Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

8 de dezembro de 2017
Kenoby

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela traz questões pré-definidas, sendo adaptável de acordo com os rumos do diálogo entre você e o entrevistado.

A entrevista semiestruturada pode ser planejada ou acontecer espontaneamente e oferece muitos dados importantes, gerando informações quantitativas e qualitativas.

Quer entender o que é a entrevista semiestruturada e suas vantagens? Então acompanhe!

Principais caraterísticas da entrevista semiestruturada

Geralmente, a entrevista semiestruturada tem início com tópicos genéricos e segue com perguntas utilizando “Como?”, “O que?”, “Quem?”, “Por que?” e “Quando?”. É importante respeitar o tempo do candidato e deixar que a conversa siga da forma mais natural possível.

Nessa modalidade de entrevista, a maioria das perguntas surge à medida que o diálogo entre o candidato e o recrutador vai acontecendo. Isso traz uma flexibilidade para aprofundar ou confirmar as informações apresentadas, se necessário.

Veja mais características da entrevista semiestruturada:

  • existe a possibilidade de improvisar e encurtar a entrevista para os pontos de interesse;
  • há a combinação de perguntas abertas e fechadas;
  • as perguntas pré-definidas são seguidas, mas acompanhando a informalidade da conversa;
  • há a possibilidade de usar recursos visuais, como fotografias ou cartões, o que pode deixar o candidato mais confortável.

Aproveitando o tema, aproveite para baixar gratuitamente o Kit de entrevistas, que traz diversas dicas e dados para um recrutamento eficiente.

Vantagens da entrevista semiestruturada

As grandes vantagens da entrevista semiestruturada são a flexibilidade e a chance de rápida adaptação. Esse tipo de entrevista pode ser ajustada tanto ao candidato quanto às circunstâncias. Ao mesmo tempo, um pequeno roteiro de perguntas contribui para a reunião das informações apuradas.

Acompanhe mais vantagens da entrevista semiestruturada:

  • mais direcionamento para o tema da entrevista;
  • possibilidade de testar a capacidade de o entrevistado se ajustar a novas situações, ao levantar questões inesperadas;
  • oportunidades de conhecer os candidatos, já que, enquanto em uma entrevista totalmente guiada por roteiros, torna-se mais difícil obter respostas muito diferentes, na semiestruturada, você pode saber a percepção real do entrevistado e, assim, obter uma boa amostra de candidatos;
  • favorecimento de respostas espontâneas.

Desvantagens da entrevista semiestruturada

Confira algumas desvantagens da entrevista semiestruturada:

  • requer grande habilidade do entrevistador para a sua condução;
  • exige a demonstração de confiança e o emprego de grande experiência, por parte do entrevistador, para o atingimento dos objetivos.

Dicas para uma boa entrevista semiestruturada

É importante que você passe confiança para o candidato. Uma entrevista semiestruturada é considerada de sucesso quando as respostas dos entrevistados são confiáveis. O resultado da entrevista semiestruturada representa uma amostra dos candidatos para a vaga e torna possível uma análise diferenciada de cada um.

Resumindo, fazer uma entrevista semiestruturada é mais interessante do que realizar uma entrevista a partir do modelo estruturado, pois traz várias vantagens para o processo seletivo. No entanto, fazê-la requer agilidade e certa maturidade para conduzi-la de forma consistente.

Dessa forma, o grande desafio da entrevista semiestruturada é ter, como ponto de partida, um pequeno guia de perguntas e transformá-lo em uma conversa informal, pois,  como vimos, o objetivo é proporcionar um discurso livre para o candidato, sem que ele deixe de focar nos temas propostos.

Agora que você já sabe tudo sobre entrevista semiestruturada, é importante saber que existem outros tipos de entrevistas: a estruturada e a não estruturada. Acompanhe!

Entrevista estruturada

A entrevista estruturada é um modelo de entrevista que é representado por um roteiro de perguntas previamente estabelecidas por você. Nesse roteiro, devem constar as perguntas mais importantes que deverão ser feitas a cada candidato.

