muito importante dentro de uma organização...

Qual método utilizar na hora de avaliar seu candidato

Qual método utilizar na hora de avaliar seu candidato

Como selecionar os melhores candidatos Quando pensamos em recrutamento em ...

6 passos para fornecer feedbacks de qualidade

6 passos para fornecer feedbacks de qualidade

A falta de retorno por parte das empresas pode ser extremamente frustrante ...