Entenda mais sobre os softwares de gestão de recrutamento

21 de outubro de 2016
Kenoby

A administração moderna traz inovações em diversas áreas, entre elas a de Recursos Humanos. Atualmente, softwares agilizam e tornam processos operacionais do departamento pessoal e a gestão de recrutamento mais otimizados e com melhor custo-benefício.

Quando as pessoas são tratadas como um ativo e não como um gasto, empresas de todos os portes e segmentos investem em tecnologias que ajudam a encontrar a pessoa certa. Processos de recrutamento e seleção diferenciados tornam a escolha mais rápida e simplificada e sem a necessidade de desembolsar uma alta quantia de dinheiro para a sua implantação.

Como deve ser feita a escolha do software

Não escolha um modelo pronto, congelado, com pouca ou nenhuma possibilidade de customização. Um sistema que permita personalização é essencial para a necessidade da sua empresa.

Cheque se a plataforma é moderna, amigável e se permite a divulgação das vagas em diversos portais, a inclusão dos candidatos de forma automática e a criação relatórios customizados para dar suporte às necessidades da gestão.

Escolher o software errado, além de causar um prejuízo financeiro para a empresa, não auxiliará os recrutadores a alcançarem seu propósito: encontrarem os melhores candidatos.

Quais características observar ao escolher um software

Agora que você já sabe como deve ser feita a escolha da melhor tecnologia, seja criterioso ao observar o software.

Há muitas opções de sistemas de gestão de recrutamento e seleção no mercado. Verifique as seguintes características:

  • Interface amigável (fácil de operar, navegação lógica);
  • Página de carreiras (trabalhe conosco) simples de customizar;
  • Divulgação automática das vagas em portais de vagas e redes sociais;
  • Integração com os portais de vagas para inclusão automática dos candidatos que se aplicarem;
  • Banco de talentos único que centralize todos os candidatos em apenas um lugar;
  • Criação de filtros inteligentes que facilitam a triagem;
  • Fácil comunicação com os candidatos, através do envio de e-mails em massa;
  • Criação de relatórios customizados e específicos para a gestão.

kenoby-cta-materiais-roi

Benefícios do software de gestão de recrutamento

Muitas são as vantagens em dispor de um software para o recrutamento e seleção de profissionais:

  • Gestão eficaz da divulgação online da vaga (em diversas redes sociais e portais), alguns softwares geram relatórios que apontam onde a vaga foi mais clicada e obteve os melhores resultados;
  • Economia de tempo e dinheiro na primeira fase de seleção (triagem de currículos, testes online, entrevistas por videoconferência);
  • Maior agilidade e eficiência no processo de recrutamento (gestores e RH podem inserir as informações que precisam e analisar os candidatos, cada um com o seu login);
  • Rapidez para identificar os profissionais que têm (ou não) as características exigidas para a vaga e combinam com a cultura organizacional da companhia;
  • Possibilidade de padronização de testes e entrevistas para que todos os profissionais respondam às mesmas questões;
  • Contratação mais simplificada, uma vez que a ferramenta possibilita filtrar os candidatos com maior aderência à vaga e à organização;
  • Otimização dos processos, com cada etapa bem definida e executada de forma ágil.

Enfim, as empresas não querem apenas preencher mais uma cadeira, mas encontrar um profissional que leve a companhia a novos patamares. Um talento que seja inovador, inspirador e tenha muito a contribuir para a equipe.

Para isso, é preciso contar com um processo eficiente de seleção que permita encontrar a pessoa certa para cada vaga. Nesse caso, um software de gestão de recrutamento poderá auxiliá-lo a alcançar o seu objetivo com baixo custo, rapidez, agilidade e precisão.

Gostou do artigo? Compartilhe sua experiência nos comentários e enriqueça a discussão!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

5 filmes sobre Recrutamento e Seleção

Além de uma forma de entretenimento, os filmes são importantes ferramentas de ensino. Que tal aproveitar para ver um filme e ainda entrar em contato com teorias de gestão, lições  continue lendo »

Saiba como gerenciar os sites de emprego

Gerenciar plataformas de vagas é uma tarefa constante para quem utiliza a internet no recrutamento de pessoas. Todo recrutador que queira se manter atualizado, já sabe que a tecnologia se  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »

7 inovações em recrutamento e seleção de pessoas dos últimos tempos

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é o momento no qual deve-se garantir que a empresa tenha profissionais qualificados, produtivos e engajados. Atualmente, as estratégias de RH têm  continue lendo »

Parse: como escanear os currículos de forma automatizada?

Você conhece o Parse? Para quem possui uma rotina muito atarefada e acaba ficando sem condições para atuar de forma mais estratégica, saiba que essa é a ferramenta que poderá  continue lendo »