Acompanhe algumas questões mais utilizadas na entrevista estruturada:

  • por que você escolheu a sua profissão?
  • quais são seus objetivos em curto prazo?
  • o que você considera em você como pontos fortes e fracos?
  • qual foi a situação mais complexa que enfrentou e como saiu dela?
  • por que você escolheu essa empresa para trabalhar?

Como fazer uma entrevista estruturada

Entrevistas estruturadas podem ser utilizadas em vários segmentos de empresas, de todos os portes, desde pequenas a grandes organizações.

Veja como fazer uma entrevista estruturada:

  • evite fazer pegadinhas e construa perguntas de alta qualidade, que sejam importantes para o cargo disponível;
  • escreva as respostas do candidato de forma objetiva e coerente para que sejam compreendidas pelos outros avaliadores;
  • pontue as questões levantadas com uma escala padrão. Assim, os outros avaliadores entenderão se as respostas do candidato foram boas ou ruins;
  • oriente os demais avaliadores sobre o que caracteriza e qualifica cada resposta dentro dos padrões esperados.

Vantagens da entrevista estruturada

Veja algumas vantagens de uma entrevista estruturada:

  • oportunidade de utilização de um roteiro estratégico;
  • obtenção do máximo de informações com o mínimo de perguntas possível;
  • uniformização da entrevista para todos os candidatos;
  • maior controle sobre a entrevista.

Entrevista não estruturada

A entrevista não estruturada é completamente o oposto da entrevista estruturada, já que você tem autonomia para fazer o levantamento das perguntas ao candidato, de acordo com cada situação.

Esse modelo de entrevista é o mais flexível de todos, caracterizando-se pela liberdade dada a você para indagar o que achar pertinente no momento da entrevista.

No modelo de entrevista não estruturada, é recomendável que você crie alguns pontos de interesse, os quais serão apontados ao longo da entrevista com o candidato. Veja alguns dos principais pontos:

  • formação acadêmica;
  • experiência técnica;
  • experiência com liderança de equipes;
  • interesses pessoais.

Ao longo da entrevista, você pode se aprofundar em cada um desses pontos, da maneira que considerar mais conveniente. Contudo, é importante fazer sempre perguntas abertas. Assim, você evita que o candidato responda apenas “sim” ou “não”.

Vantagens da entrevista não estruturada

Veja algumas vantagens da entrevista não estruturada:

  • os candidatos ficam mais à vontade, o que torna possível a obtenção de respostas mais espontâneas, ou seja, menos estudadas;
  •  liberdade e flexibilidade na interação com o candidato.

Desvantagens da entrevista não estruturada

Confira algumas desvantagens da entrevista não estruturada:

  • você pode se esquecer de fazer alguma pergunta importante, o que vai dificultar a comparação entre os candidatos;
  • ela é mais suscetível a eventuais desencontros de valores, ou falta de empatia, entre você e o candidato, o que torna o processo condenado ao fracasso;
  • uma grande prática do entrevistador é exigida para evitar a perda do foco.

O que você achou deste artigo sobre entrevista semiestruturada? Deixe seu comentário no post!

Rating: 5.0/5. From 4 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com  continue lendo »

Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!

As dinâmicas de grupo são atividades quase sempre presentes ao longo do processo seletivo, mas é preciso entender sua importância para o sucesso da contratação. Como essa prática influencia na aquisição  continue lendo »

Tipos de recrutamento: interno, externo, misto e online. Conheça todos!

Conhecer os tipos de recrutamento pode ser uma carta na manga para encontrar o profissional mais qualificado. Assim, será possível colocar as pessoas certas nos lugares certos, gerando maior eficiência  continue lendo »

Experiência do candidato: garantindo a satisfação no processo seletivo

Recrutar e contratar talentos são atividades primordiais para a empresa e RH em específico, por meio dela é possível captar e integrar talentos. Deve-se, no entanto, pensar na experiência do  continue lendo »

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.  continue lendo »