Entenda como garantir a motivação de equipe no trabalho

29 de novembro de 2016
Kenoby

Quem trabalha com gestão de talentos sabe que manter uma equipe sempre motivada é um desafio. Existem, no entanto, algumas medidas que podem auxiliar no aumento do engajamento e motivação de equipe efetivamente, em médio e longo prazo.

A motivação é uma das principais forças impulsionadoras do comportamento humano. A partir dela é possível determinar os níveis de desempenho pessoal e profissional, que está diretamente relacionado à produtividade e valorização dos indivíduos. Um profissional motivado é aquele que identifica suas potencialidades, sabe aplicá-las de acordo com suas funções e é reconhecido e valorizado por elas. Além disso, um ambiente de trabalho positivo contribui e muito para desenvolver uma boa relação entre os funcionários e um resultado conjunto de motivação.

Neste artigo vamos falar de algumas dessas medidas para que você entenda como é possível garantir um alto nível de satisfação da equipe no ambiente de trabalho, sem precisar afetar o orçamento da empresa. Ficou curioso? Então confira!

Mostre à equipe a importância do papel de cada um

Em primeiro lugar, é impossível garantir a motivação da equipe sem antes ter a certeza de que cada colaborador entende a sua função no contexto geral da empresa.

Isso significa que é preciso esclarecer não só quais as tarefas inerentes ao cargo de cada um, mas também qual a importância deles no “Big Picture”, ou seja, no contexto macro dos objetivos da empresa. Partilhe essas informações, deixe-os a par de como o trabalho deles afetam a organização como um todo.

Outra forma de motivá-los é ter a noção do plano estratégico da empresa, ou seja, onde organização deseja chegar, quais são os planos da alta direção corporativa e quais são as táticas envolvidas nos projetos da empresa.

Essa mudança de perspectiva pode deixá-los mais motivados e também mais empáticos. Isso porque o profissional estará a par de tudo que ele precisa ser e desempenhar para contribuir com o sucesso da empresa.

Planeje metas e prazos tangíveis

Antes de estipular metas e prazos visando o rápido sucesso da empresa, planeje tudo com calma,  sempre levando em consideração as limitações da equipe. Isso não significa frear o crescimento da organização para manter a equipe em sua zona de conforto, mas sim saber até onde desafiá-los, sem fazer com que sofram estresse desnecessariamente.

Estabelecer metas e prazos desafiadores, porém alcançáveis, pode ser um jeito de estimular sua equipe a ir para frente. A maneira como as tarefas são delegadas também deve levar em conta o perfil comportamental de cada um.

Lembre-se: quanto mais você pensar em uma forma de conciliar as necessidades da equipe com as da empresa, melhores serão os resultados e mais motivados os colaboradores vão se sentir.

Ofereça a infraestrutura necessária

Outra maneira de garantir que sua equipe se sinta motivada a realizar sempre um bom trabalho é assegurando que não lhes faltem a infraestrutura necessária para isso acontecer. Desde um sistema lento e disfuncional até uma cadeira quebrada, que prejudique a postura do funcionário, tudo relacionado ao ambiente de trabalho merece atenção, pois influencia diretamente na motivação da equipe e em sua produtividade.

A empresa deve se preocupar em oferecer um computador, uma impressora e uma rede de banda larga de qualidade, em alguns casos um smartphone corporativo que atenda as demandas do funcionário, além de ferramentas e treinamentos certos que vão influenciar diretamente nas tarefas do dia a dia.

Reconheça as conquistas para assegurar a motivação de equipe

Tão importante quanto usar a prática do feedback para apontar e corrigir as falhas, é reconhecer as conquistas — por menores que possam parecer.

Uma boa ideia, o atingimento de uma meta, a antecipação de um prazo… Enfim, toda a ação positiva deve ser celebrada, assim, a equipe nunca perderá a sensação de que são pessoas relevantes para a empresa e que são vistas de perto pelos gestores.

Forneça métricas de acompanhamento

Além de reconhecer as conquistas, a empresa deve estabelecer métricas que vão permitir o acompanhamento da evolução da motivação dos funcionários. Essas métricas são importantes para apresentar aos colaboradores da sua organização como eles estão e se o caminho que estão percorrendo é satisfatório ou precisa de ajustes.

Isso vai servir para motivar ainda mais os profissionais que perceberem que tem um desempenho motivacional positivo ou que são favoritos em uma competição de vendas, por exemplo. Se por meio das métricas o funcionário é mantido informado sobre o seu desempenho, ele pode trabalhar ainda mais para conquistar aquela meta, aumentando assim a sua motivação, ou mesmo ter a certeza de que está no caminho certo ou que ainda precisa melhorar em muitos aspectos motivacionais para alcançar algum objetivo.

Promova uma comunicação interna de qualidade

Tornar a comunicação interna clara e integradora é um fator de grande importância para a motivação da equipe, pois além de reduzir os conflitos — no que se refere ao clima organizacional —, também facilita a realização de tarefas em equipe.

Procure eliminar as barreiras que levam os colaboradores até você. Ponha-se à disposição para ouvi-los sempre que for preciso: promova reuniões informativas, inicie conversas casuais, tudo para fazer do diálogo algo normal e rotineiro.

Esteja sempre disponível para atendê-los, seja para ajudar a suavizar o caminho com informações importantes, ou mesmo para ajudar a mostrar novas rotas que ele pode seguir para se sentir mais motivado.

Isso trará mais segurança para que equipe expresse suas ideias e, consequentemente, vai aumentar o nível de motivação de todos. Em tempos de instabilidade econômica, é ainda mais importante trabalhar lado a lado, demonstrando confiança e espírito de equipe.

É importante destacar que a motivação pode aumentar em até 50% a produtividade de um funcionário. Pesquisa realizada pela Right Management, consultoria de recursos humanos norte-americana, em mais de 15 países, inclusive o Brasil, com mais de 30 mil funcionários, mostrou que, quando os empregados estão motivados, há um crescimento de até 50% do seu rendimento no trabalho. E então, achou esse artigo interessante? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e permita que seus amigos também tenham acesso a essas dicas!

 

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

RH + Copa do Mundo: aproveite o evento para engajar os colaboradores!

No País do Futebol, a Copa do Mundo é o motivo perfeito para que os brasileiros vão às ruas para torcer e festejar. Se pelo lado pessoal, todos querem aproveitar  continue lendo »

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

Treinamento e desenvolvimento é, normalmente, uma área alocada dentro do setor de recursos humanos, responsável pela gestão de conhecimento dos colaboradores da companhia, assim como o desenvolvimento de cada um.  continue lendo »

Plano de cargos e salários: saiba como implementar

Plano de cargos e salários é um descritivo detalhado de todos os cargos da companhia, assim como suas atribuições e responsabilidades; e do salário correspondente a cada uma dessas posições.  continue lendo »

Nine box: como aplicar a metodologia nas empresas?

Ninebox é um método de avaliação da performance dos colaboradores da companhia que busca acompanhar os profissionais levando em conta dois critérios principais, as entregas feitas por ele em determinado  continue lendo »

Plano de carreira: o que é e como implementar nas empresas

Plano de carreira é o potencial caminho de ascensão a ser percorrido pelos colaboradores da companhia uma vez que atinjam as expectativas e metas pré-estabelecidas. Esse é um artifício muito  continue lendo »

Universidade corporativa: O que é e como funciona?

Universidade corporativa, ou UC, é uma ferramenta interna de desenvolvimento de colaboradores. Ela é responsável por criar e replicar conhecimento, de maneira didática, dentro da organização. Com ela, é possível  continue lendo »