Entenda o que é uma marca empregadora

3 de Fevereiro de 2017
Kenoby

O processo de promoção da imagem de uma empresa, em que a organização é tida como referência quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, é conhecido como employer branding, em tradução para o português: marca empregadora. Alcançar esse patamar implica construir uma imagem institucional de credibilidade no mercado, obter uma reputação diante dos próprios funcionários e a sociedade em geral.

Muito difundida nos Estados Unidos, o conceito de marca empregadora ainda é novo no Brasil. Empresas como o Google já usam a estratégia de employer branding para fortalecer sua imagem no mercado e despertar o interesse dos melhores talentos.

De acordo com especialistas, a construção de uma boa reputação envolve propor e realizar uma série de ações para que a sociedade perceba a empresa como ambiente de trabalho positivo ao desenvolvimento profissional daqueles que fazem parte dela.

Mas o que é employer branding (marca empregadora) em poucas palavras?

Marca empregadora é um marketing institucional com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta de captação de talentos, ajudando inclusive o setor de recrutamento e seleção a ter mais opções na hora de recrutar os melhores profissionais.

O rótulo “marca empregadora” está associado à reputação das empresas, e nesse sentido, envolve vários setores de uma organização, como a contratação de serviços de consultoria, comunicações e marketing para alcançar uma posição de credibilidade e se tornar uma marca desejável. Sendo um processo cíclico, é preciso medir constantemente o desempenho e ajustar atividades e estratégias para melhorar continuamente as ações desenvolvidas.

É necessário começar com a compreensão das suas qualidades únicas e continuar a sustentar a marca como uma entidade viva, vibrante e atraente. Por meio da aquisição e retenção de talentos, o objetivo final da marca empregadora é estimular o crescimento do negócio. Esse processo facilita a capacidade de a empresa atrair, recrutar e manter colaboradores ideais aos seus objetivos.

Nesse sentido, a marca é a identidade de uma empregadora que está no primeiro lugar na escolha dos profissionais. Para conseguir isso, uma extensa pesquisa precisa ser conduzida, de modo a garantir que a identidade do empregador aborde não apenas as demandas dos melhores talentos, mas também das melhores empresas.

Uma boa estratégia de marca empregadora envolve a comunicação integrada, com um espaço dentro do site destinado à carreira, trabalho contínuo nas redes sociais, canais de vídeos com conteúdos relevantes e outras formas de comunicação institucional.

Conheça a cultura da sua empresa!

Conhecer a cultura que norteia a sua empresa é muito importante para estabelecer uma marca empregadora coerente. Entende-se por cultura empresarial os valores, crenças,  e regras adotadas por uma determinada organização, que fazem dela um ambiente único.

Qual é o pré-requisito para estabelecer uma marca empregadora?

Estabelecer uma imagem atraente interna e externa do empregador exige a compreensão dos talentos e das necessidades da empresa em definir os seguintes pontos:

Quais são as expectativas de carreira dos melhores profissionais? Quais são os objetivos estratégicos da empresa? Depois de reunir essas informações, a empresa pode começar a definir sua identidade: o que a torna uma empregadora excepcional?

Isso é conhecido como Proposição de Valor do Empregador (Employer Value Proposition — EVP) da empresa. Em essência, o EVP é o conjunto de ofertas de empregador exclusivo que são considerados valiosos para os melhores talentos.

No mercado atual, em que a informação está cada dia mais disponível na internet e vemos o aumento do grau de escolaridade dos profissionais, os talentos se tornam mais críticos em relação às empresas para as quais trabalham. Não são mais as organizações que escolhem seus talentos, mas sim os profissionais que escolhem as empresas nas quais querem atuar. Por isso, a importância de se construir a imagem de uma marca empregadora.

Quer saber mais sobre marca empregadora e outras notícias de gestão de RH? Curta nossa página no Facebook e nos acompanhe também no LinkedIn!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Employer Branding no Recrutamento e Seleção: Veja o que você aprenderá sobre isso no 2º Kenoby Talks

Nos dias de hoje, muito se fala sobre Employer Branding (ou Marca Empregadora) e a importância que ela tem perante o negócio e o mercado em geral. Aproveitando a palestra  continue lendo »

Employer branding: como aplicar esse conceito?

O employer branding é uma estratégia cada vez mais usada, especialmente pelas grandes companhias do mercado. Com ela, é possível atrair gente realmente talentosa para compor o quadro de funcionários  continue lendo »

LinkedIn: Confira 5 dicas para aumentar os seguidores da empresa

Redes sociais têm sido cada vez mais úteis para aproximar empresas de candidatos. Nesse sentido, o LinkedIn é uma das mais importantes ferramentas do momento, uma vez que o foco  continue lendo »