Um dos maiores desafios da área de RH é captar talentos de forma eficiente. Para que isso ocorra é fundamental que a entrevista de candidatos seja bem organizada e conduzida. Felizmente, existem pontos cruciais que podem garantir o sucesso dessa etapa do processo de seleção, vamos a eles:

Planejando cuidadosamente

O êxito de uma entrevista pode ser determinado pelo planejamento realizado pelo recrutador. Assim, é importante que o profissional se prepare para administrar a etapa da maneira mais adequada possível.

Saiba o que procura

Planejar a entrevista exige primeiramente que o entrevistador tenha em mente o que procura no candidato ideal para a vaga selecionada: é preciso saber claramente qual a formação técnica, conhecimentos e habilidades são desejados para o cargo ou posição oferecida na empresa.

Conheça os candidatos

Pouca coisa revela maior despreparo do entrevistador quanto ele não saber informações que estão no currículo do entrevistado. É essencial saber as qualificações, experiências profissionais e informações relevantes do candidato durante a entrevista.

Prepare as perguntas

Não há porque improvisar as principais perguntas que serão feitas durante a entrevista. Prepare cautelosamente o que será perguntado à partir do que se espera do candidato. Faça perguntas abrangentes, que possibilitem respostas discursivas e que não possam ser respondidas apenas com “sim” ou “não”.

Aplique dinâmicas

Dependendo da vaga e do que é exigido para a vaga, o uso de dinâmicas pode ser um bom recurso para utilizar em entrevistas, uma vez que ajuda a revelar habilidades interpessoais e perfis profissionais dos candidatos.

Entre os tipos de dinâmica comumente aplicados, pode-se destacar redação e simulação de vendas, que podem ser usados de acordo com o que se espera descobrir e avaliar sobre os candidatos.

Como estruturar a entrevista de candidatos

Durante a entrevista o recrutador pretende perceber e analisar diversas informações sobre os candidatos. Dessa forma, é importante estruturar de que forma ele irá conduzir o processo.

Primeiro, é aconselhável que se verifique o perfil do profissional que está se candidatando e se ele se adequa ao exigido pela organização. A postura corporal, o vocabulário e hábitos apresentados pelo candidato podem revelar dados importantes sobre ele.

Após a primeira parte da entrevista, o recrutador pode buscar conhecer melhor a conduta profissional do entrevistado, suas habilidades sociais e capacidade de trabalho em equipe. Isso pode ser percebido ao abordar sua experiência profissional e suas relações no trabalho anterior.

Com essas informações, é possível aprofundar e tentar saber sobre a personalidade do candidato. O recrutador deve estar atento a sinais de desonestidade ou falta de caráter que podem ser apresentados durante a entrevista. Outro ponto importante é reconhecer os valores demonstrados pelo candidato e se eles estão alinhados com os da empresa.

Conduzir uma entrevista de candidatos é uma tarefa complicada e difícil, exigindo muito planejamento e dedicação. No entanto, se for bem realizada pode auxiliar a otimização do processo seletivo, redução de custos e de tempo e possibilitar a captação de talentos para a organização.

Este artigo esclareceu dúvidas importantes sobre entrevista de candidatos? Ajudou para seu desenvolvimento como profissional de RH? Compartilhe nas redes sociais e ajude sua rede de contatos a se aprimorar!